quinta-feira, setembro 03, 2009

BIANCONERO 09 EM DESTAQUE


Os Bianconero 09 (nova claque do Portimonense estreada esta temporada) deram uma entrevista ao Blog Claques-Portugal. Não sendo um trabalho do Portimonense 1914, transcrevemos as primeiras questões desta entrevista para que todos os nossos leitores possam conhecer por dentro o espírito destes jovens que apoiam o nosso Portimonense no Topo Sul. No final existe um link para quem pretender ler o texto integral.

Claques Portugal: Como surgiu a claque Bianconero?
Bianconero: A claque Bianconero surgiu devido à necessidade de um grupo de jovens em combater o silêncio que se vivia no Estádio Municipal de Portimão já há duas épocas, altura em que a direcção dos Ultras Marafados pôs o lugar à disposição na esperança que aparecesse alguém que pudesse levar o projecto avante, mas até à data ninguém apareceu. Assim, e após uma época de silêncio absoluto, e outra em que existiu um pequeno grupo de adeptos no topo sul que entoavam um cântico ou outro de vez em quando, surgiram os Bianconero.

C.P.: O grupo fez ressurgir então os grupos organizados de apoio em Portimão. Qual é a postura que a claque pretende adoptar nas bancadas?
B.: Acima de tudo, o que tentaremos incutir a todos os elementos que entrem no grupo será uma postura de apoio absoluto e incondicional ao Portimonense Sporting Clube. Ao mesmo tempo pretendemos também que os membros desenvolvam laços entre si por forma a criarmos um grupo verdadeiramente unido. Felizmente, penso que essa mensagem tem sido passada correctamente. Aliás, o grupo está em crescimento e até agora penso que só temos motivos de orgulho no que toca à nossa postura.

C.P.: De qualquer forma, a claque tem sido criticada por alguns adeptos, chegando ao ponto de ser posta em causa a vossa utilidade para o clube. Por outro lado também tem sido comparada a um grupo de apoio histórico do Portimonense, actualmente extinto, “Os Marafados”. De que forma têm lidado com isso?
B.: Bom, essa é uma situação que nos tem deixado algo desgostosos e que motivou mesmo a necessidade da publicação de um esclarecimento, da minha parte, no blog da claque. Penso que a confusão passa pelo facto de haver pessoas que não conseguem, por e simplesmente, separar as águas. Ou pelo menos quero acreditar que seja isso e não apenas falar mal por falar. Os Marafados fizeram coisas bonitas que orgulharam muitos Portimonenses e esse espírito foi reavivado, em 2001, com o regresso dos Ultras Marafados, mas de 2007 para cá caiu-se num vazio. Eu também pertenci aos Ultras Marafados e orgulho-me de dizer isso, mas simplesmente acho que não tinha legitimidade para voltar a renascer a claque e também acho que seria uma maneira de evitar possíveis criticas caso as coisas não nos corressem de feição. Por outro lado, sentiamos necessidade criar algo novo e romper com o passado. Mas para espanto meu, nem assim nos livramos das comparações com Os Marafados. Eu aceito que nos digam que não estamos ao nivel deles, pois isso é verdade. Agora acho que merecemos ser respeitados, ao invés de recebermos críticas destrutivas, pois fazemos algo que cá em Portimão mais ninguém faz, dar a cara no apoio ao Portimonense Sporting Clube.

Pode ler a entrevista integral no Blog Claques-Portugal. Basta clicar aqui.
Blog Bianconero 09 - Clicar aqui.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mantenham sempre uma postura de apoio, de alegria e de respeito e faça, "ouvidos moucos" ao que ouvem de negativo a menos que alguma critica seja construtiva.
Tenho gostado de os ver.
FORÇA BIANCONERO