sexta-feira, março 19, 2010

OPINIÃO: PORTIMONENSE NÃO QUER SUBIR? NÃO FAZ SENTIDO!

Paira sobre Portimão o fantasma da época 2002/03, em que o Portimonense teve nas mãos a subida à primeira categoria do futebol português, e esbanjou essa oportunidade de forma estranha.

Ao contrário do que muitas vezes se diz, apesar de na última jornada ainda ter sido possível a subida, não foi aí que o Portimonense a jogou. Antes dessa jornada, em boa posição de assegurar a subida, houveram 3 jogos em que o PSC empatou com o Lamas, último classificado e já há muito despromovido, empatou com o União da Madeira e perdeu em casa com o Maia. Tudo isto aconteceu nas 3 jornadas imediatamente anteriores ao jogo com o Estrela.

O Portimonense nesse jogo tinha ainda hipótese de sonhar com a subida, mas dependia do resultado do Rio Ave (que já estava promovido), frente à Naval (o outro adversário directo). Este jogo teimava em registar um empate, o que colocava Portimonense e Estrela de fora da subida.

Muitas coisas estranhas se passaram nessa época, não é preciso sermos ingénuos a ponto de o negar. Não sei que vantagens teve o Portimonense em alegadamente alinhar nesse esquema...

Mas vou passar ao que interessa... Esta época! Que vantagens há em não querer subir?

A Liga Vitalis é uma liga profissional, mas que tem equipas que trabalham em completo amadorismo. Os custos associados à participação são praticamente os mesmos da divisão acima, mas com muito menos receitas.

As receitas das transmissões televisivas, as receitas de bilheteiras, as receitas provenientes de patrocinadores, a visibilidade do clube, que está directamente associada às receitas do marketing e merchandising, são sempre menores na Liga Vitalis.

Um argumento usado é a falta de condições no Estádio Municipal. Outro erro, na minha opinião. O Estádio comparativamente a várias equipas do escalão superior está ao mesmo nível, e com melhorias básicas, estaria apto a albergar os jogos da Liga Sagres. Além disso, a responsabilidade dessas melhorias ficaria a cargo da Câmara.

Os jogadores na divisão acima aufeririam maiores ordenados, com certeza, mas a maior visibilidade traria consigo uma maior possibilidade de valorização dos passes, e melhores negócios. Há até jogadores que preferem ganhar menos, apenas pela possibilidade de jogarem nessa divisão.

Por isso na minha opinião, não faz sentido não querer subir. Esta divisão é incomportável, e muitos clubes que por cá passaram, passaram à história.

Sabemos (ou pelo menos temos uma ideia) das dificuldades financeiras que o clube atravessa. Mas permanecer nesta divisão é o pior de todos os remédios para esse problema. Quando muito, se fosse para manter só por manter, era preferível descer de divisão.

Estando na posição que estamos - VAMOS LUTAR PARA SUBIR ATÉ AO FINAL. Pelo menos eu vou dar o meu apoio para isso, e mandar embora o fantasma!

Ruben Miquelino

12 comentários:

P.P. disse...

O Portimonense quer subir.
A Direcção apenas quer é mais apoio das entidades da região e da cidade.

O trabalhou que a Direcção do Braga fez é um bom exemplo, os adeptos adaram afastados do Clube. em Portimão passa-se exacto o mesmo, são sempre os mesmo que vão à bola, e pra não falar daqueles que estão à porta para as entradas de borla.

A massa adepta do Portimonense tem que se mobilizar e apoiar com convicção.

Não é por perdermos um jogo que não vamos subir de Divisão...

_ disse...

Como se sabe o estádio municipal de Portimão vai ser demolido para dar lugar á nova CMP.

Obras a cargo da CMP ?

As finanças da cidade estão num estado lastimoso. Seria completamente descabido fazer essas obras. Especialmente fazer obras em algo que...vai ser demolido !

A pressão politica existe e sempre existirá Ruben. Especialmente que, como tu sabes, tem sido esta câmara que tem aguentado o Portimonense de cair em bancarrota.

É a minha opinião e espero que a publiquem.

Abraço desde o http://cidadedeportimao.blogspot.com/

P. disse...

Gonçalo, publicamos todas as opiniões assinadas e não ofensivas. Sê benvindo.

Acho que o Estádio Municipal, não sendo nenhum luxo, tem todas as condições para adaptações à altura de uma Liga Sagres. No fundo, como fez o Olhanense que apesar de possuír um estádio bem mais recente que o nosso (anos 80, salvo erro) adaptou-o e não obrigou os adeptos a qualquer mudança de hábitos.

Não estou a ver nenhum clube que tivesse ganho adeptos com estádios novos.

De facto a permanência na Vitalis só dá despesas. É no Portimonense e em qualquer outro clube. Neste sentido o apoio da câmara municipal é idêntico ao que, por exemplo, o governo regional dos açores atribui ao Santa Clara. Isto para não falar de tantos outros clubes da nossa divisão.

É subir de divisão, já!

Ruben disse...

o estádio vai ser demolido? quando? se calhar os meus netos ainda são capazes de ver isso ...

se durante 10 anos não tivermos uma casa nova, deixamos a velha degradar-se?

este estádio já teve várias obras de melhoramento, mesmo sabendo que está previsto um novo complexo. as que faltariam, não seria nada do outro mundo.

P. disse...

A meu ver, a grande mais valia do novo complexo, nem é tanto o futebol. Passa sim pelas condições que proporcionará a outras modalidades e clubes, falo por exemplo da Portinado.

Se fosse só pelo futebol, era deixar tudo como está (em termos de localização) fazendo um necessário upgrade ao Municipal que passaria pela Pala, Wc´s, bar e bancada Norte. Mudando para o novo complexo ninguém lá vai! É olhar para para os exemplos de outros clubes.

Se fosse só pelo futebol, nem acharia necessário construír um Estádio de raíz. O actual chegava perfeitamente, desde que houvesse o cuidado de melhorar algumas condições básicas para quem assiste aos jogos.

_ disse...

Também é uma questão que se deve colocar.

Para quando o novo estádio ?

Com o estado actual das finanças do municipio dou-te razão Ruben.

Apesar de continuar a achar que o Portimonense não irá subir devido ás razões que enunciei em cima, creio que as obras de demolição do velhinho municipal vão levar dezenas de anos.

E portanto a subida vai estar em stand-by...

_ disse...

ps: Vou colocar este post no cidade de Portimão com a devida referencia ao autor e ao blog

Abraço

Anónimo disse...

força ptm

Anónimo disse...

O Estádio não tem condições de ser validado para a Liga Sagres.
Não há dinheiro para melhorar o actual, que vai ser demolido. Estamos num impasse...
Lá para 2013, quando o novo estiver feito, já temos condições de subir, Até lá vai ficar tudo na mesma, porque os Portimonenses só se vão virar para o clube quando este subir de divisão e não o contrário.
Tinha esperanças que fosse para o ano, mas sem as obras do novo sequer terem começado...
Subir este ano significa estádio do Algarve, significa descer no ano seguinte e passar mais 20 anos sem cheirar a 1ª divisão....
Eu ainda sou do tempo em que o FCP "encostava" em Portimão... Grandes tempos! Se não for para revive-los, com competitividade, não vale a pena subir. Não temos uma cidade pequena, não podemos aceitar um clube pequeno

Anónimo disse...

Vamos ser sinceros.Já ouvi da boca do Fernando Rocha que não quer subir.Tanto que os resultados são a prova disso, além de certas opções "duvidosas" ou não?
Rui Santos

Anónimo disse...

"Lá para 2013, quando o novo estiver feito...."

LLOLL

Ruben disse...

Mas em que se baseiam para dizer que o Municipal de Portimão não tem condições para jogos da primeira?
Vejam os outros estádios da primeira... Olhanense, Leixões, Naval...
Os melhoramentos essenciais nem são dispendiosos, talvez mais ao nivel dos wc's. Nem a pala é imprescindível para jogos da primeira.

Quanto ao que se diz aí em cima "ter ouvido da boca de Fernando Rocha", só digo, e estou no meu direito: Não acredito!

só se são palavras fora de um contexto.