segunda-feira, janeiro 10, 2011

ANÁLISE INDIVIDUAL A MEIO DO CAMPEONATO

Ventura - Tem sido muitas vezes o melhor em campo, salvando o Portimonense de piores resultados, mas como outros elementos da equipa, a inexperiência, já o levou a cometer, ainda que raras vezes, erros que comprometeram.

Ricardo Pessoa - A regularidade do costume, a maneira de liderar do costume e a entrega pelas cores do Portimonense do costume. Se há algumas falhas a apontar, sobretudo a nível defensivo, são largamente compensadas pelas outras características. No sector defensivo, e Pessoa também sofrerá deste mal, fico com a ideia que há pouca organização, falhas na compensação, e alguma falta de solidariedade, que o Pessoa pelo seu flanco sofre na pele.

André Pinto - As características físicas, mas também uma maturidade invulgar na sua idade, fazem dele a melhor unidade do sector defensivo. Bom tecnicamente, tem facilidade em sair a jogar, e é exímio nos lances aéreos.

Di Fábio - É um jogador que não complica, e que limpa bem os lances de perigo quer pelo chão, quer pelo ar. Os melhores jogos que fez esta época foram contra os "grandes". Peca por alguma dureza de rins, que compensa com agressividade na abordagem aos lances, no bom sentido.

Nilson - Tal como grande parte da equipa tem sido intermitente, alternando grandes jogos com jogos menos bons. As suas exibições sobem de nível quando consegue fazer uso da sua principal arma - a velocidade. Precisa de mais jogos, rotina e experiência, para se poder impor como titular.

Ruben Fernandes - Não é um jogador do outro mundo, mas prima as suas exibições pela total entrega, e por uma boa leitura do jogo defensivo. Gosto especialmente de o ver actuar na esquerda, onde raramente perde um lance defensivo.

Pedro Silva - já actuou na lateral esquerda, nos últimos jogos tem sido utilizado no meio campo, onde o nível exibicional subiu. Esperava-se muito mais de um jogador que actuava numa equipa como a do Sporting e com a experiência que tem. Apresenta-se em más condições físicas para fazer 90 minutos.

João Paulo - No jogo que teve o primeiro grande teste, não aguentou a pressão. Não há grande base para avaliação da qualidade.

Soares - Parece ser um jogador com as características físicas e técnicas certas para a posição de pivô defensivo, mas nos minutos que jogou, foi quase sempre discreto e pouco agressivo.

Elias - As coisas não lhe têm saído bem, embora seja um jogador útil pela experiência que tem e pela versatilidade. Dá a ideia de precisar de melhorar os índices físicos.

Jumisse - Começou por ser a unidade de maior rendimento da equipa, mas a pouco e pouco tem vindo a baixar. Apesar disso é sempre um jogador que corre e luta até ao fim, tendo-lhe mesmo valido alguns castigos nos últimos tempos. Precisa de sacudir a pressão e voltar ao que mostrou no início do campeonato.

Pedro Moreira - Mais outra peça muito intermitente. Oscila entre jogos em que faz a equipa jogar, marcando os ritmos e distribuindo o jogo, por outros que desaparece do campo. Diga-se em seu benefício, que nem sempre actuou na posição onde melhor rende.

Aragoney - Alguns minutos a bom nível em Paços de Ferreira e um regresso agora, em que procurou pegar no jogo, mas colectivamente não foi feliz. Ainda há muito para mostrar.

Renatinho - Veio para o Portimonense a precisar de melhorar a sua condição física, e quando finalmente começava a render, lesionou-se, sendo pouco provável que volte ao clube.

Candeias - É o melhor jogador do plantel em termos individuais. Técnica apuradissíma, grande velocidade e excelente controlo de bola, poderão fazer dele um craque de um qualquer clube grande. Falta-lhe ainda a maturidade para perceber que nem sempre pode resolver as coisas sozinho, ou o momento certo para cruzar ou soltar a bola.

Ivanildo - A par de Candeias é outra das unidades de alto rendimento, com características semelhantes. Falta de atitude quando as coisas não correm bem à equipa é um aspecto a rever.

Lito - Depois de um começo mau, tem sido um jogador super regular, a bom nível exibicional e a emprestar toda a sua experiência em prol da equipa, o que lhe tem valido mesmo alguns golos.

Peña - Fez uma ou outra exibição bem conseguida, mas não mostrou fazer falta à equipa.

Pelembe - Fez um grande jogo em Braga, na primeira jornada, que me deixou na expectativa. Muito fustigado pelas lesões não tem conseguido mostrar o seu futebol. Parece-me que também tem sido utilizado fora da sua posição, ou pelo menos da que jogou em Braga.

Kadi - Começou a mostrar velocidade e boas desmarcações, mas foi-se apagando, perdendo a titularidade. Um avançado vive dos golos, e Kadi não tem marcado.

Pires - Aproveitou a baixa de rendimento de Kadi e ficou com o seu lugar no 11. A entrega que coloca em cada lance, e bom sentido de oportunidade, são as suas melhores qualidades, apesar de não se poder falar de um avançado completo.

Nota: Esta é uma análise com base na minha opinião pessoal. Convido-vos a deixar a vossa opinião como comentário. Os jogadores que não mencionei, foi porque a base de análise não é suficiente, para mim.

7 comentários:

Anónimo disse...

ventura-bom entre os postes dos melhores do psc na epoca peca no jogo aereo
ricardo pessoa- tem estado acima daquilo que esperava
andre pinto- tem valor mas peca pela falta de maturidade por vezes tem falta de concentraçao o que por norma da golos adversarios
di fabio- tem sido regular,talvez o melhor elemento dos quatro defesas habitualmente que jogam
nilson- oscila entre os bons jogos e os maus,talvez por falta de jogar regularmente como fez na epoca passada o que esta a ser um entrave a sua evoluçao
Ruben- nao complica mas por vezes tem falhas talvez pela escassa utilizaçao,na minha opiniao deviamos jogar com 3 centrais sendo o ruben e os dois anteriores os utilizados
Pedro silva- para um jogador que nao fez pre temporada ate tem estado acima do esperado talvez finalmente tenha encontrado a posiçao ideal a medio
Joao paulo- nao quero dar opiniao
soares- oscila entre o bom e o mau
elias- uma desilusao
jumisse- por vezes parece ter qualidade outras vezes parece que so ta ali para dar porrada temos tido sorte porque os arbitros nao vem muita coisa
pedro moreira- devia ser devolvido nao tem qualidade para a liga zon sagres
aragoney- continuo a achar que ficou no plantel porque tiveram pena dele devido a lesao prolongada dele espero que este jogador venha a mostrar o que os adeptos esperam dele
renatinho- a par do candeias o melhor do portimonense na primeira volta tem qualidade a mais para jogar numa equipa que luta para nao descer
candeias- tal como o renatinho espero que ambos fiquem no portimonense
ivanildo- nao tem sido tao importante como na ultima epoca e parece-me algo lento a sair a jogar
mas tem qualidade para fazer mais e melhor
lito- precisa de jogar com mais regularidade tem evoluido exibicionalmente
pena- nao tem qualidade para a liga zon sagres
pelembe- igual ao pena
kadi- igual ao pena e pelembe
pires- igual ao lito


a meu ver precisamos de um treinador de qualidade espero que seja o azenha e de cinco elementos
um ponta de lança dois medios e dois laterais

Anónimo disse...

Boas a todos os Portimonenses.
Vivo em Inglaterra já la vao uns anos mas nunca deixei de acompanhar o meu clube.
Tenho zon em casa e vejo sempre os jogos na tv e os outros acompanho pela radio.
Acho que aqui no blog muito se tem comentado sobre a ma epoca uns dizem que o plantel nao tem qualidade,outros que nao temos onde jogar e treinar,etc. mas penso que o maior problema e a falta de dinheiro para trazer para ca jogadores com mais experiencia senao vejamos:
Ventura 2epocas
R.Pessoa 1epoca
A.Pinto 1epoca
D.Fabio 1epoca
Ruben 1epoca
Elias 3/4epocas
Jumisse 1epoca
Ivanildo 2epocas
Candeias 1epoca
Renatinho 1epoca
Pires 1epoca
Ve-se uma grande falta de experiencia e nota-se ainda mais quando compara-mos com outros equipas senao vejamos por exemplo o setubal:
Diego 2epocas mas mt experiencia
Collin 2epocas
R.Silva 9epocas
Valdomiro 5epocas
Miguelito 9epocas
Jose Pedro 6epocas
H.Leal 7epocas +estrangeiro
N.Santos 2epocas
Neca 6epocas +turquia
C.Pitbull 3 epocas
Henrique 2epocas

Eu sei que vou ser criticado pelo que vou dizer mas prefiro descer de divisao do que andar o nome do clube todos os nos jornais por nao pagar aos seus funcionarios, jogadores.
Forca Portimonense eu acredito.

Bruno Rodrigues disse...

O Portimonense nunca deveria ter subido de divisão. Não tinha e não tem estabilidade directiva, financeira e estrutural para jogar na I Liga.

Falta-nos jogar na própria casa, falta-nos apoios e capacidade de investimento, pois este plantel é um plantel claramente de II divisão.

Menção honrosa para Ricardo Pessoa, pelo fantástico capitão que é, e por ter superado as expectativas. De resto muita imaturidade e inexperiência.

Anónimo disse...

escutei falar deste tal Rohan Ricketts um medio ingle que ja jogou no arsenal e outras equipas e ate jougou pela selecao da inglaterra estas nas maos do amilcar delgado vamos esperar.

Anónimo disse...

tive a pesquisar videos desse rohan ricketts e encontrei isto:http://www.youtube.com/watch?v=Kon-VSkUOuE

creio que seja medio ofensivo pa essa posiçao acho que so temos o aragoney e o pelembe que tbm joga a avançado.

Anónimo disse...

nao havia por aí um anonimo que dizia ter a certeza que o renatinho chegava hoje a portimao ? Onde anda ele?

Anónimo disse...

André Pinto, muito parabéns.