quinta-feira, maio 27, 2010

POLÍTICAS DE CONTRATAÇÕES

Porque escapam tantos jogadores ao Portimonense a custo zero? Creio que esta questão aflige os adeptos mas necessita também de alguma clarificação, para a qual espero contribuír com este post de opinião.
Qualquer negociação de contrato envolve duas partes: clube e jogador (muitas vezes na pessoa do empresário). Nenhum jogador é obrigado a assinar um contrato por valor e duração que não sejam do seu interesse e vice versa.
No caso do Portimonense, clube que na última temporada "só" tinha o 2º orçamento mais baixo da Liga Vitalis, não é de admirar que muitos jogadores apenas tenham aceite um contrato de duração mínima que lhes permitisse jogar e sonhar com algo mais. Os valores pouco apelativos que o Portimonense apresenta (contenção de custos e redução de orçamento - como se pede!) certamente não serão convidativos para que os jogadores queiram permanecer vinculados ao clube por muito tempo.
Pagar mais é solução? Duvido. Pelos vistos nem com uma gestão rigorosa o passivo de 2 milhões baixou como seria desejado embora pelo menos tenha ficado a certeza de não estarmos a viver acima das possibilidades. Logo, não creio que tenhamos um Portimonense em condições de entrar em lutas salariais com clubes mais poderosos. O caso de Diogo (fugiu para a Académica para receber o dobro) é flagrante.
Fica a certeza de uma gestão de recursos extremamente eficiente. De outra forma não teria sido possível chegar à Primeira Liga com o 2º plantel mais barato da Liga Vitalis (mais poupado só mesmo o Carregado, que desceu...). Julgo que este tem de ser o caminho a percorrer, com todos os riscos que isso acarreta e todos os jogadores que se possam perder por incapacidade (palavra que pode ser substituída por "rigor") de entrar na luta do quem dá mais. Até porque esses, se ficarem, não será pelo amor à camisola, certo?
Uma nota final para a generalizada falta de apoio da Cidade ao clube. A mesma Cidade que pouco tendo feito para o clube chegar onde chegou, também não gostou de poder ver o Portimonense fora de Portimão... apenas porque lhes dá agora jeito ter o clube por ali.

8 comentários:

Ruben disse...

O argumento a usar pelo Portimonense, para conseguir baixar salários é, pagar sempre a tempo e horas.

Anónimo disse...

Pois é Ruben. Agora nao se esqueçam que os atletas estiveram aqui a dar ao litro com valores baixos e agora xuto no cu e vem craques, só mesmo aqui

Anónimo disse...

É assim é lógico que um clube na 1ª liga é outra coisa, e é claro que a politica do futebol é ir buscar reforços para sustentar a sua base, então porque não reforçar o que tínhamos e praticamente alterar todo o plantel. o Portimonense não se pode tornar num Porto B. É com pena que vejo sair daqui atletas importantes, gostei da noticia de que o Ivanildo fica o Wilson tb é bom jogador mas o Vasco é muito mais experiente. o João Pedro ir embora é uma burrice tem porte força e presença é bom para a luta além de muito bom jogador, jogou a época toda e sai da equipa não se entende. O balu tb deveria ficar. agora era um bom ponta de lança goleador, um bom guarda redes e 3 ou 4 reforços, atenção reforços não substitutos . Não deixem sair quem nos trouxe até aqui.

P. disse...

Valores baixos, aceites por todos, note-se. E pagos, o que nem sempre acontece noutras paragens.

E se é verdade que alguns levaram um xuto no cú, também houve muitos que deram um xuto no cú do clube que passou a ser pequeno demais para eles.

É por isso que admiro gajos como o Pessoa.

Ruben disse...

Em primeiro lugar, não vejo onde está essa revolução tão grande no plantel.

Ficaram, até agora, 13 jogadores do ano passado, segundo a página oficial do clube.
O clube está ainda a tentar Ivanildo, Balú e Wilson Eduardo, o que faria 16.

O Diogo, o João Pedro e o Alê quiseram seguir outros destinhos, e o Portimonense queria ficar com eles. Seriam 19.

Isto é uma revolução onde? Queriam ficar com o Nakamura, J.P. Daniel ou Yero?

Agora a minha opinião. A primeira Liga é outro campeonato. Temos que mudar necessariamente muita coisa, ou então corremos o risco de fazer como o Trofense, Aves e tantos outros que sobem num ano, e para premiar jogadores que conseguiram a subida, não fazem os ajustes necessários, levando-os à rápida descida.

Eu sou a favor de mudar para melhor, e não fosse a condição financeira, mudar ainda mais do que se tem mudado.

Os interesses do clube estão acima de qualquer jogador!

Nuno disse...

O Portimonense está acima de qualquer jogador

Anónimo disse...

Concordo com as duas ultimas opiniões: O Clube está acima de qualquer jogador. Se o clube paga mal e o jogador aceita é um problema dele.E hoje em dia,mais vale prometer pouco e pagar, do que prometer muito e demorar meses ou nem pagar.
A revolução do plantel não existe! Mas mudanças vão ser necessárias.Os jogadores dispensados tiveram,com a subida de divisão,a possibilidade de brilhar e valorizar.Se não fosse o PSC muitos deles nunca teriam tido essa experiência. Agora 1ª Liga é outra conversa.Há que manter os melhores (que não são assim tantos) e reforçar da melhor maneira.Agora manter o mesmo plantel é suicida.
Felizmente o Litos sabe disso!! Tenho confiança!!

V.E.

Guetov disse...

O que me preocupa, respeitando e entendendo o post, é o facto de nunca gerarmos activos no clube que possam gerar receitas.Com contratos de apenas uma época, como fazer para manter os jogadores que interessam no final da época ou vender algum jogador? O Aves vendeu o João Silva ao Everton, o Marítimo pode encaixar 2 pelo menos 2 milhões por dois jogadores formados no clube, Djalma e Baba. Quem é que o Portimonense consegue vender? Quando tivemos o Tarantini, o Miguel Ângelo, o Emídio Rafael e o Mário Felgueiras, recebemos ZERO (a tal questão dos contratos de um ano com mais um de opção que mudou e para o qual os juristas que trabalham para o clube deixaram passar. Nada muda de um dia para o outro. Podíamos ter sido mais eficientes nessa questão).

Mas deixo uma pergunta, o Ruben é supostamente observado, o Pessoa também, fala-se de clubes ingleses e espanhois e depois nunca dá em nada. Porquê? Porque nunca conseguimos realizar uma venda? A última foi o Serjão, se não estou enganado e isso já foi há anos...

Cumprimentos