quinta-feira, outubro 21, 2010

SEGUIDORES DE LENDAS

Não fossem as vésperas de um importantíssimo e muito aguardado jogo entre o Portimonense e o Benfica (não se defrontam há 20 anos) e havia coincidências que perderiam todo o significado, como as semelhanças entre as lendas do Benfica, Mário Coluna e Eusébio, e a dupla moçambicana que este ano chegou ao Portimonense. Dentro de campo, Jumisse é o médio todo-o-terreno mais velho (26 anos), sereno e ponderado, e o avançado Hélder Pelembe, o mais jovem (23 anos), é irreverente e enérgico. Não têm o peso no futebol português dos "monstros" do Benfica nascidos em Moçambique, nem sabem se alguma vez o conseguirão ter, mas não significa que não vão tentar procurar o sucesso à sua maneira.

E querem começar já este domingo. "Coluna e Eusébio foram jogadores muito bem sucedidos e o povo moçambicano continua a ter um carinho muito grande por eles, tal como eu", confidencia, a O JOGO, Pelembe, que nunca conheceu pessoalmente Coluna e Eusébio e gostaria de fazê-lo um dia… mas só depois de "trabalhar para bater o clube deles".

Jumisse recorda-se de Coluna quando este era presidente da federação moçambicana e o médio alinhava pelas camadas jovens do seu país, mas assegura que o respeito pelos "símbolos de Moçambique" e a sua inclinação pelo Benfica (ver caixa) não vão afectar o seu desempenho. "Agora só estou concentrado no jogo. O Benfica tem obrigação de ganhá-lo e nós temos a obrigação de fazer um bom jogo. Bom resultado? É não perder", reconhece.

Recém-chegados do campeonato moçambicano, é fácil ficarem deslumbrados quando estão em campo com estrelas mundiais. Será? "Se estamos todos no mesmo campeonato é porque todos temos qualidade", desvaloriza Jumisse; já Pelembe antecipa o facto da possibilidade de enfrentar a dupla Luisão e David Luiz: "São dois grandes jogadores, de nível mundial, mas são jogadores, tal como eu, e, dentro das melhores perspectivas, vou procurar fazer o possível para conseguir dar-lhes a volta".

Fonte: O Jogo Online

Sem comentários: