sábado, dezembro 19, 2009

60 ANOS DEPOIS, O REGRESSO DA "MALDIÇÃO" DA ACADÉMICA

1949 - a um passo da subida à 1ª divisão. Novamente, Académica no caminho...

A exclusão do Portimonense da Carlsberg Cup traz-nos à memória um episódio com algumas semelhanças ocorrido na distante época 1948/1949, descrito no Livro do Clube.

Em plena disputa do campeonato nacional da 2ª divisão, Portimonense e Académica eram as equipas interessadas na promoção ao primeiro escalão, após o afastamento (por corrupção) de Famalicão e Oriental.

Em igualdade pontual tudo levava a crer que a vantagem pertencia a quem tivesse obtido o melhor resultado entre as duas formações. O Portimonense, com derrota por 1-0 e vitória por 2-0, chegou a ser anunciado vencedor.

Forte pressão dos Academistas no Ministro da Educação de então, com quem as relações eram priviligiadas devido à forte influência do clube na sociedade, resultou na marcação de um jogo de desempate que veio a ser ganho pela Académica por 2-1.

Esse jogo decorreu a 5 de Junho de 1949, no Lumiar, com arbitragem de Oliveira Machado (Lisboa). O Portimonense alinhou com: Afonso; Jorge, Vicente; Nunes, Luz I, Granadeiro; Luz II, Jesus, Gilberto, Delfino e Pascoal.

60 anos depois, a maldição da Académica parece repetir-se...

2 comentários:

Pedro Santos disse...

É isso. A Académica sempre foi muito beneficiada. O anterior regime até gostava tanto da academica de Coimbra... Acho melhor informares-te antes de dizeres disparates para justificar uma decisão óbvia e que fez justiça.

Anónimo disse...

Pedro Santos
Se assim fosse também se voltava sempre atrás nas más decisões dos árbitros. E como sabes não é assim que acontece...mesmo quando a tecnologia da imagem prova os disparates.
Olha vê bem o que aconteceu quando um árbitro em tal jogo por uma questão de play fair fez o que fez.
Sinto-me envergonhado de haver tantos doutores "burros" e formados em Coimbra