sábado, novembro 07, 2009

ADVERSIDADES NA 1ª PARTE NÃO TRAVAM PORTIMONENSE DECIDIDO (CRÓNICA E IMAGENS DOS GOLOS)



A RAÇA DE BALÚ EMPURROU ALVINEGROS PARA A VITÓRIA!

O Portimonense venceu por 3-1 o Carregado, em partida antecipada da 9ª jornada da Liga Vitalis e que teve honras de transmissão televisiva na Sportv, isolando-se no topo da classificação à condição.
Numa 1ª parte em que os alvinegros cedo se viram em desvantagem no marcador, logo aos 7 min., quando o àrbitro Rui Costa decidiu apontar para a marca de grande penalidade, alegadamente por um puxão na camisola do jogador Mauro Bastos, cometido por Ivanildo.
O golo do Carregado com que inibiu os jogadores do Portimonense, que se mostraram incapazes de ultrapassar a boa organização colectiva da equipa da casa, exibindo um futebol lento e previsível, criando uma única oportunidade digna de registo ao longo dos primeiros 45 minutos, por intermédio de Pedro Moita a proporcionar uma excelente intervenção do guardião Ernesto.
À passagem do minuto 26, os alvinegros sofrem novo revés com a expulsão por acumulação de amarelos do avançado Pires, depois de um primeiro cartão amarelo (23 min.), quanto a nós injusto, o segundo surgiu depois de uma disputa de bola por alto com o avançado do Portimonense a atingir o defensor do Carregado na face com o cotovelo.
O técnico Litos via-se privado do "artilheiro" da equipa alvinegra e o futebol praticado aconselhava a que o intervalo chegasse rapidamente.
Na segunda metade as alterações produzidas por Litos, com as entradas de Garavano e Nilson e as saídas de Adriano e João Pedro, obrigou a que Rúben reocupasse a sua posição no centro da defesa ao lado de Balú e Garavano conferisse novamente presença na àrea adversária.
O Portimonense com que surgiu apostado a dar a volta ao marcador, com uma atitude pressionante sobre o adversário, imprimindo maior velocidade ao seu futebol.
E eis que Balú, numa arrancada fulminante até à àrea contrária foi travado "in extremis" por João Pedro, com o àrbitro a conceder a respectiva grande penalidade, superiormente apontada pelo capitão Ricardo Pessoa, e a respectiva expulsão do defesa do Carregado, ficando a equipa da casa igualmente reduzida a dez unidades.
Chegados ao empate, a descrença apoderou-se da equipa da casa, com os alvinegros, numa rápida incursão pelo lado direito, com o brasileiro Diogo num grande trabalho individual, trocando as voltas ao seu adversário, cruzou para o cabeceamento vitorioso do ex-portista Ivanildo.
Mas o melhor ainda estaria para chegar, com um "chapéu" magistral de Vasco Matos a Ernesto a elevar a contagem para 3-1, que acaba por fazer jus a uma segunda parte de bom nível da equipa alvinegra, com jogadores como Balú, incansável, abriu o caminho para a reviravolta, Diogo, muito activo, Ivanildo, desequilibrador... é caso para perguntar: Onde andava o guineense?!...
Em suma uma vitória que teve tanto de justa como de categórica da equipa alvinegra, fruto da grande atitude demonstrada na segunda metade contrastando com a pálida imagem da primeira parte, não obstante os condicionalismos da mesma.
Por último, a arbitragem do senhor Rui Costa, no capítulo disciplinar primou pelo excessivo rigor, em virtude dos muitos cartões amarelos exibidos e a amostragem do 1º cartão amarelo a Pires, fruto de uma falta cujo o critério acabou por ser penalizante para o jogador quando não o justificava. No capítulo técnico esteve num plano aceitável, em particular no ajuízar das grandes penalidades.

Estádio: Municipal do Cartaxo
Espectadores: 1.500
Árbitro: Rui Costa (A.F. Porto)
Árbitros assistentes: Serafim Nogueira e João Dias.
4º Árbitro: Paulo Vieira.
Observador: Albano Fialho.
Delegados: Baptista Rodrigues e Fernando Costa.

Carregado
Ernesto; Moisão (Adriano Silva, 76`), Topê, Pina, João Pedro; Tomás, Mário Sérgio (Carlos Gomes, 60`) Miguel Rosa (Pedro Ganhão, 66`), Ramon; Pedro Dionisío e Mauro Bastos.

Suplentes não utilizados: Hugo Félix; Diogo Martins, Tiago Rente e Bacari.
Treinador: João Sousa.

Portimonense
Alê; Ricardo Pessoa, Balú, João Pedro (Nilson, 45`), Rúben; Adriano (Garavano, 45`), Diogo, Pedro Moita; Vasco Matos (Bruninho, 79`), Ivanildo e Pires.

Suplentes não utilizados: Pedro Silva; Nakamura, Monteiro e Ben Traoré.
Treinador: Litos.

Marcadores: Mauro (7`g.p.); Ricardo Pessoa (58`g.p.), Ivanildo (70`) e Vasco Matos (75`).

Acção Disciplinar: Cartões amarelos para Miguel Rosa (18`), Adriano (20`), Pires (23`), João Pedro (45`), Moisão (67`), Garavano (70`), Mauro (71`), Topê (88`) e Ivanildo (91`).
Cartões vermelhos para Pires (26`) e João Pedro (55`), ambos por acumulação de cartões amarelos.

Sem comentários: