quinta-feira, julho 09, 2009

AS SOLUÇÕES DO PORTIMONENSE


O Portimonense 1914 tem sido presença assídua nos treinos do Portimonense e procurou passar para papel algumas das "nuances" tácticas do nosso clube, versão 2009/2010.

Preparámos este esquema que simplifica as soluções do plantel na táctica 4-4-2 em losango, que parece ser a aposta de Lito Vidigal. Provavelmente, será com este “desenho” que o Portimonense irá iniciar os jogos, se tivermos em conta a maior insistência durante os treinos nos posicionamentos aqui descritos.

Note-se que vários jogadores podem desempenhar posições diferentes das apresentadas… e ainda bem que existe alguma volatilidade. É o caso de Ruben que apesar de aqui surgir como defesa central (descaído sobre a esquerda), poderá também actuar como lateral esquerdo. Ou Diogo que também desempenha as funções de trinco. Vasco Matos pode derivar para a ponta esquerda do losango, ou para as costas do ponta de lança. Em suma, apenas transcrevemos o que temos observado com mais frequência, sendo perfeitamente possível descobrir outros posicionamentos, particularmente nos jogadores que melhor conhecemos. Sem esquecer eventuais “surpresas” que Lito Vidigal possa estar a preparar…

As posições acima indicadas também poderão sofrer variações consoante a aposta táctica de Lito Vidigal. Certamente que o Portimonense não actuará apenas em 4-4-2 (em losango) do princípio do fim!
Ainda assim julgamos que este diagrama mostra uma boa perspectiva sobre as soluções actuais do plantel, dando uma ideia aproximada dos terrenos que os atletas irão pisar.

Outra utilidade deste diagrama é ajudar a compreender onde irão actuar os novos jogadores, ainda desconhecidos por grande parte dos adeptos.

Esclarecemos que não existe nenhum significado na ordem dos nomes indicados: os nomes que surgem no topo de cada posição não se referem necessariamente aos titulares. A distribuição em cada posição foi perfeitamente aleatória.

Que esta possa ser a solução para trazer muitas vitórias – são os nossos votos!

Sem comentários: