domingo, maio 16, 2010

FILHO "IMITA" O PAI TRÊS DÉCADAS DEPOIS

José Fernandes e Rúben no "Portimonense 1914 Compacto"

Ruben e José Fernandes já festejaram subidas

Na época de 1978/79, sob o comando de Mário Lino, o avançado José Fernandes, um jovem de 19 anos, festejou a conquista do título nacional da 2ª Divisão pelo Portimonense e a consequente subida ao patamar superior do futebol português; 31 anos depois, é a vez do filho, Ruben, defesa-central, celebrar a promoção ao campeonato maior.

"A família esteve presente nas três subidas do Portimonense, pois a primeira (75/76) contou com o contributo de um tio do Ruben (Chico Santos)", refere José Fernandes, que recorda "com muito orgulho" aquela temporada fantástica. "Vinha dos juniores mas participei em 7 jogos, numa altura em que não se apostava nos jovens e era muito difícil chegar à equipa principal."

O mesmo orgulho que sentiu quando, ao vivo, assistiu em Oliveira de Azeméis ao feito do filho. "Foi uma alegria imensa. Trata-se de um marco histórico no clube, pai e filho festejarem duas promoções ao campeonato principal. O Ruben cresceu muito nas últimas épocas, foi titular durante quase toda a campanha e um dos elementos mais utilizados do plantel, mas ainda tem uma grande margem de progressão."

O defesa-central, o único jogador natural de Portimão que participou no jogo que valeu a subida, considera ter concretizado um sonho. "Sempre atuei no Portimonense, desde as camadas jovens, com um interregno de dois anos no Varzim, e este é o meu clube. Vivi uma alegria tão grande, vinda tão de dentro, que nem chorar conseguia. Mal terminou o jogo em Oliveira de Azeméis vi a satisfação dos meus colegas, a loucura que se apoderou de todos, mas creio que este momento me tocou mais a mim: é a minha cidade, o meu clube. E, pelo que fizemos ao longo da campanha, merecemos este sucesso."

Ambição

Ruben espera, agora, "realizar outro sonho, jogar com a camisola do Portimonense no escalão principal." Decorrem negociações com vista à renovação do vínculo e o defesa-central acredita que as mesmas terão um final feliz.

Fonte: Record Online - Armando Alves

1 comentário:

Anónimo disse...

Felicidades Ruben.
A Próxima época será um desafio maior para nos mantermos na primeira divisão.
Um abraço para o filho e para o feliz papá.