quinta-feira, outubro 28, 2010

TAÇA DA LIGA: DESP. AVES 3 - 2 PORTIMONENSE

O Portimonense perdeu por 2-3 frente ao Desp. Aves, em jogo da 1ª mão da 2ª eliminatória da Taça da Liga.
Litos optou por fazer alinhar um onze diferente do habitual concedendo a oportunidade a atletas menos utilizados.
Esta partida marcou o reencontro de João Pedro e Vasco Matos com o Portimonense, ambos alinhando a titulares na equipa avense orientada pelo também ex-portimonense, Vítor Oliveira.

O tira-teimas (2ª mão) será jogado a 10 de Novembro (4ª feira), no Estádio Algarve.

Filme do jogo:

1ª Parte:

Tozé Marreco inaugurou o marcador (8`), na sequência do 1º primeiro pontapé de canto da partida. A vantagem avense seria efémera, já que passados 3 minutos, o Portimonense chegaria à igualdade por intermédio de Renatinho (11`), após excelente jogada individual do venezuelano Peña.

O brasileiro foi um perigo á solta, cotando-se como um dos melhores elementos alvinegros em campo a par do guardião Pedro Silva que esteve em particular destaque negando o golo ao Desp. Aves por duas ocasiões com excelentes intervenções no 1º tempo.

2ª Parte:

Tozé Marreco volta a marcar (54`) para o Desp. Aves (2-1).

"Hat - trick" de Tozé Marreco (57`), na sequência de mais um pontapé de canto, aumentando a vantagem para 3-1 favorável ao Desp. Aves. Mais uma vez a defensiva alvinegra a não ficar isenta de responsabilidades, numa falha de marcação clamorosa que se repete em situações de bola parada.

Litos, insatisfeito com o avolumar do resultado opera três alterações de uma assentada entrando Jumisse, Kadi e Soares para os lugares de Pedro Moreira, Pedro Moita e Peña respectivamente (60`).

Aos 81`, Jumisse remata á figura do guardião avense.

Jumisse reduz para 2-3 (84`), na sequência de um pontapé de canto com o internacional moçambicano, entrado no decorrer da 2ª parte a cabecear com êxito para a baliza à guarda de Rui Faria.

O caboverdeano Lito, no último fôlego alvinegro na tentativa de chegar á igualdade atira ao lado da baliza avense (91`).

Resultado final: 3 - 2.

Ficha de Jogo:

Estádio: Clube Desportivo das Aves.
Assistência: 256 (6%)
Árbitro: Jorge Ferreira.
Árbitros Assistentes: Fernando Pereira e Inácio Pereira.
Observador: Mário Graça.
Delegados: Pedro Nery e Francisco Freitas.

Desp. Aves:
Rui Faria; Marco Airosa, Gonçalo, João Pedro, Vítor Vinha; Júlio César, Éder Diego (66`Tiago Valente), Lourenço; Pedro Pereira, Vasco Matos (71`Grosso) e Tozé Marreco (74`Rabiola).
Suplentes não utilizados: Hugo Ferreira; Leandro, Nélson Pedroso e Luisinho.

Treinador: Vítor Oliveira.

Portimonense:
Pedro Silva; Wakaso, João Paulo, Rúben Fernandes, Nilson; Pedro Moreira (60`Jumisse), Pedro Moita (60`Kadi), Peña (60`Soares); Lito, Renatinho e Pires.
Suplentes não utilizados: Ivo; Di Fábio; Dong Fangzhuo e Hélder Pelembe.

Treinador: Litos

Acção Disciplinar: Cartões amarelos para Vasco Matos (24`), Pedro Pereira (88`) e Lourenço (89`).
Marcadores: 1 -0 por Tozé Marreco (8`), 1 - 1 por Renatinho (11`), 2 -1 por Tozé Marreco (54`) e 3 - 1 por Tozé Marreco (57`).
Resultado Final: 3 - 2

13 comentários:

Anónimo disse...

Isto e uma vergonha nem com o aves ganhamox litos faz as malas e da oportunidade a outro treinador que faça melhor trabalho que tu ! enquanto litos estiver por ca ja nao vou ver mais jogos nenhuns

Anónimo disse...

Alguém me sabe esclarecer se os golos fora contam?

Anónimo disse...

como teve o renatinho?

footscout disse...

Anónimo,

Pelas informações que nos foram chegando Renatinho esteve em bom plano causando "mossa" aos defensores avenses nomeadamente na 1ª parte.
Na 2ª parte parece ter-se eclipsado...

Anónimo disse...

Isto vai de mal a pior????

Guetov disse...

Na minha opinião Litos cometeu dois erros crassos nesta partida frente ao Aves e o resultado acaba por ser o mal menor, sabendo que os golos fora contam.

Em primeiro lugar opera 11 mudanças no onze inicial! Não seria mais certo ter operado 4 ou 5 alterações, mantendo a estrutura daquilo que tem sido o 11 habitual?

Em segundo lugar lança o jovem Wakaso numa posição que não é a sua, sabendo-se que João Paulo joga também como lateral direito. Wakaso poderia ter sido "queimado" num jogo de estreia o que não faz qualquer sentido. Foram precisos 60 minutos para fazer a troca entre ambos os jogadores, a mim parece-me tempo a mais...

Pelo relato percebeu-se desde o início que a dupla de centrais errava constantemente nas marcações nas bolas paradas, tendo Pedro Silva efectuado as duas defesas da tarde, ainda no primeiro tempo, colmatando os erros dos jogadores atrás mencionados.

Outra curiosidade foi o facto de Ruben e Pires, os mais votados depois de Aragoney para integrarem com mais assiduidade o 11 inicial terem sido paupérrimos. Pires, pelo que percebi nem um remate efectuou à baliza defendida por Rui Faria.

Na segunda partida em casa aposto que Litos não procurará repetir o mesmo erro. Se na Taça contra o Cinfães não arriscou tanto e o jogo era em casa, como entender esta opção num jogo fora com um adversário bastante superior à formação que actua na terceira divisão?

Gerir o plantel procurando fazer rodar os jogadores entende-se mas mexer radicalmente não deixava antever outro resultado, minorado apenas com os golos de Renatinho e Jumisse.

Agora em Gumarães não há desculpas, os jogadores que habitualmente são titulares descansaram e obrigatoriamente estão em plenas condições de dar tudo contra o Vitória.

Se o Portimonense regressar do Norte com duas derrotas é péssimo em todos os sentidos e se hipoteticamente não ultrapassem o Aves, então Litos quer queira ou não vai ter de assumir a responsabilidade total das suas opções...

Por vezes pergunto-me se na NBA se chegam a jogar duas e mesmo por vezes três vezes por semana, em estados diferentes com viagens bem mais longas e tendo que treinar como é óbvio, porque é que no Futebol, profissionais sintam tanto desgaste e se justifique o seu fraco rendimento ao fazerem jogos com quatro dias de intervalo, o que acontece ocasionalmente?

Cumprimentos

Ruben disse...

Não se pode agradar a todos.

Quando Litos mexe na equipa é porque mexe, quando não mexe é porque os que não são habituais titulares é que são bons.

No jogo da Taça foram praticamente 2 semanas sem jogos, ia fazer descansar para quê?

Esta competição é a duas mãos, por isso há sempre a oportunidade de rectificar em casa. Vamos ver se vai dar para isso... Com tanta gente a achar que os que não jogam é que têm que jogar...

A mim parece-me pelo que vejo que Litos é um treinador que dá oportunidades a todos e escolhe sempre os que acha que estão melhores, não olhando a nomes...

Moita e Nilson começaram a titulares, tiveram a sua oportunidade. Perderam o lugar. Renatinho e Dong são nome sonantes, e ele dá-lhes oportunidades, mas não entraram só porque sim. Dos jogadores que compõem o plantel, já todos fizeram jogos oficiais, e quase todos jogaram no campeonato. (excepto os guarda-redes).

Em Braga foi criticado porque jogou de peito aberto, e devia ter jogado à defesa. Contra o Benfica foi criticado porque fechou mais a equipa e devia ter jogado ao ataque.

Eu, embora inicialmente tivesse tido algumas reservas em relação a ele como treinador, actualmente penso que está a fazer um bom trabalho, escolheu bons jogadores (ou deu o seu aval nas contratações), temos um plantel equilibrado e que pratica bom futebol. Não somos claramente equipa para descer, se as coisas correrem bem.

As únicas coisas que me parece que tem que ser mais trabalhadas, mas que não acontecem de um dia para o outro, é o processo de transição defensiva, em alguns jogos que jogamos mais abertos, e as bolas paradas em jogos que jogamos mais fechados.

São duas formas de jogar em que numa nos sujeitamos a dar muito espaço para jogar e na outra a ser bombardeados com cruzamentos e livres. Há que encontrar um meio termo.

Hugo disse...

YA ruben mas ha pessoas k perceem isso, mas nao kerem é perceber! O Pires(k ate gosto bastante) nao tem sido utilizado, e têm critikado o Litos por isso, ontem jogou, nem um remate faz! tb é culpa do litos? nao me lixem!! Gostavam do Vidigal?? ele é k s kis ir embora, nao foi mandado pa lado algum!

Anónimo disse...

parem de criticar o litos por amor de deus! ja nao ha paciencia

Anónimo disse...

Litos esta a cometer erros atras de erros, a nossa defesa vai de mal a pior..

Anónimo disse...

infelizmente nao podemos agradar a todos. acho que pires teve bem. renatinho, pedro silva também estiveram. o nosso problema está na defesa e nas bolas paradas...

Anónimo disse...

Eu acho é que esta gente percebe muito de "palavras caras" e pouco de futebol!!!!!São "Paupérrimos" no que toca a perceber de futebol!!!!Os tais jogadores da bola frustados!!!!!!Por amor a santa!!!!!!!!Apoiem a equipa e deixem-se de conversas!!!!!

Anónimo disse...

Concordo em parte com certos comentários mas de facto Litos tem culpa e os jogadores também! A defesa tem sido uma lástima e é claro que não é num jogo apenas que se vê a qualidade de um jogador. Há jogos em que se joga bem e se perde e há jogos que se joga mal e se ganha. Criticam o Pires por nem ter rematado à baliza? Terá sido mesmo assim??? Eu estive no Aves e não concordo!Vi-o a cabecear várias vezes e sei também que isso foi transmitido no relato. Não comentem coisas que para cá não são chamadas! Quantos jogadores de tão boas equipas às vezes falham? Um jogador não deixa de ser bom jogador de um dia para o outro, é preciso que lhes dêem oportunidade de jogar e demonstrar as qualidades. E o Renatinho? Não esteve bem? Merece ficar tantas vezes no banco? Se Litos quis mudar o onze foi por algum motivo. Criticam por não mudar, criticam por mudar.. Por amor de Deus. Algo tem de mudar na defesa isso sim, se também tiver de mudar no ataque, que mude.. Temos bons jogadores no banco.