sexta-feira, outubro 23, 2009

DR. BEBIANO GOMES (BIO) - DIRECTOR DO PENAFIEL - CONVIDA PORTIMONENSES!

Há poucas semanas atrás prometemos trazer a este espaço um convidado especial. Chama-se "Bio" e certamente trará recordações a quem acompanhou a década de 80 do futebol português. Alguém teve uma caderneta de cromos que não incluísse o grande Bio?!

Enquanto jogador destacou-se no Farense e no Penafiel... e por várias vezes foi nosso adversário! Bebiano Gomes é actualmente Director Desportivo do Penafiel, clube que o nosso Portimonense irá defrontar este fim-de-semana. Nos caminhos da internet cruzámo-nos com este actual dirigente que sabíamos ter uma história de vida curiosa. Podem vê-lo como adversário mas certamente que o farão também como um bom exemplo de luta pela conquista de algo na vida. De Bissau a Penafiel, conheçam o (agora) Dr. Bebiano Gomes. Director Desportivo do clube que vamos tentar vencer este fim-de-semana!


Vim para Portugal em 1980 para jogar no Sporting. Apanhei o autocarro para Alvalade e o motorista do "59" só me avisou na paragem do Estádio da Luz. Tinha andado de mais! Já que ali estava...porque não tentar a minha sorte? Depois do treino com o Prof. Arnaldo Teixeira, o Benfica ofereceu-me um contrato.

Pemaneci no clube até 1983 e depois de assinar contrato como profissional fui cedido ao Sporting Farense onde joguei até 1986 - 2 épocas na 1.ª divisão e a última na 2.ª onde nos sagramos Campeões Nacionais. Dessa época guardo grandes recordações dos jogos com o Portimonense - Estádios cheios e grande emoção! Recordo-me particularmente de um jogo em Portimão que foi interrompido aos 15 minutos devido a um forte trovão!

Joguei no Benfica (3), Penafiel (4), Tirsense (1), Beira-Mar (1), Académico Viseu (1). - 6 épocas na 1.ª Divisão e 4 na 2.ª Divisão! Nada mau... penso hoje. Terminada a carreira de jogador de forma prematura, aos 28 anos de idade, passei por vários etapas de cresimento na primeira fase pós jogador de futebol e enfrentando a vida, sempre, com dignidade. De entre as várias áreas de formação, destaco as seguintes:
Curso de técnico de fisioterapia; Curso de treinador de I e II Nível; Curso de formação inicial de formadores
Em 1999 fui convidado pelo actual presidente do Penafiel, António Gomes, para ocupar o cargo de Secretário-Técnico.

Em 2003, aos 39 anos de idade, entrei para o Curso de Direito, concluído em 2007.
Desempenho actualmente o cargo de Director Desportivo do Penafiel e frequento o estágio em advocacia. Este percurso só foi possível devido ao forte carácter de personalidade e da estabilidade familiar - em 1 de Dez. completo 25 anos casado, mais quatro de namoro. Posso dizer-vos que a família é tudo para mim!

Todo este percurso é impossivel de se fazer sozinho, porque torna-se muito exigente em todos os aspectos. Dedico este sucesso académico também a todos aqueles que ajudaram na minha formação enquanto jovem, e destaco os Senhores Elídio Fulgêncio, Júlio Borges, Jesualdo Ferreira, Arnaldo Teixeira, Tony, Eusébio e Ângelo Ferreira

Se os adeptos do Portimonense se deslocarem a Penafiel, recomendo uma visita ao Museu (dos melhores do país) e à Casa Sapo.

Foi um Prazer partilhar este pedaço da minha vida com vocês. Envio as melhores saudações desportivas em nome do Penafiel, desejando muito sucesso ao vosso clube cujo Historial é rico e digno. É uma Honra ter por adversário um clube como o Portimonense. Se aquilo que eu próprio consegui alcançar, enfrentando diversas dificuldades, fôr inspirador para algum de vós, já valeu a pena ter aqui estado.

Um Forte Abraço de Penafiel para Portimão!

11 comentários:

Tomás Silva disse...

sou sportinguista mas vê-se logo que este homem é desportivista, muito boa pessoa e principalmente bastante humilde!

Anónimo disse...

De homens bons esta o inferno cheio. Queres dinheiro à pala do bruma, nao è meu palhaco?? Deixa mas é o rapaz decidir onde joga. Tudo o que vos move è dinheiro. Mais nada. Nojento. Filho da puta! Cabrao de merda. Has de arder no inferno pobre e o bruma ha de sair do sporting e logo a seguir partir as 2 pernas e ficar invalido para a vida.

E quando apanhaste o autocarro para alvalade e ele parou na luz, devia era ter parado contra uma parede e teres ido logo com o caralho assim que chegaste. Nojento!!!

Anónimo disse...

deixem o bruma acautelar o seu futuro sou sportinguista , e lamento mais uma vez a estupidez dos dirigentes do sportingue em nào acautelarem devidamente o contrato desta perola negra muito valiosa , preferem ir buscar jogadores caros no estrangeiro e nào apostar na prata da casa agora quem vai rir sào os outros deixaram sair joias como , yannick djalo , carlos martins , moutinho , e tantos , venderam liedson , burradas atras de burradas depois querem resultados boms estes parvinhos que estào ai a ameaçar o dr: bebiano e o bruma nào tèm mais que fazer , quem nào gosta de dinheiro todos gostam o bruma tem o direito de escolher o melhor para ele ja que o sportingue nào soube valorisar um joia como ele atempadamente , agora aguentem palermas .

Anónimo disse...

Cala te pra ai oh acefalo! Quando nem Sporting sabes escrever esta tudo dito

Anónimo disse...

Tanta dor de corno! Hahahahaha!

Anónimo disse...

És um monte de merda que prai andas e queres encher o cu de dinheiro á pala dos miudos!

devias encher o cu era de bananas, tiraste um curso mas foi o caralho.. compraste essa merda la na tua terra por 10€, metes um fato e julgas que és gente!!

Um abraço, Dr Beduíno Gomes.

Anónimo disse...

Mais um filho da puta nojento que quer ganhar dinheiro à conta do puto... Esse quase nem sabe falar mas já quer andar de Mercedes, demonstra bem aquilo que quer da vida!
Não admira que seja um boneco na mão destes parasitas!!

Anónimo disse...

Bebiano Gomes, concerteza que no dicionário Portugês-Guineense o seu nome é sinónimo de sanguessuga. Viu uma portunidade de ganhar uns milhares de euros e nem sequer hesitou em estragar a vida de um jovem que tem idade para ser seu filho. Por favor, tenha uma réstia de dignidade e retire-se do processo. Poderia terminar com os melhores cumprimentos, mas estaria a ser hipócrita.

Anónimo disse...

Bebiano, se algum dia te apanho na rua, vou-te mostrar os fados numa viela qq lisboeta! Por isso, olha sempre por cima do ombro, ouviste???

Anónimo disse...

ó babiano vai pro caralho!!
ó babiano vai pro caralho!!!

cumprimentos

Luis Filipe Vieira disse...

Este homem é um Sr do futebole e doutor da vida. está a prestar um grande favor ao Bruma. Tudo estamos a fazer para o trazer para o Benfica para ser o novo Deusébio.