terça-feira, junho 29, 2010

WALTER NO PORTIMONENSE... VIA FUTEBOL CLUBE DO PORTO

O avançado Walter, Vice Campeão Mundial de Sub 20, está a ser anunciado na imprensa brasileira como reforço do Portimonense. Desta vez os contornos do negócio parecem mais de acordo com a realidade: o jogador será comprado pelo FC Porto e posteriormente cedido ao Portimonense onde terá o primeiro contacto com o futebol europeu. O Jornal "A BOLA" adiantou que o jogador é esperado no Porto no final da semana tendo sido adquirido por 3,5 milhões de euros.

Do lado da imprensa brasileira, a notícia é muito clara e revela conhecimento sobre o nosso clube:

"Praticamente negociado com o Porto, de Portugal, por € 8 milhões (cerca de R$ 17,5 milhões), o centroavante Walter não desfrutará de muita visibilidade nos primeiros meses de Europa. Para adquirir experiência, ele será repassado ao Portimonense, espécie de filial do Porto."

"Se Walter fizer um estágio no Portimonense, ele irá jogar numa espécie de Rio Grande do Sul de Portugal. É que o Algarve, estado onde fica a cidade de Portimão, sede do clube, localiza-se no sul do país. O Portimonense é um clube pequeno. O estádio Municipal de Portimão, onde manda seus jogos abriga cerca de 6 mil torcedores. Na temporada 2010/2011 vai disputar a primeira divisão portuguesa. O cronograma do clube prevê a apresentação dos jogadores na próxima sexta-feira para a pré-temporada. A estreia no campeonato português está marcada para agosto."

De realçar que Walter tem sido notícia também por problemas disciplinares que envolvem faltas injustificadas aos treinos e mesmo a jogos, que justificariam esta espécie de exílio europeu: "Amigos do jogador entendem que sua irregularidade se deve justamente às alegadas dificuldades fora de campo. Pressionado constantemente por familiares cuja sobrevivência depende dele, o centroavante não consegue a devida concentração nos jogos. Nesse caso, a venda representa no momento a melhor solução. Ganhando mais, Walter conseguirá dar aos familiares a sonhada tranquilidade e poderá produzir mais dentro de campo."

6 comentários:

Anónimo disse...

PSC filial do FCP - onde chegamos!! É duro de aceitar mas é verdade...Tudo tem um preço na vida e começo a perceber que esta subida teve um propósito.Servir o FCP,caso contrário não tinha acontecido.

Abraço

V.E.

Guetov disse...

Filial do Porto...

Isto é uma vergonha!!!

Será o Portimonense a filial nº?...

Porque a primeira não é de certeza!!! Castro, Ukra, Orlando Sá, Prediger, Valeri, etc, etc, porque não vieram para cá rodar?

Há dias deixei um comentário sobre um artigo de opinião de Joaquim Semeano sobre a política de empréstimos. Pedia-vos, se possível que fizessem um post sobre o mesmo, julgo que é uma uma questão muito pertinente,

Cumprimentos

Anónimo disse...

espécie de filial do Porto


meu deus.. como nos vêem.. infelizmente cada vez parece mais verdade..

Anónimo disse...

o portimonense tem pouco dinheiro o porto tem jogadores a mais se ambas as partes ficarem bem servidas nao vejo problema nenhum.. se fosse o benfica o caso mudava de figura não é lampioes ?
quando o benfica vier quero ver se fazem como ha uns anos que ate golo do benfica B festejaram.. isso sim vergonhoso

Guetov disse...

Caro anónimo,

Para que saibas não sou benfiquista e depois, como é óbvio do Portimonense, simpatizo com o FC Porto. Se existe algo que não sou é lampião!
Agora, sobre a aproximação quase total a um clube, seja ele qual for, neste caso o FC Porto, não concordo.

Deixo mais uma vez o seguinte artigo de opinião que merecia ser debatido neste espaço, na minha opinião claro está.

Artigo de Opinião de Joaquim Semeano no Record.

O escândalo dos empréstimos

A constituição de alguns plantéis que irão disputar a principal liga do futebol português merece uma séria reflexão: então não é que são formados à base de jogadores emprestados pelos clubes grandes? Um sistema utilizado em épocas anteriores, mas desta vez levado a um ponto de franco exagero, que mostra, com cada vez maior evidência, a fragilidade financeira da generalidade dos emblemas de futebol profissional deste país. É caso para perguntar: se os grandes não emprestassem jogadores, como seriam constituídos os plantéis da maior parte dos clubes? A situação já atingiu uma tal dimensão que agora, à cedência de atletas, juntou-se a colocação de treinadores mais ou menos ligados aos clubes que emprestam. Sabendo-se que estes clubes vão disputar o mesmo campeonato, vale a pena perguntar: que esperar da verdade desportiva do nosso campeonato? Sem querer duvidar da honestidade profissional dos jovens que, com entusiasmo, assumem uma missão que lhes é proposta, e dos respetivos treinadores, parece-me que esta situação não os defende. E, de certo modo, também não defende os clubes, que continuam a viver numa realidade virtual, que não é a deles, limitando-se a disfarçar as dificuldades reais, em nome não se sabe bem do quê. Era importante que os empréstimos de jogadores fossem regulamentados. Não faz sentido que uns tenham tudo e outros... nada. E que os que nada têm se contentem, ingenuamente, com algumas dádivas que lhes dão a ilusão de continuarem competitivos...

Concordo totalmente com esta opinião. Se o Portimonense iniciar a temporada a faltarem muitos jogadores, todos saberão porquê. E os emprestados que integram a Pré-Temporada do FC Porto, terão ainda de se integrar no nosso clube, colocando-se a questão: estarão aptos para jogar e competir pela titularidade no início do Campeonato? Eu penso que não... Litos deve começar a temporada com pelo menos 90% dos atletas. Senão que adiem os inícios dos trabalhos. A época passada Lito Vidigal começou a preparação com quase todos os jogadores, até penso que foram todos.

Penso que devem reflectir sobre esta questão muito mas muito pertinente sobre os empréstimos.

Anónimo disse...

Um lampião tens tu no cerebro...Eu sou Portimonense!!!Grito vitórias e choro derrotas.E gosto de pensar o melhor para o clube.E esta politica não é de certeza a melhor.
Quanto a gritar por outros clubes no estádio tu lá deves saber do que falas...

V.E.