sábado, dezembro 25, 2010

MIRO E DOMINGUÊS FALADOS NA COMUNICAÇÃO SOCIAL

O jornal "O Jogo Online" lança dois nomes como possíveis reforços do Portimonense no mercado de Janeiro: Miro e Dominguês, ambos moçambicanos. Terá sido esta a razão para a viagem de Litos a Moçambique no início de Dezembro, alegadamente por razões pessoais? Ambos os jogadores são internacionais pelos mambas e curiosamente marcaram os golos da vitória por 2-1 sobre a Suazilândia em jogo disputado no passado mês de Agosto. No dia 5 Setembro, foram titulares com Jumisse e Pelembe no jogo frente à Líbia que terminou sem golos.

Miro (Daniel Almiro Lobo) nasceu a 30 de Abril de 1982 (tem 28 anos), alinhou como médio defensivo embora deslocado das suas funções, habitualmente nas laterais. A crónica refere que Miro marcou "um golo, de uma belíssima execução (...) na cobrança de um livre à entrada da área".

É um jogador aparentemente frágil (165 cms/68 kgs) e evolui no Platinum Stars, clube da África do Sul. Antes teve passagem pelo Bidvest Wits (clube que emprestou Kadi ao Portimonense) e experimentou uma incursão no campeonato húngaro que foi a sua primeira aventura europeia quando saíu do Maxaquene.

Dominguês (Elias Gaspar Pelembe) nasceu a 13 de Novembro de 1984 (tem 26 anos), jogou a médio ofensivo pelas alas e marcou de grande penalidade (imagem do golo acima).

Tem 173 cms e é jogador do Sundowns (África do Sul). Antes teve passagem pelo Supersport e sagrou-se Campeão logo na época de estreia (também eleito melhor jogador da Premier Soccer League duas temporadas consecutivas), onde chegou proveniente do Desp. Maputo. É apresentado como um dos maestros da selecção de Moçambique.

Esta época já alinhou em 6 jogos pelo seu clube mas não marcou qualquer golo. Na temporada anterior, 2009/2010, somou 25 jogos (2188 minutos) e marcou 1 golo.

Caso o interesse do Portimonense seja mesmo verdadeiro, resolver esta transferência poderá ser autêntico desafio dado o elevado salário auferido pelo atleta que ronda 20.000 euros mensais, segundo um site Moçambicano. Valor totalmente fora do budget alvinegro que indica uma única possibilidade: a vinda por empréstimo.

Num artigo intitulado “Dominguez inspira Moçambique (Dominguez inspires Mozambique), a FIFA fala da lucrativa transferência - uma das mais caras do futebol sul-africano - de Dominguez para o Mamelodi Sandowns, clube do magnata sul-africano Patrice Motsepe. Segundo os registos do orgão máximo do futebol mundial, a transferência de Dominguez está avaliada em cerca de 500 mil euros, e o “puto maravilha” deverá receber cerca de 20 mil euros por mês, valores considerados medianos ao nível do futebol europeu, mas que são módicos para o futebol africano.

Ainda no mesmo artigo, a FIFAfaz uma pequena referência aos momentos de glória do atleta no Desportivo de Maputo e a sua con­sequente transferência para o futebol sul-africano, onde logo na sua estreia foi campeão e duas vezes consecutivas melhor jogador da Pre­mier Soccer League (campeonato sul-africano).

O artigo fala ainda do interesse de alguns clubes europeus em contratá-lo, e cita Dominguez a dizer que “tive contacto com alguns clubes (da Europa), mas nada de concreto. Tive algumas conversas por telefone.

Penso que me enqua­draria bem no futebol espanhol, porque o estilo de jogo assemelha-se ao meu. Gostaria de jogar lá (Espanha) um dia. Isso significaria que a minha capacidade técnica foi reconhecida”.

Fonte: Desporto Maputo

8 comentários:

Anónimo disse...

Jumisse e pelembe nao têm qualidade ainda para jogar na liga zon nao espero que estes tenham

Anónimo disse...

uns vao buscar a argentina nos vamos a moçambique

Anónimo disse...

Nao sendo conhecedor da qualidade destes jogadores penso que a por ai jogadores sem contrato com muita qualidade com por exemplo jose goncalves pode jogar tanto a central como lateral, geraldo central irmao do bruno alves, roberto ponta de lanca, lourenco ponta de lanca,etc.

Anónimo disse...

Com muito respeito por Moçambique e pelos jogadores desse país, não é com jogadores jovens e sem experiência na 1ª liga que vamos conseguir a manutenção, jogadores jovens e sem experiência já temos cá muitos, precisamos é de "ratos velhos" como se costuma dizer na gíria do futebol.

Anónimo disse...

toda a ajuda para a reconstruçao do municipal é bemvinda espero que com estes dois a obra consiga avancar mais depressa

Vitorino Júnior disse...

Eu conheço muito bem estes 2 jogadores e vos digo,não devem nada aos demais jogadores á actuarem na Europa.

Sergio Gaspar disse...

ha antonio vejo q ex muito mau...pelo menws o noxo puto maravilha'DOMINGUEZ' tem grandex qualidadex,ixo n se dixcute ja ta cm provado.

Sergio Gaspar disse...

o dominguez tem talento,ele sim é o maextro do futebol nacional,apenas o fixico dele é q inpedelhe a paxagem pa europa.