domingo, novembro 01, 2009

DIVISÃO DE PONTOS ENTRE PRIMEIROS (CRÓNICA + VÍDEO + SOM DA CONFERÊNCIA)


A inclusão de Nakamura e a estreia de um 3-4-3 com muita liberdade nas alas foram as principais novidades apresentadas por Litos na sua estreia perante os sócios do Portimonense frente ao ao Santa Clara.

Com uma defesa fortíssima de 3 centrais (Balú, João Pedro e Ruben), coube aos falsos laterais Ricardo Pessoa e Nelson Pedroso dar profundidade ao ataque Portimonense, sem grandes efeitos práticos na 1ª parte. Estas incursões pelas laterais permitiam que, em situação de ataque, os extremos Nakamura e Moita se aproximassem de Pires, conferindo mais presença na área adversária. Pelo centro, Adriano e Aragoney ocuparam as suas posições habituais. Percebeu-se a ideia mas, na prática, pouco ou nada resultou.

No decorrer da 1ª parte destacamos um remate de Aragoney no início do jogo, ao lado da baliza. Aos 27 minutos em lance de bola parada cobrado do lado esquerdo, um desvio de cabeça de um jogador do Santa Clara por pouco não deu auto-golo. Em consequência o Portimonense beneficia de um canto que originou lance confuso dentro da área. Só faltou um jogador no sítio certo...

Nos primeiros 45 minutos o Santa Clara só fez um remate à baliza digno desse nome. Aos 31 minutos, Nuno Santos, ligeiramente descaído pela esquerda e fora da área, desfere potente remate que leva a bola a rasar o poste contrário da baliza de Alê.

Ao intervalo o empate a zero aceitava-se. Nenhuma equipa se superiorizou e foi capaz de empolgar o pouco público presente no Municipal de Portimão em jogo de baixa intensidade e disputado a um ritmo lento. Litos terá concordado com a fraca exibição produzida dando ordem de entrada para Monteiro e Garavano (saíram Nakamura e Aragoney) ao intervalo.

Nos segundos 45 minutos assistimos a um jogo totalmente diferente dividido em três fases: a superioridade do Portimonense nos primeiros 15 minutos, seguindo-se período em que o Santa Clara esteve perto do golo e, nos minutos finais, o equilíbrio.

Aos 55 minutos Garavano surge isolado na "cara" de Matt Jones e perante a saída deste remata por cima. Excelente oportunidade que poderia ter dado vantagem ao Portimonense! Dois minutos depois Ricardo Pessoa cobra livre do lado esquerdo para zona de indefinição à espera de um desvio que não surge. Matt Jones defende por instinto para canto.

Segue-se o melhor período do Santa Clara com Oliveira em grande destaque. Num livre perigoso obriga Alê a defender para canto. Poucos minutos depois o mesmo Oliveira num lance com a bola no pé, flecte da lateral para zona central de onde desfere remate rasteiro bem colocado que só não deu golo porque Alê desviou subtilmente a bola... para o poste! Nesta mesma fase, de ascendente açoriano, em lance do lado direito, um cruzamento rasteiro encontrou Renan bem colocado no interior da área que rematou ao lado.

Passava o período de maior sufoco do Portimonense que, aos 80 minutos, esteve mesmo bastante perto de marcar quando Stopyra ofereceu o corpo à bola em cima da linha de golo, impedindo que Monteiro empurrasse o esférico para baliza deserta.

O empate aceita-se pelo equilíbrio que existiu numa 1ª parte fraca, e pela divisão de boas oportunidades numa segunda parte bastante emotiva, dividida em diferentes períodos de domínio de ambas as equipas. Em termos de futebol jogado, o Portimonense não deslumbrou. Pareceu-nos que a revolução de Litos foi difícil de assimilar nos primeiros dias. Melhorias em relação ao jogo que vimos hoje são indispensáveis se o Portimonense quiser continuar nos lugares cimeiros.

A arbitragem de Pedro Proença foi correcta, equilibrada e não teve a mínima influência no decurso normal da partida.

Estádio Municipal de Portimão
Assistência: Cerca de 500 espectadores

Portimonense:
Alê; João Pedro, Balú, Ruben; Pessoa, Adriano, Aragoney (Garavano, ao intervalo), Pedroso (Nilson, 72´); Nakamura (Monteiro, ao intervalo), Pires e Moita.

Suplentes: Pedro Silva, Nilson, Monteiro, Vasco Matos, Bruninho, Garavano, Traoré.

Santa Clara: Matt Jones, João Dias, Danilo Rocha, Stopira, Hernâni, Oliveira, Valter (Neto, 87'), Nuno Santos, Fofana (Feliciano, 58'), Leandro Tatu e Rincon (Renan, 74').

Acção disciplinar: cartão amarelo a Nuno Santos (28'), Hernâni (36'), Leandro Tatu (48') e Ruben Fernandes (90'+3).



OUVIR CONFERÊNCIA DE IMPRENSA (SITE DO PORTIMONENSE)

Sem comentários: