terça-feira, agosto 03, 2010

BONS VALORES NA FORMAÇÃO

Congratulo-me com a integração de Alhassan Wakaso, o jovem ganês, que apesar de ter cumprido apenas metade do campeonato nacional de juniores do ano transacto, mostrou além de um porte físico considerável, uma maturidade que não é normal para jogadores da sua idade, e sobretudo sendo recém-chegando à Europa.

Se já na época passada tive a oportunidade de observar aspectos positivos, nesta pré-temporada, e jogando numa posição que não seria a sua preferida, comprovou a maturidade, tranquilidade e muita concentração no eixo defensivo.

A infelicidade que lhe bateu à porta, fará com que provavelmente perca algum terreno, mas visto que ainda tem idade de júnior, é bem possível que no futuro, possa integrar os treinos da equipa principal, e ao mesmo tempo ganhar algum ritmo competitivo no escalão de formação.

Mas como sugere o título deste post, outros valores existem que merecem oportunidade. Tudo depende da política que se coloca em prática, primeiro por parte da direcção, depois por parte do treinador. Há treinadores que preferem que o grupo de trabalho seja sempre o mesmo, com poucas interferências, e outros que gostam de dar oportunidade a potenciais novos valores.

Neste sentido, destacaria quarto elementos que penso que são os que sobressaem, sem querer desvalorizar nenhum outro.


Carlos Henriques - Guarda-redes - 1.º ano de Júnior - Um guarda-redes com boa estampa física, e que mostra bons pormenores técnicos (ao nível da sua posição).
André Salvador - Defesa/Médio - 1.º ano de Júnior - Pode jogar em várias posições, sobretudo com missões mais defensivas, mas preferencialmente na posição de médio-defensivo. Pela sua agressividade e pelo empenho que coloca em campo, destaca-se dos demais, mas também revela bons pormenores técnicos.
Bruno Pacheco - Defesa esquerdo - 2.º ano de Júnior - Boa estampa física, tem a vantagem de jogar numa posição onde escasseiam jogadores, sobretudo com as sua características, e com o seu pé esquerdo. Tem boas bases, é um jogador de selecção, se for bem trabalhado, poderá sair um bom jogador.
Vítor Gonçalves - Médio - 2.º ano de júnior - Este tecnicamente é o elemento mais evoluído da equipa, e com grande visão de jogo. Este ano vai ser importante para descobrir se conseguirá singrar num futebol cada vez mais físico.

Estes e outros jogadores têm potencial, mas obviamente nem todos vão ter oportunidade de chegar a profissional. De qualquer forma, para eles deverá sempre ser um orgulho poder dizer que já vestiram a camisola do Portimonense, e que deram tudo por ela. Espero que continuem a evoluir como jogadores e como pessoas.

10 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente... Falam da Formação do clube!!

Grande Post... ;)

P. disse...

Vi o Wakaso nos juniores ao lado do Salvador e creio que ambos fazem um meio campo defensivo muito poderoso e acima da média.

Parece que o Wakaso tem sido testado como defesa central com os seniores... não o vi nessa posição mas lamento a lesão que o obrigará a partir com atraso para a nova época.

Anónimo disse...

o Salvador ja nao jogador do PSC foi para o Junires do BRAGA

Anónimo disse...

DUVIDO MUITO QUE MUIDO GANES VA PARA O JUNIORES E QUE O BRUNO FIQUE NO CLUBE

Guetov disse...

Salvador foi para o Braga, então, quanto receberá o Portimonense pelos direitos de formação? Nada não é? Vem o Pena por empréstimo...

Sem comentários

Cumprimentos

Miguel disse...

muitos dos juniores do portimonense, tem mais qualidade que certos sul americanos e afins. deixo aqui nomes como roberto (internacional) joao paulo, fábio raimundo, hernani, o propio fábio sapateiro. nao seriam melhores que rafael freitas, maxi assis, malic ventura.. eu só vejo beneficios em apostar nos nossos jogadores, baratos, amam mais o clube do que certos jogadores que nem o nome do nosso clube sabem dizer!

Anónimo disse...

o fabio nunes sempre foi para o porto?

Anónimo disse...

miguel andas so um bocadinho desactualizado..

Guetov disse...

pelo menos alguém pergunta por uma das situações que estão para explicar!

Fábio Nunes foi para o FC Porto? Que contrapartidas financeiras recebemos? Mas ninguém pergunta, ninguém esclarece, mas acreditem se foi não receberemos nada. E não se fala mais nisto, é assim o Portimonense!

E se o Wakaso um dia sair, apostem lá qual será o seu destino? E quem diz o Wakaso diz qualquer outro jogador da Formação.

Bruno Pacheco, por onde antes tu? Será que ainda estás no Portimonense? Grande Bruno, diga-se de passagem. Grande Salvador, Grande Vítor!

Cumprimentos

Cumprimentos

Anónimo disse...

Desses 4 , destacaria o Vitor. Dotado técnicamente, velocidade, visão de jogo, e acima de tudo.. Humildade.

Saudações.