segunda-feira, dezembro 06, 2010

QUEDA A PIQUE... COMO EM 2008/2009

Os gráficos em anexo ajudam a compreender a fase complicada que o Portimonense atravessa na Liga Zon Sagres. O gráfico de posições à esquerda mostra a "queda" do Portimonense desde a jornada 7 quando foi perder à Madeira com o Nacional. Até à jornada 13 o melhor resultado conquistado foi um empate (2-2 na recepção à Académica). Em suma, entre as jornadas 7 e 13, com 21 pontos em disputa, o Portimonense só conseguiu...1!

É impossível não ligar o actual momento do Portimonense a uma fase semelhante vivida por Vítor Pontes em 2008/2009. Após 8 jogos consecutivos sem qualquer vitória (3 empates e 5 derrotas), Vítor Pontes não resistiu e foi substituído por Lito Vidigal que com as mesmíssimas condições de trabalho (o mercado de Janeiro encerrou dias antes da chegada de Vidigal não permitindo mexidas no plantel) não só garantiu os objectivos da época como lançou as bases para a subida de divisão da época seguinte.

Neste caso a chicotada psicológica surtiu efeito e voltou a erguer o Portimonense para um nível superior. E Vítor Pontes até vinha de uma época em que protagonizou espectacular 2ª volta em que precisou de recuperar 7 pontos para a linha de água...para salvar o Portimonense de uma descida à IIB que estava quase garantida. Nos últimos 15 jogos dessa temporada épica, Pontes pontuou em 14 (Litos não fez melhor na época da promoção) e nem isso o segurou na época seguinte quando as coisas começaram a correr mal.

Estará na altura da mudança?

6 comentários:

Anónimo disse...

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=235795

Não ganhamos 1 jogo.. estamos na zona de despromoção.. o que fazer ?
Dois dias de folga depois de mais uma derrota ! Assim vamos longe.

Guetov disse...

Este é sem margem de dúvida um apelo à mudança, o que me parece despropositado... para não dizer outra coisa...

O que é certo é que Vítor Pontes jogava em casa no Municipal e tinha locais para treinar ou será que já se esqueceram? Para muitos deve ser um pormenor sem a mínima importância certo?

Em segundo lugar, Vítor Pontes não teve o plantel que lhe foi prometido aquando da renovação do contrato, aquando do final da época 2007/08, a tal em que Luís Martins trouxe para Portimão apenas e só Mário Felgueiras, Emídio Rafael, Miguel Ângelo, Nuno André Coelho, Nuno Prata Coelho, Tarantini, Diogo Melo e Paulo Sérgio. E para quem tem memória curta muitos consideraram a saída de Vítor Pontes um erro e que mereceu um jantar de despedida muito especial para ele e restante equipa técnica.

Po r tudo isto e muito mais, claro que para muitos o que interessam são os resultados, não percebem é como consegui-los com as nossas condições de trabalho ou ausência das mesmas. Assim o novo treinador, se vier, já terá um estádio, condições de treino, etc, é justo sim senhor!

Já agora uma pergunta simples, se não temos o nosso estádio e já nos conformámos por tal (não vislumbrei qualqer conferência de imprensa que justificasse tamanho atraso), porque razão o II Irmãos não está em condições para ser utilizado para treinos? Será que também existe explicação para tal facto?

Litos tem de interromper treinos, não pode realizar sessões bi-diárias, acham que ele faz milagres?

E já que Litos Vidigal faz milagres, então tenham tomates para o ir buscar! O adjunto até já chegou para adiantar trabalho!

Concluo que o que resolve a situação e os problemas de uma equipa que a nível de condições está ao nível de uma terceira divisão e em que muitos dos seus adeptos apoiam clubes de fora em plena bancada reservada a sócios em que até nos chamam de FDP e de MERDA sem que ninguém se importe nem intervenha, é contratar uma nova equipa técnica!!!

Faço um apelo ao sr. Fernando Rocha, que já cumpriu os seus objectivos mas que se afaste porque este clube não merece um presidente que muito fez e que acaba por não ter culpa dos adeptos que tem nem da ausência de apoios, sejam privados ou camarários. E assim o Portimonense pode ter uma direcção à medida de tudo o que rodeia o clube, ou seja, amadora e medíocre em todo o seu esplendor...

Cumprimentos aos poucos verdadeiros portimonenses que existem, mas não sofram pelo clube porque a maioria quer lá saber, até aplaudem golos nascidos de faltas inexistentes ou marcados com a mão. Até FDP nos chamam, ao que isto chegou, fosse em que campo fosse, gostava de ver alguém fazer isso e não levar logo um aviamento e ser posto logo dali a andar!

P. disse...

Pedro,

Eu até acho que a única coisa que segura o Litos ao Portimonense é a indemnização.

Com uma mudança de treinador o Portimonense não tem neste momento nada a perder no plano desportivo porque alcançar piores resultados é impossível.

O Lito Vidigal fez melhor com o mesmo que lhe foi deixado pelo Pontes. Quem pode garantir que o mesmo não voltaria a acontecer?!

Guetov disse...

Pedro,

Mas o Lito Vidigal, o Pontes e o Martins jogavam no Municipal e tinham condições de treino, certo?

Tens a certeza que COM ESTAS CONDIÇÕES outro faria melhor?

Todos os nossos adversários possuem um treinador mas também jogam em casa e têm locais para treinar, e podem-no fazer quando o quiserem.

Para quem entende de treino, seja em que modalidade for, sabe o que estou a dizer. Existem clubes e atletas amadores a trabalharem com melhores condições do que o Portimonense.

Podem chamar-me chato e de me repetir mas por favor, entendam que isto não é um problema na engrenagem, é o colapso total que não permite desenvolver qualquer trabalho, seja óptimo, bom, medíocre ou péssimo.

Em nenhuma altura da vida do Portimonense isto se passou e o treinador é quem deve sair? Como querem bons resultados sem existirem condições para tal? Até podiam vir o Mourinho e o Guardiola...

Se existissem condições e os resultados fosseme estes, compreendia-se que o treinador ficasse em causa, agora se não existem condições, deve ser Litos responsabilizado por algo que foge ao seu alcance? Procurem os responsáveis por esta situação, agora correr com o treinador resolve o problema?

Haja consciência! O plantel é dos mais fracos ou o mais fraco da Liga, agravado com a falta de condições e muito amadorismo ( Nuno Silva e Delgado a apanha bolas e treinos interrompidos porque o autocarro é requisitado para ir buscar os miúdos à escola, isto em alta competição). E o problema é o treinador?

Ruben disse...

Embora possa discordar de uma ou outra frase, estou quase a 100% com o Pedro (Guetov).

E não é que Litos não tenha também a sua quota parte de responsabilidade.
A única coisa que lhe aponto é que por vezes não venha também assumir que possa ter falhado nesta ou naquela ocasião.

P. disse...

Pedro,

Não garanto que faria melhor. Mas também posso garantir que não fazia pior (porque pior, nesta fase, é matematicamente impossível).

Nem todos os jogos foram perdidos por falta de condições de treino, embora seja óbvio que nenhuma equipa profissional trabalha nestas condições.