Carlos Azenha voltou a não dar-se bem com o Vitória de Setúbal. O novo treinador do Portimonense, que não deixou saudades na cidade do Sado, perdeu na estreia como treinador da equipa algarvia, e perdeu também a oportunidade de aproximação na tabela classificativa aos sadinos.
Neste seu primeiro jogo, Carlos Azenha não alterou o esquema mais utilizado por Litos, o 4-2-3-1, mas mudou protagonistas e funções. Pedro Silva avançou no terreno, passou de trinco a médio ofensivo, entrando para as duas posições mais recuadas do miolo Elias e Pedro Moreira. Na defesa, João Paulo substituiu Di Fábio no centro e Rúben Fernandes entrou para a lateral esquerda em detrimento de Nilson.
No Vitória de Setúbal, Manuel Fernandes delineou o onze em 4-4-2, em losango, com Silva a trinco, Ney e Hugo Leal como interiores, e Neca a dez. No ataque, Henrique esteve mais fixo que Pitbull, que caía nas alas, principalmente na esquerda, já que na direita, Ney também por lá aparecia.
Do céu o marcador coloriu-se sem que nada o fizesse prever, tão encaixadinhas estavam as duas equipas, bem distantes das balizas, correndo poucos riscos e à procura do erro alheio. E foi assim que aconteceram os golos. O primeiro para os sadinos, que aproveitaram uma asneira de João Paulo, infantil na área ao agarrar Valdomiro, na sequência de um canto da esquerda. Um lance inofensivo que foi penalizador para os algarvios, pois Pitbull agardeceu a benesse e concretizou a grande penalidade.
As ofertas continuaram e João Paulo voltou a ser rei mago, escorregando na sua área deixando a bola encontrar o pé direito de Neca, que deslumbrado por se ver sem saber em frente a Ventura, atirou ao lado. Um lance que poderia ter sido fatal para os algarvios, que viria mesmo a vantagem ser anulada sete minutos depois. E também com embrulho e lacinho. Miguelito deixou Lito escapar para de cabeça finalizar um cruzamento de Candeias, com Diego a deixar a bola passar por baixo das pernas. Dois minutos depois, o Portimonense assumiu a liderança do marcador, por Pires, que isolou-se após uma disputa de bola entre Candeias e Valdomiro, com o central a não conseguir anular o lance. Protestou falta, viu amarelo e pouco depois foi substituído, por Jaílson.
Com a troca, Manuel Fernandes tentou dar mais profundidade ofensiva à equipa, emparelhando Jaílson e Henrique no ataque, com Pitbull nas costas. Collin passou para central e Ney recuou para defesa-direito. Com o intervalo à porta, a mudança não teve resultados práticos, e até foi o Portimonense que esteve mais próximo de festejar, numa nova oferta de Miguelito, que cabeceou para trás presenteando Pires com oportunidade para finalizar. Diego salvou-lhe a pele.
O dia de reis festejado ontem ainda continuava presente no espírito dos jogadores. Depois de João Paulo, Miguelito e Valdomiro, foi a vez de Ventura entrar em cena: cruzamento inofensivo de Ney, o guarda-redes emprestado pelo F.C. Porto meteu as mãos à bola para a introduzir na sua baliza, dando um monumental frango dois minutos depois do intervalo. Quatro minutos a seguir, nova ingenuidade algarvia, com protagonista repetido. João Paulo voltou a cometer nova grande penalidade, agora sobre Jaílson e Pitbull voltou a não perdoar. Tiros nos pés que ajudaram Manuel Fernandes, com ataque reforçado por Zeca (em vez de Silva).
Foi com muita vontade e pouco discernimento que o Portimonense reagiu. Azenha apostou em Aragoney e Ivanildo, mas o moral e a inferioridade numérica não ajudaram e foi o Vitória, com mais espaço, que esteve sempre por cima, ampliando com naturalidade a vantagem, por Henrique, a quinze minutos do final.
Nos descontos o Portimonense ainda amenizou a derrota, por Ricardo Pessoa, que converteu uma grande penalidade por falta de Ney sobre Lito. Ganhou quem menos erros cometeu.
Texto e Imagem: Maisfutebol
Estádio: Algarve.
Assistência: 1.000 espectadores.
Árbitro: Jorge Sousa.
Árbitros Assistentes: José Ramalho e José Luís Melo.
4º Árbitro: João Lamares.
Observador: Natálio Silva.
Delegados: Esmeraldo Augusto e Fernando Arrojado.
Portimonense:
Ventura; Ricardo Pessoa "capitão", André Pinto, João Paulo, Rúben Fernandes; Elias (59`Ivanildo) , Pedro Silva (78`Soares), Pedro Moreira; Lito, Candeias e Pires (68`Aragoney).
Suplentes não utilizados: Pedro Silva; Nilson; Hélder Pelembe e Dong Fangzhuo.
Treinador: Carlos Azenha.
V. Setúbal:
Diego; Collin, Ricardo Silva "capitão", Valdomiro (38`Jaílson), Miguelito; Silva (45`Zeca), Ney Santos, Hugo Leal, Neca; Cláudio Pitbull e Henrique (86`Djikiné).
Suplentes não utilizados: Ricardo Matos; Anderson do Ó; José Pedro e Sassá.
Treinador: Manuel Fernandes.
Acção Disciplinar: Cartões Amarelos para João Paulo (14`), Elias (45`), Jaílson (66`), Ney Santos (90`) e Ricardo Pessoa (90`). Cartão Vermelho por acumulação de Cartões Amarelos para João Paulo (52`).
Marcadores: 0 - 1, Cláudio Pitbull (14`g. penalidade), 1 - 1, Lito (30`), 2 - 1, Pires (32`), 2 - 2, Ney Santos (48`), 2 - 3, Cláudio Pitbull (52`g. penalidade), 2 - 4, Henrique (76`) e 3 - 4, Ricardo Pessoa (92`g. penalidade).
Resultado Final: 3 - 4.
24 comentários:
Os dois penaltys do Setubal foram claramente decisivos para o resultado do jogo.
1º penalty: Valdomiro agarra João Paulo, empurrando-o e de seguida puxando. Esta mudança de direcção provoca a queda João Paulo, que ao sentir o desequilibrio procura provocar a queda ao adversário, agarrandfo-o com mais força e puxando-o. Era falta ofensiva.
2º penalty: João Paulo igeneo agarra o braço do adversário, que cumpre a sua "função" de se atirar. Penalty? Se houve um puxão, então deveria ser penalty? Não. Primeiro: se houve um puxão, vai existir um desequilibrio, logo o jogador deveria tentar equilibrar-se, tentando afastar as pernas para aumentar á área de sutentação. Isso não aconteceu, se reparmos bem ele junta-as, logo devia sentir-se perfeitamente equilibrado para finalizar. Segundo: se houve um puxão existe influencia no movimento do jogador, ou seja, existirá uma resposta á força exercida. A queda mais parece que resulta de um empurrão e não de um puxão. Era penalty se o jogador não tivesse chegado á bola por ter sido puxado, como não faz um movimento resultante da acção do João Paulo...
Tentei argumentar o que aconteceu nestes lances tentando que não houvesse duvidas mas qualquer um vai lá pelo senso comum: 1ºpenalty Valdomeiro agarra 1º; 2º penalty é um "mergulho".
Cada um vê o que quer, ou o que lhe pedem para ver...
RicardoBarros
A meu ver, a inexperiência do João Paulo, que não me parece ter qualidade para uma SuperLiga, e o erro infantil do Ventura, que até é um bom GR, mas que ainda tem muito para crescer e evoluir, foram as principais causas para a derrota de hoje. Ou seja, acabou por ser mais do mesmo, a equipa até mostrou alguma qualidade - especialmente na primeira parte -, mas o resultado foi o do costume: perda de pontos!
Se já estava (muito) complicado, agora, então, acabámos de confirmar o cenário que menos desejávamos, a descida.
E A CULPA ERA DO MISTER LITOS! Nunca o portimonense levou 4 em casa!!!! Uma vergonha a escolha da equipa...a postura dos adjuntos (cambada de traidores) e do azelha que nao se levantou do banco e ainda teve o descaramento de vir para a comunicacao social dizer que este jogo nao era um jogo de vida ou de morte! ta a pensar em que ?! em ir dar 4 ao braga e ao benfica .... a naval a precisar de pontos!! POUPEM.ME AOS COMENTARIOS DESSE CRETINO!! Ta farto de fazer contas e continhas para a manutencao mas tantas contas fez que se viu ontem o resultado!!!!!havemos de ir longe!!!!!
Uma vergonha o que aconteceu ao kadi... se nao sabem informem-se! so treinadores sem categoria fazem isso!!!!
LITOS VOLTA! O TEU CARACTER INTEGRO E A TUA BOA RELACAO COM OS JOGADORES (AO CONTRARIO DO QUE SE DIZ) DEIXARAM SAUDADES.
O PRESIDENTE VAI SE ARREPENDER DO QUE FEZ...E NESSA ALTURA, TOO LATE!!!!!!
concordo plenamente com a vossa opniao dos penaltys. penso que o joao paulo é tambem 1 pouco ingenuo para a 1ª liga pode ir entrando aos poucos mas nao para ser titular ja.
pedro
Que desilusão,defrontamos uma equipa vulgarissima que teve duas oportunidades de golo(marcou um)e sofremos 4 golos,isto ainda não tinha acontecido com o Litos.
Quando ouvi o n/pres.apresentar este treinador(recuso-me mencionar o nome)dizendo que o contratou por jogar SQUASH com o filho,então o nosso destino ficou marcado.
Temos agora um treinador perdedor,(5 jogos feitos na 1ºLiga sem qualquer vitória)um presidente demissionário,e um guarda-redes que não guarda coisa nenhuma,vidé golos sofridos contra Sporting,Porto,Nacional,incrivel o golo de ontem,como é possível um atleta profissional ficar tão indeferente ao golo sofrido como as imagens da tv mostraram.
Neste desporto tem de haver união de grupo,e o carregador de piano Jumisso mostrou o quanto estamos afastados dessa união,ao contrário de BALÚ,um profissional sério,neste plantel temos gente a mais que não merece vestir a camiseta honrrada deste glorioso clube,que o é em qualquer divisão.
Que me lembro na minha já longa vida nunca a entrada de um treinador no clube foi tão desanimadora como esta,e é muito mau para uma cidade inteira quando temos um treinador que foi contratado por ser amigo do filho do SrºPresidente,
cumprimentos a todos os PORTIMONENSES e ao Toy Marafado.
ontem não tive oportunidade de me deslocar a Faro pra ver o jogo mas o resultado não foi nada do k eu nao imaginasse. pk não jogou o Di Fabio? Joao Paulo não é jogador pro nosso Portimonense. Azenha esta foi a primeira de mts derrotas, digo isto com algumna tristeza pois gostava de ver esta ekipa pro ano na liga principal mas com um treinador mediocre nao vamos lá. uma kestão onde andam os criticos do mister Litos agora?? Litos estaras sempre na historia do nosso clube
Na minha opinião o treinador não têm culpa no resultado. É absurdo acusar alguém de alguma coisa com uma semana de trabalho. Os verdadeiros adeptos do Portimonense são mais inteligentes que isso. Pagam-se caro erros infantis como o do Ventura. Agora, se continuarmos acreditar e com a mesma atitude do jogo de ontem ficaremos na 1 liga. Eu acredito......Força Azenha
eu n tive a oportunidade de ver o jogo porque tive treino só consegui ver agora o resumo...gostei do golo do pires alguem me pode dizer como é que a equipa teve no jogo e como teve o aragoney (nunca o vi a jogar) e o pires? sff ahhhh...ia-me eskecendo por que razao é que o nilson o di fabio e o kadi n jogaram?
anonimo das 10:28:
o que aconteceu ao kadi?
Di Fabio n jogou porque nao quis!!!! Tao simples quanto isso!!! A saida de Litos foi pouco aceite pelos jogadores a nao ser pelo ruben que nao calçava e respectivo pai!!!!! Kadi nao foi convocado graças ao treinador de guarda-redes joao que nao percebe um boi de ingles. durante um treino, por uma falta de entendimento linguistico transmitiu ao azelha que este estava gozando!!!!!! azelha nao o convocou!!! portimao e pequeno e sabe-se tudo!!!
os factores decisivos do jogo nao foram os dois penaltis o setubal ganhou porque teve um treinador mais inteligente
ora vejamos,o setubal quando se viu a perder tirou o valdomiro amarelado e pos o jailson,recompondo a defesa com o ney e com o colin,voltou a ter onze jogadores numa nova atitude tactica mais ofensiva sem amarelos
o portimonense,com extrema necessidade de pontos que tinha e a ganhar ao intervalo,nao soube gerir o jogo,tendo dois jogadores amarelados devia ter feito duas substituiçoes ao intervalo para retirar esses elementos de campo e para precaver qualquer expulsao,ora o que eu aconteceu foi o que eu temia,um dos amarelados foi expulso e ainda para mais sofremos golo nesse lance
esta gestao de jogo,por ambos os treinadores foram um teste a inteligencia tactica de ambos,o manel fernandes teve nota positiva o azenha negativa
Outro factor que ajudou na derrota do Portimonense foi a defesa do diego a remate do Pires no fim da parte que a ser concretizado daria o 3-1
Como é possivel um treinador que não conhece a equipa alterar tudo, tirar Di Fabio e meter João Paulo que só tinha feito uns minutos, tirar Nilson que tem feitos muitos jogos e meter o Ruben que pouco ataca ou nada, meter o Pedro Silva a dar apoio ao ponta de lança, esta é mesmo para rir!! só espero não ter que ouvir dos adeptos do Portimonense o que ouvi dos adptos do Vitória daqui a algum tempo.
Num coisa o treinador é bom, mantêm-se na sua linha, de levar goleadas!
Qual terá sido o critério para a sua escolha? segundo ouvi dizer, foi por ele ter sido professor dos filhos do presidente, o que é um critério como outro qualquer, eu até gosto deste presidente mas ir buscar o srº Azenha não lembra o diabo! na situação em que o nosso clube se encontra, tinha que ser um treinador que desse as minimas garantias! não é hora de dar oportunidades a ninguém!!!!
Sim, o que é que aconteceu ao Kadi???
Contem lá essa história, sff.
Azelha, desde quando o Pedro Silva a 10? Vai inventar com aquilo que é teu.
P.S: Excelente aposta no João Paulo
O joao paulo e ingenuo e faz dois penaltis mto duvidosos mas que se aceitam, o Ventura da um frango do tamanho do mundo e a culpa e do azenha??? realmente eu ainda queria ir tirar o curso de treinador, mas a por ai mta gente tapada que nao percebe pivea de futebol!! que queriam que disse-se na entrevista que ja estamos na 2ª?? Enfim... se calhar era melhor, ao menos podia ter outro impacto na equipa!!!!!!!!!!!
kadi foi preterido dos 18, pa entrar um tal de ivanildo que nao tinha sido convocado devido a lesao! anonimo das 11:18, viste o jogo ontem? o treinador nao tem culpa? foi eu k tirei o pires para meter o Aragoney e ficamos a jogar sem uma referencia no ataque a perder em casa 3-2? perder por 1 chegava-lhe?? MISSAO CUMPRIDA entao
OLA LIGA ORANGINA!
Um resultado que não era nada que eu não esperasse com este treinador, estou à espera que os iluminados que o defenderam, venham dar o seu veredicto.Espero também que estes ou outros iluminados do futebol venham agora criticar o Ventura que juntamente com o Candeias têm sido os melhores jogadores do clube esta época. O João Paulo é muito fraquinho, da mesma categoria do Di Fábio, igualmente mau. Para mim era o Rúben a central e o Nilson na esquerda. Mas acho que para isso acontecer eles tinham de se chamar Di Rubenildo e Nilsinho e virem os dois do Brasil com um grande currículo de equipas das distritais e de clubes da 3ª divisão do Brasil.
quem é o responsável por esta equipa . LITOS
SÓ SUBIU - QUEM FEZ A EQUIPA LITO VIDIGAL
esta enganado...porque os jogadores que litos queria foram p olhao porque o presidente nao quis dar dinheiro para os pagar!!! O TREINADOR DA SUBIDA E LITOS!!!
LITOS FICARA PARA SEMPRE NA HISTORIA DO PORTIMONENSE!!!! ELE E O TREINADOR DA SUBIDA
Se calhar até queria. Mas não podia.
Nao podia pk?? se o orçamento de ambos dista de "apenas" 100mil euros??
Deixou foi escapar todos para olhao e agora estamos na situaçao que estamos.
Moços o Di fabio ta lesionado por isso nao jogou, deixem de inventar ta bem?? Ha nao jogou pk nao quis, acreditam em tudo o que ouvem??
E sim para mim o Ruben fez um jogao na esquerda ontem, foi dos melhores a defender e a apoiar o ataque e eu ja o critiquei mtas vezes.
Para mim o unico erro do Azenha foi por o ivanildo que estava claramente condicionado ainda pela lesao.
Saudações
eh pá metam o treinador dos seniores do Alvorense , á k dar oportunidades
o portimonense tem de ser devolvido aos portimonenses a gente do algarve que ama e sente o clube que apostem em gente da nossa regiao tanto em jogadores como em treinadores ja tou farto de sermos um dos animais de estimacao de clubes como o porto
Enviar um comentário