terça-feira, maio 11, 2010

O QUE MEXE NO CLUBE

Quer se queira quer não, a responsabilidade de acomodar o Portimonense num estádio digno para a sua (agora maior) dimensão pertence à Câmara Municipal de Portimão. Como disse anteriormente, nós, adeptos, só temos que apoiar o clube, seja em que terreno for. Opiniões à parte sobre esse assunto, foquemo-nos nas responsabilidades que o Portimonense Sporting Clube enfrenta para esta época, divididas por mim nos seguintes pontos:

1.º - Saldar dívidas: é uma prioridade incontestável no nosso clube. A sua estabilização na Liga Sagres e a sua saúde financeira para o presente e para o futuro são bases que têm de estar consolidadas o quanto antes.

2.º - Gerir o plantel profissional: para um futuro próspero é necessário que o clube se mantenha na Liga Sagres o máximo de tempo possível. Para isso, o Portimonense terá de arranjar um plantel à altura das adversidades, que aumentam grandemente face à época que passou. Dever-se-á apostar nos jogadores certos e melhorar as condições contratuais daqueles que devem permanecer e tudo isto com vista a obter também retornos futuros dessas situações.

3.º - Negociar com o maior número de patrocinadores possível: parte das receitas e do orçamento de uma equipa passam por este factor. O Portimonense deve procurar prioritariamente acordos que o beneficiem e em número considerável. Este ponto está estritamente ligado com o ponto 1.º. O clube deve ter em atenção as receitas que destas parcerias irá obter e não pode forjar despesas que sejam maiores que todas as receitas: seria o fim do clube.

4.º - Consolidar uma equipa técnica competente: além dos já existentes, o departamento de 'scouting' deve ser encarado como de extrema importância para o campeonato que se avizinha. Não ter medo de mudar radicalmente caso não estejam a ser cumpridos os objectivos propostos.

5.º - Criar uma campanha sólida e activa de angariação de novos sócios: aproximar a cidade do clube deve ser visto como um dos pontos mais importantes daquilo que o Portimonense tem que fazer a curto prazo. Mais sócios implicam mais receitas, que por sua vez implicam um maior à-vontade na gestão das contas do clube. Não devemos esquecer que um clube é tão maior quanto os adeptos que tem (exemplos como o Vitória de Guimarães e Sporting Braga devem ser tidos em conta). Não ter medo de apostar na mediatização, caso tal não comprometa os cofres do clube. Não devem ser esquecidos os turistas que nutrem sempre um carinho especial pelo clube de futebol da cidade onde passam férias.

6.º - Melhorar as condições de treino: com uma época mais exigente e com tantos jovens envolvidos nas camadas de formação do clube, é necessário que não sejam esquecidas as condições de treino e de jogo dos mais jovens. Os campos utilizados pelos séniores podem ser utilizados pelas outras camadas e vice-versa, como tal um relvado (Dois Irmãos) e um sintético (Major David Neto) são insuficientes.

Muito mais há a fazer no e pelo Portimonense Sporting Clube. Não referi aqui o aumento do património do clube nem criação de uma sede mais capaz para receber os sócios, alojar todos os serviços administrativos e o arquivo do clube, alojar o espólio museológico do Portimonense (algo que considero de extrema importância: não esqueçamos que o valor dum clube passa pela sua história/títulos/taças e trofeus), pois quem conhece a actual sede saberá que a mesma já se vai encontrando obsoleta. No entanto, por não considerar esse aspecto prioritário não o incluí em nenhum ponto acima.

6 comentários:

Anónimo disse...

Também creio ser importante a criação de um ponto de venda reconhecido de artigos diversos do clube e o aumento da diversidade dos mesmos.

Anónimo disse...

Dário.Focaste aí a história do Portimonense. O espólio sabes onde o encontrar assim como eu já dei conhecimento da pessoa aqui em Portimão que tem um manancial em casa sobre o Portimonense que ningém tem.
Inclusivé dei conta disso ao nosso presidente Fernando Rocha.
Direi mesmo que será um crime perder-se um historial destes.

Sota 3 disse...

o melhor jogador de todos os tempos do Portimonense foi este:
http://algarvalentejo.blogspot.com/2010/05/alexandrino.html

Anónimo disse...

Junto outro ponto:

.Jogar no Municipal!

Anónimo disse...

15:15 - eu já tenho conhecimento disso, obrigado. Creio que esta subida possa servir de catapulta para tal.

17:19 - infelizmente, isso não depende do Portimonense mas sim da Câmara. Como tal, não é um ponto adicionável àqueles que referi.

Ultas Marafados 1984 disse...

Não esquecer o importante encaixe financeiro que a cedência de direitos televisivos irá representar nas contas do Clube.

Para além disso, teremos sempre de contar com a continuidade e possível aumento de empréstimos de jogadores por parte os 3/4 'grandes', que terão todo o interesse em ceder temporariamente jogadores da sua cantera (Wilson Eduardo e Yero, são exemplos disso) e/ou plantel, aproveitando assim para rodá-los em equipas do escalão principal do futebol português.