terça-feira, julho 06, 2010

JOGAR NO ESTÁDIO ALGARVE

O Jornal "A Bola" avança com a possibilidade do Portimonense ter que jogar no Estádio Algarve caso as obras de restauro no municipal não estejam prontas para o início da (agora com nome renovado) Liga Zon Sagres.

Para além desta que será um consequência inevitável, caso os trabalhos não fiquem prontos dentro do prazo - e todos esperemos que não aconteça - uma sócia e leitora do blog deixou no ar uma questão também interessante.

Deverá o Portimonense jogar no Estádio Algarve, em jogos que a receita seja extraordinariamente maior em favor do Portimonense? Isto significaria muito provavelmente 3 jogos (Benfica, Sporting Porto) a jogar em Faro/Loulé.

Argumentos contra:
1) A nível desportivo. Os jogadores teriam de jogar num relvado que conhecem menos bem, com um público em grande maioria a apoiar a equipa que joga "fora".
2) Impacto no município. Com a equipa a jogar em Faro, perder-se-ia uma oportunidade de "encher" Portimão e trazer publico para sectores do comercio hotelaria e restauração. Sendo o Município o principal investidor, patrocinador e impulsionador do Portimonense, dificilmente aceitaria de bom agrado uma decisão deste género.
3) Patrocínios. Sabendo que um Portimonense forte, a jogar na primeira divisão e em casa, poderá ser um factor decisivo para angariar patrocinadores a nível local, e querer que o clube se mantenha por muitos anos num patamar superior, seria complicado explicar que o retorno que poderia advir destes jogos seria deslocado para outras zonas.

Argumentos a favor:
1) Receitas. Poderiam significar um grande balão de oxigénio para as contas do clube.
2) Autonomia. Se o clube conseguisse organizar as suas contas, poderia tornar-se mais autónomo e independente do Município, não deixando este de ter um papel importante.
3) Aproximação de outros algarvios ao clube. (?) Não sei até que ponto isto se iria verificar, mas é uma hipótese.

Nota: É necessário não esquecer que as utilizações do Estádio Algarve são pagas, e uma vez que o turismo seria deslocado para outros municípios, nomeadamente Loulé e Faro, que estão nas redondezas do Estádio, teria que ser feito um bom negócio de modo a justificar o sacrifício.

8 comentários:

Miguel disse...

o estádio do portimonense tá uma vergonha só houve obras de demolição, de construção está a 0! e com esta rapidez nao sei se vamos este ano jogar lá, ir pó estadio do algarve? nunca, como portimonense que sou nao aceito isso!

Anónimo disse...

e quem paga o transporte dos sócios para o estádio do Algarve ?

Guetov disse...

Caro Ruben,

Em Portugal o último caso desses que me lembro foi o tão falado Estoril-Benfica que tanta tinta fez correr. Achava interessante algum de vós fazer esta pergunta ao Litos, ele que se opôs a que essa partida fosse disputada no Estádio do Algarve. Para quem não se lembra, Litos era na altura o treinador do Estoril. Essa brincadeira custou a descida de divisão ao Estoril, daí nunca ter entendido o porquê de ir à procura de uma receita que custou a descida e senão me engano, passado cerca de um ano as verbas ainda estavam por receber...

Na minha opinião só se justificava uma medida dessas e mesmo assim com muitas ressalvas, se o Portimonense já tivesse garantido a permanência, mas já pensaram o que significa para os portimonenses não ter a honra e o privilégio de ver o seu clube jogar em casa com os ditos grandes, onde incluo o Sporting de Braga?

Com uma solução destas, chega-se à conclusão que todos os restantes clubes, à excepção do Benfica, Sporting de Braga, FC Porto e Sporting, deveriam seguir o mesmo exemplo...

Sinceramente, penso que deve jogar em casa por tudo aquilo que escrevi atrás e mais, parece que estamos a partir do princípio que se jogarmos essa partida no Estádio do Algarve, o público será na sua maioria do adversário e jogando fora de casa, será ainda mais difícil jogar contra esses clubes. Já em casa será difícil, quanto mais fora!

Perdoem-me mas parece que muitos Portimonenses já dão esses 8 jogos como perdidos, o que quer dizer, que disputamos pontos em 22 partidas. Na Figueira da Foz, em Paços de Ferreira, Olhão, Figueira da Foz, Setúbal, etc, não se pensa assim...

Cumprimentos

Anónimo disse...

Não Podem ChEGAR aTE Nós UMAS FOTOS DOS JOGADORES EM CELORICO SFFVR????????????

Ruben disse...

Caro Pedro,

Concordo a 100% consigo. :)

Anónimo disse...

Oxalá o meu PORTIMONENSE consiga fazer as obras a tempo,mas quero ver tambem a maoir parte dos que se dizem adeptos e sócios quando vir o BENFICA jogar macacos me mordam só gritam VIVA O BENFICA nesse dia como sócia nem lá ponho os pés pra não ver essa cobardia FORÇA PORTIMONENSE á que não ter medo venha quem vier saudções desportivas

Xico_das_Alcagoitas disse...

pa isso jogavamos na luz ou alvalade ou dragao..faziamos esse favor aos grandes e ficavamos com o dinheiro duma receita bem maior que no estádio d'Almancil..A unica lógica da fundação do clube em 1914 é honrar a cidade e actuar nela..se entramos nessas coisas das receitas os 3 grandes fazem uma liga entre eles e convidam o Braga e nos deixavamos de existir. Futebol sao 11 contra 11 cada um a defender aquilo que se comprometeu.. Almancil Faro Loulé isso para mim é Espanha.. Eu não sou Algarvio sou PORTIMONENSE

Rosa Ramos disse...

Sou Algarvia não vivo em Portimão mas sou adepta e sócia do PORTIMONENSE já alguns anos cada jogo que vou ver faço mais de60km é ter ambição pelo club ou não????