quinta-feira, março 10, 2011

ARTIGO DE OPINIÃO: "EQUÍVOCOS"

Artigo de Opinião enviado por Pedro Custódio (Toy Marafado) para o nosso email: portimonense1914@gmail.com
Quem desejar contrapôr e participar na discussão do tema, terá canal aberto para o fazer, desde que respeitando as normas do blog.


Caros amigos e Portimonenses, hoje escrevo acerca de militância.
Depois de 20 anos ausente dos principais relvados portugueses, o Portimonense conseguiu regressar à 1ª Divisão no final da época passada, após uma brilhante vitória em Oliveira de Azeméis.

Com a subida à 1ª Divisão, comecei a acreditar que o Portimonense poderia recuperar um pouco da militância existente sobretudo nos anos 70 e 80, passando a ombrear com os rivais de Olhão. Tratando-se dos dois clubes mais representativos do Algarve, ambos na 1ª Divisão, sou tentado a estabelecer comparações entre Portimonense e Olhanense.

O Olhanense teve uma escalada imparável, subindo desde a 2ª Divisão B e consolidando o seu lugar na 1ª Liga nas últimas duas temporadas. O declínio do Sp. Farense veio confirmar, sem qualquer tipo de dúvida, o Olhanense como o clube mais representativo do Algarve, o que é comprovado de todo por uma massa adepta fiel. As boas relações com os 3 grandes valeram-lhe o empréstimo de jogadores de grande importância (os nomes mais sonantes são Castro e Ukra do FC. Porto), decisivos não somente na conquista do título da 2ª Liga, mas também na consolidação do clube no escalão maior do Futebol português.
A subida à 1ª Liga trouxe um maior número de adeptos ao Olhanense, com um reflexo claro nas assistências.

Por outro lado, com muita pena minha, o Portimonense regressou à 1ª Liga e estranhamente não registou um aumento significativo de adeptos, antes pelo contrário. Esta minha afirmação pode ser contestada pelo facto de o número de associados ter aumentado, no entanto este aumento foi irrisório quando comparado com o verificado no clube de Olhão.

Muitos são os aspectos para esta crise de militância, contrariada apenas pela claque alvinegra, que faça chuva ou faça sol, não deixa de marcar presença, apoiando incessantemente durante todos os jogos.

A participação do Portimonense na 1ª Liga é um equívoco completo!
Jogar 10 jogos num Estádio a 40 Kms de Portimão, que fica mais perto de Olhão do que de Portimão, e construir um plantel cuja qualidade é questionável, explicam tão penosa caminhada, reflectida na posição que o clube ocupa a 8 jornadas do final do Campeonato.

Há uns dias atrás, ao ler o Jornal "Record", deparei-me com um artigo que falava de sorte e azar. Registei um dos parágrafos, onde o autor do dito artigo dizia que "pode-se falar em sorte e em azar mas a última posição do Portimonense é explicada por um plantel de 2ª..." Concordo com esta análise, pode-se contestar e falar em más arbitragens e muito azar, mas as 17 equipas que estão por cima do Portimonense também se podem queixar do mesmo. Qualquer equipa que faça 2 ou 3 remates à nossa baliza arrisca-se a levar os 3 pontos, os jogos com o Nacional, Paços de Ferreira e União de Leiria são bons exemplos disso mesmo. O Portimonense até exibe-se em bom plano, mas os adversários basta fazerem duas ou três jogadas para decidirem o jogo a seu favor.

O plantel do Portimonense é todo ele um grande equívoco, onde muito poucos jogadores têm lugar num plantel de 1ª Divisão.

Quando subimos, lembrei-me de algo que Fernando Rocha me disse. " Se estivermos na Liga, iremos ter acesso aos melhores jogadores a emprestar da parte do FC. Porto"... Se os melhores são jogadores como Soares e Pedro Moreira, enfim... Com amigos destes quem precisa de inimigos!!??

Até as contratações de Dezembro não escondem a incompetência de quem fez este plantel. Mourad, claramente fora de forma, foi contratado para esta temporada ou para jogar só na próxima? Patrick foi descoberto onde?

Acreditar que o Portimonense vai conseguir a manutenção é o mesmo que acreditar que a crise em Portugal vai acabar nos próximos meses... Com muita pena minha é impossível!!! Em 22 jogos o Portimonense fez 15 pontos, o mesmo número de pontos que vai ter que conquistar em apenas 8 jornadas, num pacote, como Aze(l)nha lhe chama, que contempla FC. Porto, Benfica, Sporting e Vitória de Guimarães. Dirão os mais optimistas, o FC. Porto como já é Campeão deixa-nos ganhar, o Benfica poupa os jogadores e nós vencemos na Luz, o Sporting não joga nada e com o Guimarães pode ser que chova... enfim!

Até eu próprio, sócio vai para 20 anos, que acompanhei o Portimonense na longa travessia do deserto pela 2ª Divisão B, deixei simplesmente de ir ao Estádio e até de ter interesse em ver na televisão. Não exigia vitórias, mas apenas um pouco de atitude e competência de quem dirige. Regressar à 1ª Divisão e apresentar-nos desta maneira é deitar no lixo 20 anos de sonhos e expectativas de todos os Portimonenses, até porque poderão seguir-se mais 20 anos afastados dos grandes palcos.
Mais jornada, menos jornada, o destino do Portimonense deve ficar traçado. Esta passagem pela 1ª Liga foi miserável, salvando-se apenas as obras no Municipal.

Depois de 20 anos, esta passagem pela 1ª Divisão soube a muito pouco. O Portimonense foi das piores equipas que passou pela 1ª Divisão nos últimos anos!

Uma questão continua a minar-me, como é que Fernando Rocha, depois de um excelente trabalho na redução do passivo e no regresso do clube à 1ª Divisão, prepara uma época desta forma, condenando o Portimonense a um triste destino e pondo em causa tudo o que realizou até ao momento?
Enfim... para o ano há mais.

PS: Dá-me uma certa graça quando se lamenta a saída do Prof. Nuno Costa rumo ao Leixões. Serei só eu que acho que nas segundas partes a nossa equipa não pode com uma gata pelo rabo? Que perde a maioria dos jogos na 2ª parte dos mesmos? A culpa é minha ou será do preparador físico?

Artigo de opinião enviado por Pedro Custódio, Toy Marafado.

Nota: o nosso email (portimonense1914@gmail.com) está disponível para receber conteúdos que os nossos leitores nos pretendam fazer chegar. Artigos diversos, imagens, vídeos, etc...

29 comentários:

P. disse...

Todos temos visto como as coisas poderiam ser diferentes se o Portimonense tivesse jogado sempre no seu Estádio.

Olhanense e Nacional andam a rondar competições europeias e saíram de Portimão com empates, nem sabem muito bem porquê. Só aqui estão 4 pontos que nos colocariam num patamar de disputa directa com o V. Setúbal. E julgo que eram 4 pontos merecidíssimos, já para não faltar do jogo na Figueira da Foz que esteve ganho.

Penso que o essencial desta má época está resumido na não existência de um estádio e na má preparação da era Litos.

Depois, há realmente algumas nuances que podem não estar a correr como previsto. A situação dos avançados que chegaram em Janeiro é uma delas...penso que se explica com a falta de dinheiro, caso contrário teríamos recebido nomes mais familiares como Roberto (ex V. Guimarães).

Com o actual orçamento, o Portimonense está situado numa posição banal da 2ª liga. Clubes como Leixões e Belenenses estão a trabalhar com várias vezes o nosso orçamento.

Infelizmente, desta vez, o treinador que escolheu a equipa tinha mais um "S" no nome. Orçamentos não fazem tudo, mas conhecer jogadores ajuda imenso.

Em todo o caso, tenho notado que a equipa subiu de forma. Concordo que, provavelmente, poderá ser tarde de mais.

Ruben disse...

Não faz sentido nenhum pregar a mensagem "mais valia não termos subido". As mais valias de andarmos nesta divisão, mesmo que tivéssemos zero pontos, são evidentes para todos.
Estão com vergonha? Vergonha é para quem faz coisas desonestas.

A época podia ter sido melhor preparada? Podia. Mas porra, um gajo que desiste de apoiar o Portimonense, e que confessa que nem vê os jogos na TV, tem moral para fazer uma crítica destas? Baseado no quê? É que sé é pelos jornais e mesmo resumos na TV, mesmo estando em último, o Portimonense até é bastante elogiado, tendo em conta os péssimos resultados.

Anónimo disse...

quando comparam o Portimonense ao Olhanense , vejam só isto :http://www.olhanense.net/

só dividas às finanças e segurança social , os bons jogadores são caros e tem um preço elevado , hipotecar o futuro do Clube.

Anónimo disse...

Ruben,

Concordo contigo. Mesmo que a passagem pela 1ª Liga seja curta, ao menos deu para renovar o Municipal e com o dinheiro das receitas, deve dar para pagar parte do passivo.

Mas tambem concordo que para o PSC era importantissimo ter feito um esforço extra para ter uma equipa mais competitiva este ano. Era findamental manter o clube na 1ª e depois para o ano as coisas já deveriam ser mais faceis.

Provavelmente a vinda para o nosso estádio é já tardia. Era o que eu temia desde o inicio da época, pois caso desça, quase de certeza que os pontos que deixamos de ganhar por não jogarmos na nossa verdadeira casa (5/6 pontos) vão ser aqueles que nos irão fazer falta.

Mas a esperança é a ultima morrer....até lá temos mais uns jogos para apoiar! Quem sabe....?

JC

Bruno disse...

Não concordo com algumas coisas que o pedro custodio diz mas respeito a opiniao dele,acredito que o Portimonense pode conseguir a manutencao,o nosso campeonato na minha opiniao tem sido feito de ineficacia tanto a nivel ofensivo como defensivo,como ele diz que nao ve os jogos poderia assim constatar que se o portimonense fosse eficaz ofensivamente ate ja poderia ter conseguido algumas goleadas nesta temporada.Relativamente a disseres "mais valia não termos subido",nunca as obras no municipal teriam acontecido se o Portimonense nao tivesse subido,apesar de eu nao concordar que em duas divisoes profissionais as exigencias sejam diferentes.Soares e Pedro Moreira sao jogadores que podem evoluir

Anónimo disse...

gosto destes artigos de opnião deste individuo.
Se sabes fazer melhor porque é que não formas uma lista e vais para presidente

Ruben disse...

As coisas nem sempre correm bem, às vezes cometem-se erros.

Mas um artigo de opinião destes numa altura em que a equipa até está a melhorar de rendimento não ajuda nada, e só serve os interesses de clubes como Naval, Setúbal etc...

Anónimo disse...

As coisas descrevem-se em duas frases.
lº-Menos militância porque a grande maioria dos adeptos não tem dinheiro para as quotas mais elevadas da lª divisão aliado ao facto de muitos entenderem que o Portimonense não deveria ter subido de divisão por falta de verbas para mantê-lo na 1ª divisão
2º-A verdade é que o Portimonense se iniciou na 1ª divisão sem dinheiro para coisissima nenhuma muito menos para comprar bons jogadores para assegurarmos a manutenção.
Assim só um golpe de sorte nos manteria na 1ª, porque tudo isto associado a termos andado o ano todo como saltimbancos era espectável este resultado.
Digo de fonte segura que o Sr. presidente tinha apenas a fé como suporte e palavras do mesmo " se conseguirmos a manutenção para o ano tudo será diferente".
Creio que o papel dum poresidente não é mentir, mas também não é desmotivar os adeptos falando de seus medos e das suas inseguranças.
Um líder deve saber transmitir sempre confiança mesmo quando sente que as coisas não estão a correr bem.
Esta é a minha análise baseada em factos que conheço pessoalmente.
Tenham um bom dia queridos amigos.

Anónimo disse...

A minha critica aqui só pode ir para quem decidiu publicar este texto!!! a partir do momento em que este senhor diz "deixei simplesmente de ir ao Estádio e até de ter interesse em ver na televisão" a mensagem deveria ter sido simplesmente apagada. Quem diz uma frase destas não merece jamais ter um texto publicado no blog do nosso clube. sim porque apesar da classificação, tive lá nos jogos à chuvinha a apoiar o nosso clube.

Esse senhor faça um favor e deixe de falar do Portimonense e vá apoiar o Olhanense ou o Setubal.

Anónimo disse...

toy á muito que devias tar calado nao dizes coisa com coisa

Unknown disse...

Simões continua a te desculpar com o Litos, ainda não percebes-te que o problema do Portimonense é muito mais acima. O problema neste momento é esta direcção que até ao ano passado esteve muito bem, este ano estragou tudo. Para eles 2 palavras Obrigado e Adeus!
Agora a questão Litos. O homem foi empurrado porque não gostava do "Sistema" vindo do Norte. Duvido que no inicio da época metade destes jogadores tenham sido pedidos pelo Litos e ainda falam em época mal preparada de má prestação na fase Litos por favor, não se lembram do jogo com o Guimarães na 1 volta, ou contra o rio ave(talvez o melhor jogo da época) e de outros em que não ganhamos por falta de sorte ou por falta de uns árbitros competentes.
E a equipa ainda está a lutar para se manter mas não é devido ao Azenha, acredito que o responsável por ainda estarmos de "pé" seja o Ricardo Pessoa que quer melhor ao Portimonense que a direcção e equipa técnica toda junta(exagero).
Quero um portimonense com identidade própria! Um portimonense do Sul, não um portimonense com amigos dos Norte, senão ainda nos espera o mesmo destino que Belenenses e Boavista!

Anónimo disse...

Para quem diz que o PSC não tinha dinheiro para estar na 1ª, o que dizem dos cerca de 1,5 / 2 milhões de euros que recebem este ano dos direitos de TV...? Não é dinheiro? Não falem do que não sabem....

Toy Marafado disse...

Mas porra, um gajo que desiste de apoiar o Portimonense, e que confessa que nem vê os jogos na TV, tem moral para fazer uma crítica destas? Baseado no quê? É que sé é pelos jornais e mesmo resumos na TV, mesmo estando em último, o Portimonense até é bastante elogiado, tendo em conta os péssimos resultados.

Ruben, como pessoa inteligente que eu te considero, deves ter percebido que continuo a ver os jogos todos!

Anónimo disse...

1- A militância do Portimonense criticada por um adepto que deixou "simplesmente de ir ao Estádio e até de ter interesse em ver na televisão". à adeptos que se julgam mais importante do que outros, é só o que posso concluir.

2- As obras do municipal: Alguém acha que aconteceriam se tivessemos na 2ª? E quem pode criticar a CMP que já em dificuldades financeiras voltou a ajudar o nosso clube? Criticam a duração das obras, mas mais rápido significa mais caro, assim como pala maior. Na minha opinião a CMP fez o que pode.

3- O Portimonense tem um plantel de 2ª? Talvez, mas segundo sei também tem um orçamento menor que vários clubes de 2ª. Para termos um plantel melhor só via 2 hipoteses: ou um orçamento maior (e se corre-se mal o clube ai é que acabava), ou as direcçoes dos outros clubes eram muito incompetentes e nós muito competentes (não esperem que os outros andem a 'dormir')

4- Patrick e Mourad boas contratações? Não. Mas quem é que vinha? Para Roberto e Fabricio não houve dinheiro. Estes vieram já como último recurso.

Já agora, estamos em últimos mas ainda não chegamos a situações ridículas como esta:
http://www.maisfutebol.iol.pt/naval/naval-insolvencia-gilmar-divida-tribunal-maisfutebol/1238291-2905.html

RicardoBarros, BN09

Ruben disse...

Toy, se leres bem o que escrevi, percebes o que quero dizer. Se não tenta ler de novo.

Nelson Conceição disse...

100% de acordo com a opinião do Rúben.

Anónimo disse...

Esta individuo nunca pode ser presidente de clube nenhum, porque nem sequer sabe que estão 15 equipas á nossa frente e não 17.
Alem disso, critico todos aqueles que vêm para aqui mandar bitaites e nao fazem nada pelo clube.
Com adeptos destes, estamos condenados á descida!
Vamos lá acreditar!

Anónimo disse...

TOY TU E OS TEUS ARTIGOS DE OPNIÃO METEM-ME NOJO

Anónimo disse...

anónimo das 21,58h
O Toy tem direito a escrever o que pensa. Você diz e diz bem "ARTIGOS DE OPINIÃO".
Todos temos direito a expressar nossas opiniões mesmo que nem todos estejam de acordo.
Mentalidade algarvia: "ai do forasteiro que se atreve a entrar na comunidade algarvia, são descriminados pela certa".
Deviam respeitar o Toy porque sendo de Setúbal gosta e interessa-se pelo nosso Portimonense.
Por isso mesmo acho o amor do Toy pelo Portimonense muito mais genuíno do que de certos pseudo-adeptos do Portimonense.

Nuno disse...

"Patrick e Mourad boas contratações? Não. Mas quem é que vinha? Para Roberto e Fabricio não houve dinheiro. Estes vieram já como último recurso."


Quem sabe gerir não contrata jogadores para encher chouriços. Se não prestam não vem, assim não se gasta dinheiro à parva e depois ainda se queixam que o orçamento é baixo que não não dinheiro etc etc

Esta direcção contrata pelos amigos do fcp e por empresários e está sempre a levar barretes. Não tem cuidado com as contratações, não há observação de jogadores, se houver não são os que estão no plantel...

Ter um orçamento baixo não desculpa este tipo de contratações, estou farto de ouvir dos FR Lovers a mesma historia do mais baixo orçamento da 1ª liga

Bruno Rodrigues disse...

A promiscuidade entre a Camara e o Portimonense é visível por quem está minimamente atento. São os dinheiros públicos que permitem a sobrevivência do clube.

Enquanto o Portimonense estiver refém da Camara nunca poderá pensar num crescimento sustentado, que o devolva à ribalta de outros tempos. Este ano foi uma excepção, que ainda não percebi bem a quem é que interessou esta subida de divisão.

Presentemente, o Portimonense é um clube de 2ª e não tem condições para aspirar a mais do que isso. Aos sócios cabe a responsabilidade de serem conscientes e aceitarem este facto.

Escusado será dizer que sócio.

P. disse...

Toda a cidade de Portimão vive um período difícil.

As empresas preocupam-se mais em sobreviver que em investir no futebol.

É perfeitamente lógico que os apoios ao Portimonense não surjam para nos levarem a sonhar com algo mais.

Nesta fase o clube tem que se preocupar com o sua própria sobrevivência.

Jogar na 1ª divisão foi um bom bónus que em nada afectou a imagem do Portimonense. Não que sirva de muito, mas a realidade é que temos sido bastante elogiados e não estivemos assim tão longe de outros que têm várias vezes mais para gastar.

Se descermos, cairemos de pé, e haveremos de regressar concerteza.

Bruno disse...

venho por este meio criticar a atitude deste blog perante este artigo de opiniao,o clube precisa nesta altura de ser apoiado e nao de andar a ser publicado "artigos de opiniao" no qual a pessoa em causa está a denegrir a imagem das pessoas que trabalham no clube,tanto o dirigismo como alguns jogadores,cada um tem o direito de dar a sua opiniao,mas ja viram se cada um de nos vos enviasse um artigo de opiniao será que vocês publicavam?

P. disse...

Bruno,

Compreendemos que nem todos possam concordar, por isso é que está catalogado como artigo de opinião.

Se através deste artigo, e não concordando com o que foi escrito, as pessoas se uniram ainda mais para apoiar o Portimonense... não há problema nenhum.

Um abraço

Miguel Menezes "miGLã0" disse...

Apesar do âmbito deste artigo representar um tema muito importante, considero que publica-lo agora é bastante inoportuno.

Eu compreendo o sentimento do Toy, e não raras vezes ao longo da época dei por mim a desabafar coisas, algumas delas parecidas às que foram descritas pelo Toy no seu artigo.

No entanto, e tal como já tinha dito no inicio, não me parece ser a melhor altura para se fazer uma análise e um balanço da época.

Primeiro deixe-se a época acabar e aí sim, espero que as pessoas que considero portadoras de opiniões interessantes e que se costumam expressar neste blog, assim como qualquer outro Portimonense interessado façam a sua análise da época, do que foi positivo, do que foi negativo, e do que se pode fazer para no futuro o nosso Portimonense tenha possibilidades de vir a ser um clube maior e melhor.

Há certamente muita coisa que pode ser dita e espero que se aprofunde um debate a este respeito.

Em relação a isto gostava de destacar as ideias dadas pelo Pedro uns POSTS mais acima como um exemplo de algo que pode ser trazido a esse debate.

Eu próprio também já formei muitas ideias acerca desta época e acerca do futuro do Portimonense, e hei-de expressar-me, mas só no final da época.

Por enquanto, apesar de achar que é altamente improvável que o Portimonense se mantenha na 1ªLiga, ainda há muitos pontos em disputa, ainda nada está realmente perdido e... nunca se sabe! :) Até ao lavar dos cestos é vindima.

Anónimo disse...

Sr. Paulo,

Felicito-o por ter tocado em feridas abertas do nosso Clube.
Alguém procura insistentemente um bode espiatório para os problemas que nos têm afectdo, a questão de fundo é que a preparação da época não foi acautelada pelos dirigentes e ainda não vi nem ouvi nenhum deles assumir os fracassos dos empréstimos ou das contratações e das opções tomadas com as verbas recebidas por esta participação na super liga.A falta de traquejo na mais alta roda do futebol foi fatal, em minha opinião. Há já algum tempo, num pequeno comentário que fiz, aludi a tantas vicissitudes que nos têm afastado do nosso objectivo, parece-me deselegante continuar a passar mensagens de verdades absolutas, que não passam de opiniões, por vezes, mal fundamentadas, falaciosas e pouco credíveis.
Vamos unir a família Portimonense, vamos continuar a expressar as nossa opiniões, vamos ser um pouco mais cuidadosos com as palavras e com as ofensas que proferimos no calor da nossa emoção.
m. dinis

Anónimo disse...

o maior otario de sempre e sem duvida o simoes! cala te pah q ja nao ha paciencia para te ouvir

Anónimo disse...

Eu cá TIVE este Ultimo jogo á chuva durante 90 minutos e apanhei uma gripe daquelas mesmo más e não é por isso que venho aqui me queixar ou deitar abaixo o nosso clube, quando digo nosso, digo meu e de mais uns 100 que Têm amor ao PORTIMONENSE! Tive a apoiar eu e mais 60 lá no Topo Sul e nunca baixamos os braços, Acreditamos ao longo do jogo tal como ao longo da época e nos jogos que ainda faltam ainda mais BArulho iremos Fazer. Uns gostam de Criticar, mas ir ao estádio apoiar o clube na manutênção, isso nao fazem! Ficam pela internet, no tal facebook. Eu cá acredito, Fosse o Litos, seja agora o Azenha...não são eles que jogam, mas a verdade é que eles e que os metem a jogar e por muitos erros que tenham acontecido penso que foi tudo na tentativa de puxar a equipa para cima.
Sejam Homens e nalgum caso, mulheres e apoiêm no estádio no minimo.
Força PORTIMONENSE!
Eu Acredito Hoje e até ao Ultimo Segundo do jogo Com o Setubal!

Zé Jesus!

Unknown disse...


Ninguém veio aqui criticar ou deitar abaixo o Portimonense, nem no artigo do Toy nem nos comentários apenas criticamos algumas pessoas que fazem parte da estrutura, uns criticam a direcção outros os treinadores(Passado e Presente) e outros criticam alguns jogadores, isto consoante aquilo que é a sua opinião.
Eu também estive durante 90 e alguns minutos á chuva na segunda e sempre que poder vou continuar a apoiar os jogadores que a meu ver são quem merece todo o apoio neste momento e como o Sr. Dinis diz e muito bem na minha opinião, temos de unir a Família Portimonense e continuar a apoiar mesmo não concordando com algumas situações que infelizmente vão se passando no clube.