sábado, maio 01, 2010

O MAIS COMPETITIVO CAMPEONATO DO FUTEBOL PORTUGUÊS

Cinco equipas podem ainda subir e três tentam não descer

A recta final da Liga de Honra está a fazer jus à enorme competitividade da prova, prometendo ter nesta época um dos mais entusiasmantes desfechos dos últimos anos.

Com duas jornadas para serem ainda disputadas, tudo está em aberto no que toca às equipas que irão conseguir a promoção ao principal escalão do futebol português e àquelas que vão cair nos campeonatos amadores - II divisão B. O cenário pode começar a ser desvendado hoje, com todos os jogos da 29.ª e penúltima jornada da Liga de Honra marcados para as 17.30.

Nos lugares de subida, cinco emblemas, separados por apenas três pontos, discutem "taco a taco" os dois primeiros postos, enquanto que no fundo da tabela três clubes lutam entre si para evitar a companhia ao já despromovido Carregado, que teve uma passagem efémera pelo segundo escalão do futebol português depois de ter sido promovido por via admnistrativa.

Oliveirense (49 pontos), Beira-Mar (48) e Portimonense (48), surgem como favoritos para assegurar o passaporte para a Liga principal, embora com a perseguição do Santa Clara (47) e do Feirense (46), que podem ainda ter uma palavra dizer nas contas finais.

Em sentido inverso, Desportivo de Chaves (28 pontos), finalista da Taça de Portugal, Varzim (28) e Sporting da Covilhã (27) têm as duas derradeiras rondas do campeonato para soltar a "corda da garganta" e evitar a descida à II divisão B. Certo é que um destes três emblemas irá acompanhar a queda do Carregado à II divisão.

No que diz respeito a decisões nesta ronda, apenas a Oliveirense e o Beira-Mar poderão, matematicamente, festejar, já hoje, a promoção, mas apenas se vencerem e contarem com uma conjugação de resultados favoráveis na prestação dos adversários.

A formação de Oliveira de Azeméis, liderada pelo antigo futebolista Pedro Miguel, para conseguir a subida de divisão já nesta jornada, terá de somar três pontos frente ao Feirense, um dos clubes que ainda sonha com a promoção, e esperar que Beira-Mar ou Portimonense percam e que os açorianos do Santa Clara não ganhe.

Já a turma aveirense, orientada pelo madeirense Leonardo Jardim, para conseguir esta tarde a subida de escalão, hoje a promoção, terá sempre de vencer o seu jogo e aguardar pela derrota do Portimonense e também esperar que a formação açoriana não triunfe.

Refira-se que já na época transacta os insulares estiveram até à última ronda em lugar de subida mas no derradeiro jogo da temporada uma derrota em Santa Maria da Feira possibilitou à União de Leiria acompanhar o regresso do Olhanense ao convívio dos grandes.

Na cauda da tabela, entre os três clubes ainda nevolvidos na luta pela manutenção, apenas o Sporting da Covilhã poderá, matematicamente, descer de divisão já nesta ronda. Isto se perder frente ao Desportivo de Chaves e o Varzim vencer em Portimão.

Retirado de: DN Desporto

Sem comentários: