sábado, janeiro 09, 2010

TRANSMISSÕES


Todos nós gostamos muito de ver a Liga Vitalis receber destaque dos media e ser transmitida televisivamente. Parece tornar este campeonato mais visto, mais popular e, com isso, talvez mais competitivo (mais competitivo do que isto, só se as restantes equipas fossem tão boas quanto o Portimonense!).
Dos 8 jogos de cada jornada da Liga Sagres, 7 são transmitidos (esta semana a fava tocou ao Olhanense: coitados, já ninguém os quer ver jogar). 6 na Sport TV e um (com um dos "3 grandes" aleatoriamente) na RTP1. Se se tratar de um "grande" contra outro "grande" (vulgarmente conhecido como clássico ou derby), não há hipóteses de o vermos transmitido na televisão pública. Ah, estou a claramente a mentir para aqueles que acham que ver o resumo alargado depois de já se saber o resultado é igualmente fixe.
Quando analisamos a Liga Vitalis, reparamos que dos 8 jogos de cada jornada, "apenas" 2 são transmitidos. As aspas na palavra apenas são só porque este tipo de feito na Liga de Honra, há uns anos, seria uma miragem.
Mas quando são estes jogos transmitidos? Já não basta só uma percentagem muito reduzida de pessoas ter acesso à Sport TV (neste sentido creio que quem mais lucrou com o aparecimento da desta estação premium foram os cafés e similares), os horários dos jogos são... à 5.ª feira à noite e ao Domingo de manhã.
OK, ao menos são transmitidos em directo. E aceito que me digam que, com a quantidade de jogos interessantes que se realizam um pouco por todo o mundo, colocar estes jogos em horários tão impróprios (arrisco a dizer que pior, só de madrugada) é a única solução para que possam ser transmitidos. A qualidade do futebol praticado e as consequentes audiências (= lucro) que daí advêm também levam a que, num domingo à tarde, a escolha entre transmitir um Estoril vs. Desp. Aves ou um Birmingham vs. Wolves (por exemplo) seja fácil de fazer.
Facto 1: a Sport TV tem 3 canais (tem 4, mas esse emite o primeiro em alta definição); facto 2: a Sport TV é uma televisão nacional; facto 3: a Liga Vitalis é uma competição nacional e cada vez mais entusiástica.
Deixando-me finalmente de rodeios, o que importa concluir aqui é o que nós, adeptos do Portimonense, preferimos nesta situação: preferimos que o nosso clube seja tele-transmitido e divulgado (entre outros benefícios adjacentes como o assédio de patrocinadores, etc.), ou preferimos conseguir ir ver os jogos ao estádio num horário que não nos transtorne?
Para tornar mais clara esta balança é necessário saber se o Portimonense recebe algum tipo de compensação por cada jogo que é transmitido no seu estádio e se, com o facto de o Portimonense "dar" na TV, gente que podia ir ao estádio simplesmente fica-se pelo sofá, a mandar vir com o árbitro de pantufas.

Peço desculpa, mas confesso que fiquei marafado e um tanto ou quanto aziado com o facto de terem passado o raio do jogo contra o Beira-Mar para uma 5.ª feira à noite só para que eu e mais 49 gajos não pudéssemos ir ver o jogo no estádio (depois admiram-se daquilo estar às moscas e de o quererem implodir...). Depois de tanta transmissão na 1.ª volta e de tanta azia (inveja, vá) que isso causou nos outros clubes que também queriam as câmaras por lá, pensei que já não quisessem saber do Portimonense na TV por uns tempos. Deixaram-nos apenas por 2 jogos... Meu Deus, por que somos tão bons?? (Deus, não respondas, foi uma pergunta retórica e tu sabes que eu só falo contigo quando estamos a perder pela diferença de 1 golo e faltam 3 minutos para os 90)

Enfim, o que é que vocês preferem?

Ah, e vivó P'tim'nense!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Bem, tecnicamente eu não acredito em Deus.

Mas confesso que depois de ter visto o Portimonense ganhar aquele jogo ao Freamunde no minuto 93 e de ter visto o Moita meter um golo de canto directo, vou ter de repensar o meu background religioso e todas as minhas crenças... Talvez Ele exista...

Se ganharmos 4-0 à Oliveirense este Domingo eu juro (!) que vou à missa no Domingo do jogo contra o Estoril agradecer-Lhe!!

Cumprimentos a todos.

Sena disse...

Vejo que estás numa luta para encontrares o teu "eu" religioso ... boa sorte meu amigo.

Quanto ao assunto do post ... bem é complicado. É claro que gosto de ver o Portimonense a ser divulgado na Tv. É sempre bom também, quando as deslocações "impossíveis", ver o nosso clube na televisão a jogar.

Porém estes horários deixam-me "aziado" de uma forma extrema. Agora o facto de não ir a Aveiro então num jogo importante para o Portimonense ... nem vou comentar.

Bom post.

P. disse...

O próprio Dr. Manuel da Luz referiu as transmissões televisivas como um dos factores positivos para a cidade, em termos de divulgação.

É bom o Portimonense conseguir dar retorno a quem aposta (investe) no clube. Este aspecto é muito positivo mas tem que ser bem aproveitado para dar os seus frutos. Há que saber aproveitar as transmissões e tentar "usá-las" para angariar outros apoios, para além da Câmara.

A questão é que nem todas as transmissões servem os interesses dos adeptos. Em jogos disputados em Portimão, sem dúvida que parte do público ficará em casa. Por outro lado a transmissão de jogos em locais onde dificilmente conseguiríamos chegar (por exemplo, Chaves!) tem que ser elogiada.

Há tanto futebol, em tantos dias e horários diferentes que o desporto ficou vulgarizado. Para mim, era "abrir a jornada" no Sábado à tarde e estipular a noite de Domingo para que ficasse completa. Riscar a quinta, sexta e Segunda do "mapa". Mas já se sabe, as televisões é que mandam.