sexta-feira, agosto 20, 2010

ASSEMBLEIAS GERAIS CONCORRIDAS

As assembleias gerais foram bastante concorridas, especialmente em relação ás que tinham sido realizadas anteriormente a esta, com muitos sócios (na sua maioria com antiguidade superior a 10 anos) a comparecerem, tendo decorrido sem qualquer incidente.

Todos os pontos em discussão em ambas as assembleias foram aprovados ou por unanimidade ou por esmagadora maioria, tendo se verificado apenas uma abstenção num dos pontos em apreciação.

Para a parte final ficou a discussão de vários assuntos da vida actual do clube tendo a intervenção do presidente Fernando Rocha esclarecido à partida vários assuntos na ordem do dia.

Foi explicado que o atraso nas obras do Estádio e consequente adiamento dos jogos em Portimão ficaram a dever-se a uma fissura, mas também por se ter encontrado água no subsolo, no local onde será implantado um dos pilares da nova estrutura que sustentará os camarotes, mas que os prazos que foram noticiados após a descoberta desta situação mantêm-se, sendo de esperar que o Portimonense já possa jogar no seu estádio à 10.º jornada, na recepção à Académica. Os procedimentos burocráticos que envolvem a apreciação e adjudicação das obras aos empreiteiros não permitem que este processo se desenvolva mais rapidamente, mas o Portimonense tem estado sempre a par da evolução do projecto.

A estrutura do futebol juvenil sofreu uma reestruturação, por ter sido assim entendido pelos responsáveis daquele departamento, no sentido de melhorar a organização do mesmo.

O jogador Fábio Nunes encontra-se cedido ao F.C. Porto, sendo que em Dezembro existe uma opção de compra que permite a aquisição de 50% do passe, ou de 90% no final da presente época. Os valores a receber poderão oscilar entre os 800.000 e 900.000 euros, dependendo da altura em que a opção for exercida. O Portimonense ficará sempre com 10%, salvaguardando assim uma pequena posição em caso de futura transferência, por exemplo.

Foi explicado que o "negócio" do brasileiro Rafa, se tinha processado em moldes muito semelhantes aos de Fábio Nunes, mas o jogador após um mês a treinar no Porto, deixou de treinar, tendo viajado, ao que se sabe, para o Brasil. O jogador está impedido de ser inscrito no futebol profissional, uma vez que o seu passe pertence ainda ao Portimonense.

O jovem promissor Salvador, que disputou o campeonato de juniores da época passada, foi cedido ao Braga definitivamente, em troca da vinda por empréstimo a custo zero para o Portimonense, do jogador Peña, um jogador que aufere um salário elevado, segundo disse Fernando Rocha.

Foi explicado que existem boas relações com todos os clubes, sejam Porto, Sporting, Benfica ou outros, e que o Portimonense escolhe os seus jogadores tentando obter as condições mais vantajosas possíveis, neste caso o Porto paga a totalidade dos seus atletas, sendo que o Sporting exigia outro tipo de acordo, para os atletas em que o Portimonense estava interessado, nomeadamente Mexer e Wilson Eduardo. Em relação ao Benfica a questão não se chegou a colocar porque a equipa técnica não tinha interesse em assegurar nenhum jogador.

Os campos do Major David Neto, encontram-se precisamente na mesma situação de há muitos anos atrás, onde existe um campo sintético, que será dotado a breve prazo de iluminação, sendo adaptados os holofotes do estádio municipal, que por imposição da liga terão que ser mudados, aproveitando-se assim um recurso sem necessidade de grande investimento. Quanto ao campo que está abandonado, existe uma proposta da Câmara para que além da plantação de relva e recuperação da zona, se construa uma pista que possa ser utilizada para a prática de atletismo em Portimão, projecto que o Portimonense aguarda que seja apresentado a tão breve prazo quanto possível. Estes terrenos estão cedidos ao Portimonense apenas para utilização desportiva, sendo impedido o uso imobiliário.

O Estádio 2 Irmãos encontra-se cedido ao Portimonense pelo município ao abrigo e um protocolo, tendo adiantando o Presidente que tem em perspectiva que o mesmo seja doado ao clube em definitivo.

Foi prestada a informação de que a Câmara Municipal colocará ao dispor dos sócios do Portimonense, os autocarros necessários para as deslocações a Faro, enquanto os jogos lá se realizarem, ficando também a negociação dos encargos que a utilização do Estádio Algarve acarreta (que poderão ser alvo de um acordo especial) à responsabilidade do Município.

O Presidente aproveitou para fazer um apelo a que mais pessoas se associem ao Portimonense, pois até ao dia só cerca de 530 novos sócios se inscreveram.
Foi anunciado o novo reforço Dong Fangzhuo, um internacional chinês que já fez parte dos quadros do colosso Manchester United, e foi colega de Cristiano Ronaldo.

As eleições teriam que ser obrigatoriamente marcadas posteriormente à apresentação do relatório e contas de 2009, pelo que o Presidente requereu à mesa que fossem marcadas assim que possível.

21 comentários:

Anónimo disse...

Que grande chapada de luva branca apanharam muitas almas caridosas que por aqui falam. Parabéns Sr. Presidente, deu a volta ao jogo! E que goleada...

Alfredo Malha
Sócio pagante desde sempre

Guetov disse...

Em primeiro lugar gostaria de informar que ninguém apanhou nenhuma chapada de luva branca pois eram todos assuntos que careciam de explicação.

Algumas respostas não foram esclarecidas, pelo menos na minha opinião.

Por exemplo:

Salvador sai em definitivo para o Braga, sendo que a contrapartida é a vinda de Pena por um ano a custo zero. O jogador valoriza-se a jogar em Portimão e no fim da época regressa a Braga, onde Salvador, excelente promessa, se comprovar os seus atributos, será sempre um activo do Braga. A vinda por um ano de um jogador que não jogava em Braga é assim um negócio tão bom?

Não ficou esclarecido o porquê das mudanças no Departamento da Formação. Quem entrou? Porque saíram os que lá estavam? O sr. Sérgio Rodrigues é o único que se mantem? Porquê? Se o dinheiro canalizado pela Câmara para a Formação chega mesmo todo a quem de direito...

Esta época o Benfica não tinha nenhum jogador que interessasse á Equip Técnica, ok. E o ano passado, e há dois anos?

Em relação a outros assuntos, ficou uma explicação plausível, se realmente se cumprirem datas, por exemplo no caso do Estádio.

Um blog é um espaço de discussão e muita gente parte do princípio que por exemplo esta Direcção é intocável, mas nem esta nem nenhuma. E se não fossem algumas pessoas que passam por aqui levantarem certas situações, por vontade de muitos, não se devia questionar nada!

Cumprimentos

Guetov disse...

Esqueci-me de agradecer ao Ruben por ter colocado este post.

Senão o tivesse feito, não acredito que nenhum Comunicado fosse publicado no site oficial. Aliás, devia ter sido no site que estas informações deviam ter sido colocadas.

Obrigado Ruben, se souberes o que se passa na Formação e se puderes, diz aí qualquer coisa.

footscout disse...

Pedro,

Relativamente ao futebol de formação as alterações passam pelo coordenador técnico, cujo cargo passará a ser desempenhado pelo Prof. Zé-Tó, alguém cuja competência não é sequer discutível e passa igualmente pela substituição de alguns dos técnicos nos vários. Este processo ainda não se encontra concluído até porque os treinos ainda não se iniciaram em muitos dos escalões.

Guetov disse...

Nuno,

O Prof. Zé-Tó foi nosso jogador nos anos 80?

Para além do Prof. José Augusto, saíram também o Prof. Pedro Neto e o Prof. Pedro Arroja? E já agora mais algum? E já agora para onde foram?

Quem chegou com o Prof. Zé-Tó? São também licenciados?

Obrigado Nuno e se não concordaste com algo que te disse, sabes que o que penso digo sempre, sem me esconder no anonimato.

Anónimo disse...

há uma questão que ninguém levantou!!!
Então a auditoria ao anterior mandato deu um resultado de 1.9 milhoes de passivo e no ano de 2009 o passivo era de 2.9 milhoes?

e ainda dizem que reduziram? que contas são essas??!?!?!

Guetov disse...

Por acaso este dado passou mesmo ao lado.

Também me parece que o passivo nunca poderia ser de 2,9 milhões, a não ser que tenha entretanto subido e náo descido.

Algo parece realmente errado...

P. disse...

Não tenho a mínima dúvida das boas intenções de quem gere o clube. Com agrado vejo que alguns dos assuntos que geravam maiores dúvidas foram explicados a quem esteve na AG.

Apenas lamento que o Site Oficial só sirva para anunciar contratações e que sobre esta AG se limite a uma fotografia.

Muito do que está escrito neste post deveria constar nas informações oficiais do clube aos sócios e adeptos em geral. Não creio que seja matéria "top secret".

footscout disse...

Pedro,

Não percebo essa aversão às pessoas que dirigem os destinos do futebol juvenil do Portimonense, até porque duvido que conheças o trabalho que por elas tem sido levado a cabo dentro das limitações que são sobejamente conhecidas. Duvido mesmo que alguém conseguisse fazer melhor.


P.s.: Essa é mesmo a tua opinião ou ela é "encomendada" por alguém?!

footscout disse...

Por principío meu e deste espaço não vamos alimentar polémicas. A prinicipal razão da existência deste espaço é informar, mesmo que com alguma especulação à mistura, e promover o clube o melhor que sabemos. Temos que nos concentrar no essencial que é apoiar o nosso clube no ano do regresso ao escalão principal após 20 anos de ausência.
Eu sou pela UNIÃO e não pela desagregação. O PORTIMONENSE merece!

Ruben disse...

Pedro,

Em relação ao Salvador, quanto achas que ele valia, partindo do principio que o Fábio Nunes poderá render 1 milhão, mas que é um jogador de selecção?

E já agora, não tenho a certeza, mas penso que o Salvador não deveria ter contracto profissional, pelo que não haveria hipótese de impedir que mudasse de clube.

footscout disse...

Rúben,

O Fábio Nunes tinha contrato de formação, quanto ao Salvador não...

Anónimo disse...

isto é mesmo uma mesa de café como dizia o grande P, o que não abona em nada este espaço. Colocam todos os assuntos que apenas se falam nas assembleias, como deve ser próprio de cada clube. Primeiro discute-se onde se deve discutir. Depois dá nisto, confusão, especulação e outras coisas mais.

P. disse...

Nesse caso coloco a questão de outra forma: porque existem confusão e especulação?

Para mim, pelo facto não existir qualquer comunicação cá para fora.

Se não fôssemos nós, poucos saberiam o que aconteceu na assembleia.

Reconheço que numa primeira instância é obrigação do associado estar presente no local da AG. Mas o que se faz a quem gosta do clube e não teve possibilidade de se deslocar, pelas mais variadas razões? Ignoramos essas pessoas?

Ou não seria mais fácil que o próprio clube simplesmente não possibilitasse qualquer tipo de especulação explicando o que pode e deve ser tornado público?

Se um site não serve para isso então serve para quê... anunciar contratações que são conhecidas da imprensa há um mês?

Anónimo disse...

anónimo mas este blog não tem q ser mais q uma mesa de cafe...

Guetov disse...

Pedro,

Concordo plenamente com as tuas opiniões no que diz respeito aos assuntos discutidos,

Nuno,

Eu não tenho qualquer aversão a quem gere a Formação, Se tu dizes que já se faz muito, eu penso que se devia fazer mais. Desde 2007 quando o Prof. Vítor Maçãs, um dos mais conceituados elementos no que diz respeito a Futebol e Formação delineou as bases de um projecto formado e sobretudo dirigido por excelentes profissionais, que eu acreditei que era possível tornar o Portimonense uma referência na área da Formação.
Por outro lado e para quem me conhece, sou um apoiante incondicinal da Formação e dos Jovens. Tive o privilégio de sugerir e acabar por conseguir entrevistar jovens como Fábio Sapateiro, Christian Soares, André Men, Diego Vicente, Bruno Pacheco em duas ocasiões (a primeira tinha ele acabado de fazer 15 anos) e que depois foi seguido por outros colaboradores com Anderson, Fábio Nunes, etc.
E dividi sempre as coisas em duas vertentes, a aposta na Formação de forma a lançar jovens no plantel profissional e outra, muito importante também, mais no aspecto lúdico, no desenvolvimento do jovem, como atleta mas sobretudo na questão humana, etc.
E sinceramente pensei que era possível apostar na vertente desportiva, não esquecendo a da actividade física (não são a mesma coisa).
Não existe por parte dos dirigentes da Formação vontade e/ou capacidade para divulgar o sector, nem quando não havia site, nem com o site. Nunca existiu uma palavra para a estrutura técnica, um apoio visível e desde a abertura do site, tirando fotos que até foram tiradas por um elemento do extinto Blog do Portimonense. Inclusive para a caderneta foi essa mesma pessoa que tirou as fotos e que chegou a acompanhar os júniores durante o decorrer de toda a época, não falhando um jogo, inclusive na Madeira.
Quantos aos dirigentes, muitas vezes nem compareceram. Não falo apenas do sr. Sérgio Rodrigues, mas inclusive do Dr. Batalau, que penso (posso estar enganado) o responsável máximo do sector da Formação. Nunca li nenhum artigo publicado por nenhum dos dois no site oficial nem em lado nenhum. A comunicação de informação referente à Formação foi feita sobretudo pelo Blog do Portimonense e também, noutra escala pelo Portimonense1914, dois orgãos não oficiais. Oficialmente é 0, o que é inadmissível!
Acrescento que quando o Blog do Portimonense foi convidado para realizar o site oficial e depois de duas reuniões com o Dr. Nuno Silva, foi decidido que ficaria um responsável por todas as secções do Portimonense (na altura, Futebol Profissional, Formação, Futsal, Basquetebol e Atletismo) que transmitiria semanalmente conteúdos para serem colocados no site. Tirando as convocatórias e o plano semanal de treino do Futebol Profissional, NADA, repito, NADA nos foi enviado. Ou seja, íamos publicar notícias sem confirmação por parte da estrutura dirigente do clube? Claro que não.
Foi o Blog do Portimonense, tão criticado, que deu voz e mostrou os nossos jovens. Inclusivamente, o Bruno Pacheco foi convidado por mim para comentador de um relato da Voz Desportiva.
De que forma são apoiados e divulgados os nossos jovens por parte da estrutura oficial do clube?
E partindo do teu princípio, que tenho aversão pelos dirigentes da Formação, pergunto-te se esses dirigentes tinham e têm aversão ao Prof. José Augusto e restantes elementos que o acompnahavam?

Termino dizendo-te Nuno, que ninguém me encomendou nada e essa pessoa que estás a falar, que se chama Paulo, não falo com ele desde Janeiro deste ano.

Um abraço

Guetov disse...

E não seria óbvio ter contratos de Formação com elementos com a qualidade do Salvador? Desta forma, nunca os nossos jovens, com uma excepção ou outra, nunca serão activos do nosso clube.
Mesmo os contratos com o Bruno Pacheco e com o Fábio Nunes foram feitos tardiamente.

Em relação ao passivo apresentado em 2009 e agora, já alguém chegou a alguma conclusão?

Cumprimentos

Anónimo disse...

Gostaria de deixar algumas perguntas no "AR";

- Para quando a eleição do novo (velho)presidente, neste momento ao abrigo da lei já deviam ter sido convocadas eleições?~
- Quem percebe de construção civil? Será que alguém tem coragem de dizer a esses senhores que jogar no estádio municipal deportimão,nas melhores da hipoteses na próxima época.
- Alguem já perguntou quem vai pagar o $ aos sócios que tem lugar cativo e que este ano não aquecem lugar!
- As receitas que a cidade vai perder pelo o facto de não se realizarem os jogos em Portimão!
- Inicialmente as obras no estádio seriam de 1.200.000,00€ e agora houve mais um valor a acrescentar 800.000,00€, faz um total de 2.000.000,00€, pois e depois a CMP faz empréstimos em espanha pagar ordenados!
Perante isto meu amigos isto é mesmoá cara do nosso poder um desgoverno.

Anónimo disse...

O Bruno Pacheco e nem nenhum dos outros que falaram tem contratos.

Anónimo disse...

Bom dia.

Sou sócio desde esta época. Tenho direito a estar presente numa Assembleia Geral? É que até ao momento não recebi qualquer convocatória.

Muito obrigado e as desculpas pela minha ignorância.

PS: Não deixem cair este espaço. A liberdade é isto mesmo, falar educada e civilizadamente sobre todos os assuntos, mesmo que alguns sejam mais sensíveis.

Ruben disse...

Tem direito a estar presente na AG, mas ainda não a votar. Só após 6 meses de associado.

As convocatórias não são enviadas por carta, apenas publicadas em pelo menos um jornal e afixadas na sede.