terça-feira, setembro 29, 2009

LEMBRA-SE DE UM FARENSE - F.C. PORTO DISPUTADO EM PORTIMÃO?

O derby do próximo Sábado trouxe-me à memória um célebre Farense - F.C. Porto na temporada 1986/1987 disputado em... Portimão, devido uma interdição do Estádio São Luís.

Nessa tarde todas as rivalidades algarvias foram esquecidas e o Estádio do Portimonense encheu-se de locais e Farenses, unidos para tentarem derrotar o F.C. Porto. O Farense venceu mesmo por 1-0 (golo de Paco Fortes) com enormes celebrações entre todos os algarvios num raro momento de comunhão entre duas equipas supostamente rivais.

(Paco Fortes)

Sabem como Paco Fortes celebrou esta vitória? Deu um pontapé na Bola do Jogo (sim, na altura era a "bola do jogo"... não existiam dúzias à disposição) para a bancada dos Sócios do Portimonense, oferecendo-a. Essa bola (igual às que foram usadas no México 86) aterrou no lugar G40. O meu lugar. Durante uns meses foi a estrela nas futeboladas de hora de almoço no Ciclo Preparatório, onde estudei. Grande erro. Hoje seria uma bonita peça de museu.

(bola usada no Mundial do México, 1986, "Azteca")

4 comentários:

Dário Guerreiro disse...

Eh pa, que história bonita. Que idade tinhas na altura?

Moço sem juízo, desgraçaste uma bola das históricas!! =P

Pedro Simões disse...

Tinha uns 10! Sabes como é, ansioso por brilhar na escola com a bola do jogo nem me lembrei de preservar aquilo...

Uma bola para relva a rolar na gravilha durou...uns poucos meses.

Anónimo disse...

gostei da historia :P e mais uma curiosa história, sou de faro e membro da claque do farense e olhão dista sensivelmente 10km de faro e nunca la fui ver um jogo da 2ª liga e nem vou agr na 1a tirando o jogo com o SLB :P mas contra o portimonense não tenho nada e ai reside a curiosidade porque aqui à 3/4 anos fui na ultima jornada a portimao apoiar o portimonense contra o estrela amadora que decidia a subida, puxei por portimao aquilo que naoi fiz nem vou fazer por olhão...

força portimonense e um grande abraço de um ultra sul

SS

baleu disse...

Recordo-me perfeitamente!

O FCP poupou alguns jogadores, pois na quarta-feira seguinte o Madjer marcou o tal golo de calcanhar e foram campeões europeus!

Mas foi bonito sim! Há que saber ser adepto, não só do clube como da região!

Parabens pelo blog. Desejo que o PSC suba, encontre o SCO e aguardem pelo meu SCF!!!