Um golo de Edgar em cima do minuto 90 deu ao Vitória de Guimarães o passaporte para a próxima eliminatória da Taça de Portugal à custa de um Portimonense que jogou mais e melhor mas continua arrastar uma série de maus resultados (já está fora da Taça da Liga e em lugar de despromoção na Liga).
Para além dos onze jogadores do Vitória, o Portimonense jogava também contra a história: das três vezes que os algarvios e minhotos se haviam encontrado para a Taça de Portugal, o resultado foi sempre desfavorável aos de Portimão. Da última vez, em 87/88, o Vitória "roubou" mesmo uma final no Jamor ao Portimonense: deu 2-1 para o Vitória.
Numa altura em que passa por uma crise de resultados (que passou precisamente por Guimarães, onde perdeu por 0-2), o Portimonense começou exactamente como mais desejaria começar: com um golo, logo aos 4 minutos. Nilson cruzou bem da esquerda e um Renatinho, livre de marcação, cabeceou sem hipóteses para o outro Nilson, o guarda-redes vimaranense.
E apesar do golo madrugador, o Vitória não reagia e continuou a ser o Portimonense a mandar num jogo (com a influência de um adaptado Pedro Silva no meio-campo) e a ser mais perigoso, principalmente pelas iniciativas de Candeias no flanco esquerdo. Pelo outro lado, o Vitória mostrava uma apatia inexplicável e só se mostrava no ataque através das subidas do lateral-esquerdo Bruno Teles. No entanto, a melhor ocasião de golo até ao intervalo acabaria por ser do extremo Candeias, que levou uma bola à barra através de um livre directo.
Mas se o Vitória de Guimarães pouco tinha feito até ao intervalo, na saída dos balneários acabou por marcar exactamente ao minuto 4 (o mesmo em que o Portimonense tinha marcado, mas na primeira parte). E a partir daí, houve um jogo completamente diferente, com o Vitória a fazer pela vitória.
Mas depois de um período inicial de pressão do Vitória de Guimarães, foi mesmo o Portimonense a pressionar mais e era o treinador Litos a dar o mote, quando tirou o central André Pinto para meter mais um médio, recuando o lateral Pedro Silva (que vinha jogando no meio-campo) para central. E os algarvios foram somando ocasiões junto à baliza vimaranense (e pontos à exibição do guarda-redes Nilson) sem, no entanto, conseguir consumar esse domínio em golos.
No entanto, em cima do minuto 90, quando no estádio já se pensava no prolongamento, foi mesmo o Vitória de Guimarães a conseguir um golo, através do ponta-de-lança Edgar que, mesmo numa tarde fria, gelou o ambiente num Estádio Algarve com pouco mas entusiasta público.
O Portimonense acabou por prolongar a sina dos últimos jogos para a Taça de Portugal. Depois de uma série de resultados menos bons na Liga portuguesa e da eliminação da Taça da Liga, continua a praticar um futebol ofensivo e por vezes até entusiasmante, mas a não conseguir traduzi-lo em bons resultados.
Fonte: Maisfutebol
Ficha de Jogo:
Estádio: Algarve.
Assistência: 694 espectadores.
Árbitro: Luís Catita.
Árbitros Assistentes: Nuno Roque e Bruno Almeida.
4º Árbitro: Nuno Almeida.
Portimonense:
Ventura; Ricardo Pessoa "capitão", André Pinto (79`Elias), Di Fábio, Nilson; Pedro Silva (90`Pires), Jumisse; Ivanildo, Renatinho (66`Lito), Candeias e Calvin Kadi.
Suplentes não utilizados: Pedro Silva; Rúben Fernandes; Pedro Moreira e Hélder Pelembe.
Treinador: Litos.
V. Guimarães:
Nilson; Alex "capitão", João Paulo, Ricardo, Bruno Teles; Cléber, João Alves (45`Rui Miguel), Edson Sitta (88`Flávio Meireles); Maranhão, João Ribeiro (82` Targino) e Edgar.
Suplentes não utilizados: Serginho; Freire; Pereirinha e Toscano.
Treinador: Manuel Machado.
Acção Disciplinar: Cartões Amarelos para Bruno Teles (32`), Cléber (36`), Pedro Silva (51`), Nilson (64`), Rui Miguel (68`), Ventura (78`), Targino (84`) e Edgar (89`).
Marcadores: 1 - 0 por Renatinho (4`), 1 - 1 por João Paulo (50`) e 1 - 2 por Edgar (89`).
Resultado Final: 1 - 2.
8 comentários:
Jornal O Jogo:
Litos vai abandonar o comando técnico do Portimonense, devido aos maus resultados da equipa algarvia. Eliminado ontem pelo Guimarães, depois de já ter sido afastado da Bwin Cup, numa série de oito jogos sem ganhar, o treinador responsável pela subida da equipa ao primeiro escalão vai deixar a equipa assim que o presidente do clube, Fernando Rocha, regressar do estrangeiro. Segundo O JOGO apurou, além dos maus resultados, na base da decisão está ainda a má relação entre Litos e alguns jogadores.
Pedro Simões, como te disse há uma semana, já estava tudo decidido para a vinda de Ulisses Morais. A fonte é segura e só por questões monetárias o acordo pode falhar. Num processo idêntico a Luís Martins e Vítor Pontes, que já estavam de saída duas semanas antes do desenlace.
Por mim gostava de ver a possibilidade de José Morais que está com Mourinho, mas não há qualquer hipótese. Ulisses Morais não será de todo um nome consensual entre os amantes de futebol e a massa adepta. A ver vamos...
Pedro, posso-lhe garantir que isso nao passa duma grande mentira. Parece-me que o jornal o jogo vai seguir as pisadas do jornal a bola.
Pedro, até ao final da semana passada o Ulisses Morais não era hipótese, nem havia sido convidado.
Mas que vários se ofereceram, acredito...
Não encaro esse comportamento como má relação com os jogadores. Assito a grande parte dos treinos, facto que me é permitido pela minha condicao de reformado e simplesmente aquilo que vejo é que nas equipas de Litos não há lugares cativos o que pode deixar alguns irritados. Mas isso é normal. Não é do meu agrado que Litos saia porque agora que o calendário mais dificil está a acabar...e agora que vem a sequência de jogos "mais acessiveis" é que querem mandar o homem embora. E despedem-no num contexto sem condições!! Dúvido que algum faça melhor.
Quanto a Ulisses Morais parece-me uma pessima escolha, parece-me uma pessoa sem caracter tendo em conta por a saida dele de varios clubes...por exemplo a saida do Estoril-Praia na altura com Litos a adjunto.
Peco a todos que sejam coerentes.
Enquanto socio quero Litos até ao final.
Abraço
Portimonense sempre
Pedro Antonio Caldas
Tirem o cavalinho da chuva aqueles que acham que Litos está com um pé fora do portimonense porque na verdade estão MUITO ENGANADOS. Pede-se duma vez por todas a estes senhores ditos jornalistas (a mando dos treinadores amigalhaços do norte que nao tem clube)que acabem com estes jogos de bastidores e que parem de tentar envenenar e destabilizar o seio do portimonense.
Tanto quanto sei... em breve sera dada uma conferencia de imprensa em que sera reforçada a posicao de litos como treinador do portimonense.
e mais nao digo
aguardem.
querem apostar com este orçamente que temos este ano mas com uma com um apoio administrativo exclente ,mas !!!nao o temos ,somente razoavel iriamos longe exemplo g.d.chaves finalista da taça epoca 2oo9-2010 venha um "pinto da costa" iremos longe.
Ya o chaves fui muito longe, finalista da taça, foi tão longe que teve de descer!
ok !desceu ok!por isso mesmo !!na 2B FOI A FINAL DA TAÇA E NOS 14 EPOCAS NA 1 DIV. ja fomos?????? a final?????? assim com historial ganha-se soçios e prestigio.
Enviar um comentário