segunda-feira, agosto 09, 2010

NOTAS FINAIS SOBRE O TORNEIO DO CENTENÁRIO DO V. SETÚBAL

CRÓNICA ENVIADA POR PEDRO CUSTÓDIO

O Portimonense embora não tenha deslumbrado nos últimos aprontos antes da estreia na 1ª Liga, exibiu-se em plano agradável no Torneio do Centenário do Vitória FC., em Setúbal, na passada 6ª feira.

Litos, não podendo contar com o lesionado Ventura, nem com André Pinto e Candeias, ambos ao serviço da Selecção de sub-21, testou uma equipa muito próxima da que deverá iniciar o Campeonato na próxima 6ª feira, em Braga.

PORTIMONENSE VS OLHANENSE (0-0)

No 1º jogo da tarde, jogado sob um sol abrasador, o Portimonense jogou uma partida de 45 minutos diante do seu rival Olhanense. À semelhança do verificado no Torneio do Algarve, as equipas voltaram a empatar sem golos, numa partida jogada a um ritmo lento e sem grandes motivos de interesse.
O Olhanense entrou melhor no jogo, no entanto face ao acerto da defesa alvinegra, apenas conseguiu criar situações de perigo em duas saídas extemporâneas do guarda-redes Pedro Silva.
A partir dos 15 minutos, o Portimonense ganhou um ligeiro ascendente, sobretudo graças ao inconformismo de Ivanildo e Kadi.
O Portimonense delineou alguns bons lances de ataque, no entanto pareceu faltar-lhe alguma objectividade na definição dos lances.
Neste 1º jogo, o Portimonense alinhou em 4X3X3. A defesa exibiu-se a bom nível, com os laterais Pessoa e Nilson muito ofensivos e a dupla constituída por Di Fábio e João Paulo intransponível. Pedro Moreira encheu o campo, tendo o dom da omnipresença, Elias acusou alguma lentidão e Jumisse, fisicamente forte e com boa leitura de jogo, foram os homens do meio-campo. Na frente Ivanildo esteve bem, Kadi foi uma agradável surpresa e Lito pouco se viu.
A arbitragem foi má, permitindo alguma violência da parte dos homens de Olhão. Carlos Fernandes agrediu Ivanildo com um pontapé e acabou por ser substituído por Fáquira, depois do fiscal de linha, que se encontrava a dois passos do lance, nada ter visto.
À semelhança do Torneio do Algarve, seriam as grandes penalidades a decidir o vencedor da partida. No entanto, desta vez a sorte sorriu ao Portimonense, que venceu por 3-1 (Lito foi o único jogador dos alvinegros a falhar, contra 3 pontapés falhados do seu opositor).


VITÓRIA DE SETÚBAL VS OLHANENSE (2-0)

No 2º jogo da tarde, a equipa da casa, o Vitória de Setúbal, venceu de forma categórica o Olhanense, por 2-0. Num dos 1os lances do jogo, Henrique marcou depois de excelente jogada de Ney. O 2º golo seria marcado por Gallo, aproveitando o deficiente posicionamento na baliza de Ricardo Batista.

VITÓRIA DE SETÚBAL VS PORTIMONENSE (1-0)

No último jogo da tarde, entre Vitória de Setúbal e Portimonense, iria decidir-se o vencedor do Torneio. O Portimonense teria que vencer o seu adversário para sair vencedor do Torneio.
Litos fez apenas 2 alterações relativamente ao 11 que havia empatado com o Olhanense. Jogou num 4X4X2, com Nuno Santos a jogar na baliza em detrimento de Pedro Silva e Ângelo Peña a entar no lugar de Lito.
O Portimonense não entrou muito bem no jogo e sofreria um golo muito cedo. João Paulo foi lesto a aliviar e permitiu a Zeca inaugurar o marcador, depois de uma 1ª defesa muito boa de Nuno Santos.
Litos, arriscou tudo e pôs o Portimonense a jogar com apenas 3 defesas. João Paulo deu o seu lugar a Pires. Elias, mais uma vez muito lento, cedeu o seu lugar a Pedro Moita. O Portimonense cresceu na partida e apenas por manifesta falta de sorte não saíu de Setúbal com outro resultado. Umas vezes por ineficácia e outras pela excelente exibição do guarda-redes sadino Diego, que foi considerado o melhor g.r. do Torneio.


POSITIVO:
DI FÁBIO - patrão da defesa, exibiu-se a grande nível. Aparenta ser lento pela sua estatura, no entanto tem velocidade e um excelente poder de antecipação.
OS LATERAIS - continuam com a corda toda. Nilson e Pessoa prometem uma boa campanha.
PEDRO MOREIRA - o melhor em Setúbal. Que jogador senhores!
JUMISSE - bons indíces físicos e um bom sentido posicional.
KADI - levezinho, mas muito trabalhador. Bom domínio de bola não dá um lance por perdido.

NEGATIVO:
JOÃO PAULO - até se estava a exibir em bom plano, no entanto o erro que deu o golo ao Vitória é de uma infantilidade...
ELIAS - muito lento, parece já não ter futebol para uma 1ª Liga.
LITO - uma sombra do que o vimos fazer em Coimbra!

Agradecimento: Ao Pedro Custódio, membro fundador do Blog do Portimonense, autor da crónica acima publicada.

Sem comentários: