segunda-feira, dezembro 21, 2009

I HAVE A DREAM...!

Eeh, pessoal! Fruto de uma proposta que o Simões me fez aí há dias, posto aqui hoje um post que fiz há umas semanas no blog Eu P'tim'nense, sobre um eventual sonho que digo ter para mim. Às pessoas mais entusiasmadas digo que isto são só coisas que nascem quando uma pessoa dá por si sem ter nada que fazer e que, portanto, não devem levar isto a sério; muitos correm mesmo o risco de perder o seu tempo ao ler isto. Ponham-se a pau...e depois não digam que eu não vos avisei.



...Ainda vão a tempo....

Ups, tarde de mais...: Tal como Martin Luther King, eu tenho um sonho. É um sonho um pouco utópico, e como tal, achá-lo-ão infantil e despropositado, no entanto, aos sonhos ainda não são cobrados quaisquer impostos e a liberdade permite-me esse luxo.
O meu sonho passa por ver o Portimonense apetrechado de dignas condições de trabalho. O novo estádio já está a chegar, como sabemos. Mas um clube que se quer com uma dimensão muito maior não se pode ficar por aí. Sabemos que quer o património, quer as fontes de receita do clube são limitados (limitadíssimos!), mas ouso, sem qualquer tipo de seriedade e compromisso, lançar este repto a quem, por mero acaso, leia este post.
Sabem onde nasceu, em Agosto de 1914, o Portimonense Sporting Clube? Mais preciso do que na cidade de Portimão, nasceu nesta casa velha (que podemos observar na imagem abaixo) que agora está sob domínio dos Serviços de Requalificação Urbana de Portimão. Deduzo, portanto, que pertence hoje à Câmara.

(clique nas imagens para aumentar)

Ora, sabendo que o Portimonense tem sede lá bem perto e que esta é alugada, e sabendo ainda que o Dr. Manuel da Luz (adepto acérrimo do PSC, que, de resto, assiste a todos os jogos e que, além disso, ainda equilibra - e muito bem! - as finanças deste clube) é o seu "proprietário", não seria um gesto bonito e altruísta doar, após devidas obras de remodelação, o edifício ao clube? A minha ideia era, além de alargar o património do Portimonense, apetrechá-lo de uma sede que teria, além de uma forte componente dinâmica, um simbolismo histórico. Era giro ver nos jornais «Portimonense regressa à casa que o viu nascer»...bonita manchete.

Num programa extremamente inovador e espectacular (o Paint), aventurei-me a fazer uns rabiscos na anterior imagem, a fim de vos dar a conhecer uma imagem visual daquilo que é um dos meus sonhos para este clube.

Sim, a imagem é a mesma, o edifício é que já parece outro. Pintadinho de branco e com contornos algarvios nas portas e janelas a cinzento, para dar umas reminiscências do preto e branco do nosso clube.

E este seria, aproximadamente, o aspecto que a renovada sede do Portimonense teria. Das modernas instalações fariam parte:

  • escritórios da direcção e administrativos;
  • um pequeno auditório para conferências de imprensa e Assembleias Gerais;
  • museu do clube;
  • loja do clube (onde seriam também vendidos jornais e revistas, pois o quiosque deixaria de existir);
  • arquivo histórico e administrativo;
  • casas de banho;
  • bar.
Não sei o espaço existente dentro da infra-estrutura é suficiente para garantir todos estes equipamentos. Os arquitectos e os enginheiros que se preocupem com isso, eu sou só o gajo que sonha sonhos sem qualquer nexo e não quero tirar o emprego a ninguém.
Seja como for, este é um dos sonhos no que diz respeito ao Portimonense que gostava de ver realizado. Não é uma coisa assim tão difícil de se fazer, mas envolveria muito trabalho de uma série de pessoas.

Vivó P'tim'nense!!

P.S.: Não tem nada a ver com o Portimonense (mais uma vez), mas será só a mim que aquela nova música do Pingo Doce não sai da cabeça??!


"...venha ao Pingo Doce de janeiro a janeiro, na sei quê na sei que mais, na sei quê o ano inteiro..."

7 comentários:

guetov disse...

Parabéns Dário.

Pessoas como tu enriquecem este ou outro espaço qualquer, independentemente da matéria apresentada.

És diferente para melhor e nada igual ao que é costume.

Anónimo disse...

Gostei imenso do post . pode ser que tenhamos a sorte de o teu sonho vir-se a concretizar .
:p

Anónimo disse...

Dário
Lá diz a canção : " O sonho comanda a vida como bola colorida nas mãos duma criança".
Tudo o que vemos e temos é produto dum sonho que foi sonhado e depois concretizado se nos fixarmos nessa imagem e se não desistirmos e não tivermos medo da luta.
Diz-se que se sonha a preto e branco ou a cinzento.
Vê como estas são as cores do nosso clube.
Que este teu post, produto dum sonho teu, possa ser um bom presságio.
E então havemos de colori-lo de alegria.
Um abraço Dário e obrigada pelo que escreveste.

Anónimo disse...

Parabén Dário!! Excelente post!!

JC

P. disse...

O melhor elogio que pude fazer a este post consistiu em trazê-lo para este blog, "raptando-o" ao blog pessoal do Dário. Mas fazendo questão que ficasse em nome do próprio para que o mérito fosse atribuído a quem de direito.
Ainda bem que este post pôde ser visto ainda por mais pessoas.
Um abraço Dário!

Anónimo disse...

Ah, muito obrigado a todos, a sério. =)

Farei por continuar a sonhar.

footscout disse...

A imaginação e a criatividade, isto para além da grande qualidade literária dos seus textos fazem do Dário uma grande mais valia para este espaço.
Que o teu, ou mehor o nosso sonho se concretize.
Abraço Dário!