O regresso do Portimonense ao seu estádio foi tema da revista "Liga Directa", da Liga de Clubes. Uma publicação que poderá ser comparada à nossa "Bonelli", embora com um universo alargado a toda a actividade dos clubes que integram a Liga.
O artigo (que transcrevemos na íntegra) inclui uma pequena entrevista ao Presidente Fernando Rocha e um longo texto que descreve ao pormenor o historial do Municipal e as obras executadas.
O Portimonense vai voltar a «casa». As obras de remodelação do Estádio Municipal de Portimão estão concluídas e está prevista a estreia da nova versão do recinto já no próximo sábado, dia 19 de Fevereiro, pelas 19h15 – e logo com um duelo algarvio, entre Portimonense e Olhanense. Inaugurado em 1937, o Estádio Municipal de Portimão tinha já sofrido uma primeira remodelação em 2007, de modo a poderacolher jogos das provas profissionais.O artigo (que transcrevemos na íntegra) inclui uma pequena entrevista ao Presidente Fernando Rocha e um longo texto que descreve ao pormenor o historial do Municipal e as obras executadas.
Com a subida do clube algarvio à Liga Zon Sagres, depois de duas décadas de ausência do Portimonense no escalão principal, houve a necessidade de operar uma nova remodelação, mais profunda, que implicou um processo de vários meses – e que foi agora concluído. A chuva intensa que caiu em Janeiro atrasou o processo de arrelvamento, mas nos primeiros dias de Fevereiro fizeram-se os acabamentos no relvado e nas bancadas.
Do ponto de vista desportivo, os últimos meses não foram fáceis para o Portimonense. A equipa foi obrigada a jogar a mais de 50 quilómetros de casa e os resultados desportivos ressentiram-se. Agora, com o regresso aos jogos em Portimão, as perspectivas são de melhoria, também no aspecto desportivo (como o presidente do clube, Fernando Rocha, aponta na entrevista que publicamos à parte).
PREPARAR O FUTURO
As intervenções feitas no Estádio Municipal do Portimonense transformaram, para melhor, o recinto onde o clube algarvio voltará a disputar os jogos em casa. O Topo Norte (popularmente designado como ‘peão’) foi o primeiro a ser demolido, para dar lugar a uma nova bancada amovível. A Bancada Nascente também teve que ser demolida, depois de terem sido detectadas anomalias estruturais na sustentação. Optou-se pela construção de uma nova bancada, completamente amovível, construída em betão. O relvado é novo, obedecendo às exigências regulamentares da Liga, e dispõe de um moderno sistema de rega e drenagem.
Com as novas medidas do relvado, foi necessário derrubar as filas inferiores da versão anterior das bancadas. A iluminação artificial foi profundamente melhorada.
NOVA ESTRUTURA METÁLICA
A zona dos camarotes foi completamente alterada. A área para os media foi alargada, com o melhoramento dos camarotes de Imprensa, os camarotes VIP e de empresas. Utilizou-se uma estrutura metálica, construída na parte de trás da bancada dos sócios. Essa estrutura permitiu a construção de novos camarotes e garantiu melhores acessos e melhores condições de trabalho para os jornalistas. A Sala de Imprensa, os balneários e as casas de banho passam, também, a ter muito melhores condições e novos acessos. A zona exterior ao estádio teve melhorias, sendo que a Liga, nas vistorias feitas às obras do estádio, deu sempre grande prioridade às questões de segurança.
O antigo ringue serviu para assentar a nova estrutura metálica que serviu de base para a construção dos novos camarotes. Nessa zona criaram-se espaços para o novo parque de estacionamento e parqueamento para os autocarros das equipas. Os sócios passam a ter um novo acesso pedestre à Bancada Central Sul.
O Topo Sul não necessitou de uma intervenção tão profunda. Mesmo assim, há melhorias nas áreas da vedação, instalações sanitárias e nos acessos. O custo total (cerda de dois milhões de euros) dá conta da profunda feita na intervenção no Estádio Municipal de Portimão. O recinto tem uma nova cara – mais bonita e muito mais funcional, juntando condições de segurança e capacidade de atracção de mais
espectadores.
Com uma nova lotação próxima dos seis mil espectadores (5849 para o público, aos quais se juntam cerca de duas centenas de lugares em camarotes), o novo Municipal de Portimão está pronto a receber o Nosso Futebol.
Para ler a revista online "Liga Directa" clicar aqui (documento PDF).
Sem comentários:
Enviar um comentário