segunda-feira, novembro 08, 2010

TAÇA DA LIGA TEM LUGAR PARA DOIS JOGADORES FORMADOS NO CLUBE

Montar uma equipa para o jogo da Taça da Liga obedece a um regulamento. Não basta escolher os "11 melhores" na opinião da equipa técnica.

Uma rápida vista de olhos ao regulamento da competição permite-nos ver que existe o cuidado de garantir qualidade na Bwin Cup através da integração de 5 elementos que alinharam nos jogos anteriores (a partir da próxima fase). Ao mesmo tempo abrem-se duas vagas para jogadores formados localmente que têm de ser titulares e jogar pelo menos 45 minutos (no caso do nosso clube as escolhas resumem-se a Rúben Fernandes, Nilson e Wakaso). Desta forma o treinador do Portimonense tem as suas escolhas condicionadas para o jogo frente ao Desp. das Aves. Eis o regulamento transcrito para o "Portimonense 1914":

Artigo 11.º - OBRIGATORIEDADE DE PARTICIPAÇÃO DE JOGADORES
1. Durante a competição, com excepção das 1ª e 2ª fases, os Clubes são obrigados a fazer participar nas suas equipas em cada jogo pelo menos 5 jogadores que tenham sido incluídos na ficha técnica (efectivos ou suplentes) em um dos dois jogos oficiais imediatamente anteriores da época
2. Os Clubes são também obrigados a incluir na ficha técnica como efectivos, em cada jogo disputado, pelo menos 2 jogadores “formados localmente”, cuja definição decorre do disposto no artigo 37.º do Regulamento de Competições.
3. Os jogadores incluídos na ficha técnica nos termos do número anterior têm obrigatoriamente que ser utilizados em pelo menos 45 minutos do jogo, salvo em caso de força maior.

5 comentários:

Anónimo disse...

Antes de mais dizer que concordo com o regulamento da taça da liga e até acho que deveria "obrigar" os clubes a utilizarem mais jogadores portugueses. Isto deveria acontecer não só na Taça da Liga como em todas as competições nacionais, visto que neste momento os dois campeonatos profissionais portugueses mais parecem um campeonato da 3ª divisão do Brasil. Depois dizer que os dois jogadores formados no Portimonense que jogaram no fim-de-semana passado foram para mim dos melhores jogadores em campo e nada ficaram a dever aos dois jogadores que foram substituir. Para quem não se lembra e ao contrário do que acontece agora em que as camadas jovens do clube andam a disputar os distritais, o Rúben e o Nilson vieram de uma geração que disputou não só os campeonatos nacionais da 1ª divisão como disputou as fases finais desses mesmos campeonatos contra os Benficas e Sportings dos Moutinhos, Varelas, Djalós e companhia, ou seja eles na geração deles foram das melhores equipas do País. Já que aproveitaram, e mal, tão poucos dessa geração apoiem estes dois que de certeza sentem o clube como nenhum outro jogador que enverga a nossa camisola.

Oliveira

Anónimo disse...

Concordo e apoio absolutamente o comentário das 12.18h!!!!

Anónimo disse...

João Moutinho leva 5ºcartao amarelo para não jogar contra o Portimonense! Que jogador faz isto para não jogar com o clube da terra. Vergonha Futebol Portugues!

Anónimo disse...

já há constituição da equipa para quarta-feira?

Anónimo disse...

Só para informar que jogadores "formados localmente" significa que são jogadores que fizeram a sua formação em clubes Portugueses, e não jogadores formados nos escalões do Portimonense neste caso concreto.

Esta é uma informação que me parece importante passar.