segunda-feira, novembro 01, 2010

V. GUIMARÃES - PORTIMONENSE (ANTEVISÃO): BALIZAS E PASSARINHOS

Vitória de Guimarães e Portimonense, duas equipas reconhecidas a preto e branco, encerram a 9ª jornada da Liga 2010/11, a partir das 20h15 desta segunda-feira, no Estádio D. Afonso Henriques.

Será um combate ao cinzentismo, uma reivindicação pela cor, o desejo de um arco-íris após um fim-de-semana carregado pela chuva.

Na antecâmara da partida, Manuel Machado apelou à modernidade, à evolução do jogo, justificando a ineficácia ofensiva com as medidas antiquadas das balizas. Quando os televisores popularizaram o jogo, ainda a preto e branco, trocava-se a bola com menos centímetros.

Hoje em dia, na era da cor, do 3D e do HD, tudo parece maior, sem o ser. «Estas balizas foram desenhadas há cento e tal anos para homens que tinham 1,65/1,70 metros e hoje têm 1,90 ou dois metros.»

«Se eu mandasse...»

«Se mandasse no futebol, as balizas já teriam mais um metro para cada lado e meio metro para cima para estarmos na mesma proporção que estávamos há cento e tal anos. Se calhar, a verdade do jogo vinha mais ao de cima e o jogo ficaria mais bonito, atraente e com mais golos», considera o técnico vitoriano.

V. Guimarães e Portimonense estão acima da média, da média de um golo por jogo. Nove golos contra oito, na abordagem a esta 9ª jornada. A ineficácia desgasta, justifica-se pela ansiedade, pelo azar, por tudo que não é justificável.

Esqueçam-se as medidas da baliza, aponte-se para o meio e remate-se cada vez mais. Os adeptos agradecem.

Pódio, promessas e pássaros

O Vitória entra em campo com dois adversários à mercê. Sp. Braga e Académica tombaram, o pódio fica à distância de um ponto, ali à mão de semear. O Portimonense, valem o que valem estas estatísticas, tem a pior defensiva fora de portas. 10 golos sofridos como visitante, em 4 jogos. O favoritismo tomba para o lado vimaranense.

Portimonense e V. Guimarães entram em duelo após desaires amargos, o primeiro no emprestado Estádio do Algarve, o segundo em Setúbal. Após a recepção ao Benfica, novo teste complexo para a jovem formação orientada por Litos.

A linha de água está próxima, demasiado próxima para pedir tempo e tranquilidade. «Não podemos ser passarinhos», avisa o técnico forasteiro.

Manuel Machado introduziu três alterações na lista de convocados. Douglas, Pereirinha e Jorge Ribeiro vão a jogo, por troca com William, Targino e Freire. Lionn é carta fora do baralho. O Portimonense atravessou novamente o país, com o natural desgaste no corpo e mente. A ambição, essa, está intacta.

Onzes prováveis:

V. GUIMARÃES: Nilson; Alex, Ricardo, João Paulo e Bruno Teles; Cléber Oliveira; Edson Sitta, João Ribeiro e Toscano; Maranhão e Edgar.

PORTIMONENSE: Ventura; Ricardo Pessoa, Di Fabio, André Pinto e Pedro Silva; Pedro Moreira e Soares; Candeias, Jumisse e Ivanildo; Calvin Kadi.

Fonte: Mais Futebol

1 comentário:

Anónimo disse...

passarinho é o treinador que nao sabe equilibrar a equipa depois da explusao, e poe o candeias a lateral esquerdo, quando este estava a ser o jogador que mais desiquilibrios e perigo criava ao guimaraes.haja paciencia.