quinta-feira, março 31, 2011

JUSTIÇA INVESTIGA VIAGENS DE ADEPTOS DO PORTIMONENSE

A Polícia Judiciária está a investigar a cedência de autocarros pela Câmara Municipal de Portimão para o transporte gratuito de adeptos do Portimonense aos jogos da equipa no Estádio Algarve. O inquérito foi ordenado pelo Ministério Público, por poder configurar uma violação dos impedimentos legais de apoios públicos ao futebol profissional.

O Estádio Municipal de Portimão, usado pelo Portimonense, esteve em obras durante quase toda a época, para adequação às características exigidas pelo futebol da primeira liga. Durante esse tempo, a ‘casa’ do Portimonense foi o Estádio Algarve. De acordo com números a que o CM teve acesso, relativos apenas a 2010, entre os dias 22 de Agosto e 5 de Dezembro, a autarquia transportou 1363 adeptos do Portimonense ao Estádio Algarve e de regresso a Portimão, com um custo de 1726,43 euros.

O transporte foi gratuito para os adeptos e isso foi impresso em bilhetes para os jogos. Em Novembro, a situação foi denunciada ao Tribunal de Contas e à Inspecção-Geral da Administração Local. Esta última comunicou a denúncia ao Ministério Público em Portimão, que mandou a PJ investigar.

O presidente da câmara, Manuel da Luz, pode estar indiciado pelo crime de peculato. Apoios públicos a clubes em competições profissionais são proibidos por lei fora de contratos-programa para desenvolvimento desportivo.

Fonte oficial da câmara disse ao CM que a "disponibilização de autocarros a colectividades e clubes é uma prática corrente" e que o transporte dos adeptos do Portimonense "nunca comprometeu as restantes acções do município".

Fonte: Correio da Manhã

Recentemente detectámos uma excursão em veículo da CMP destinada a apoiar o Benfica (Casa do Benfica de Portimão)... em jogo contra o próprio Portimonense. Esta situação demonstra que a CMP apoia por sistema todas as colectividades do Município, independentemente da côr clubística.
Questionamo-nos então: quantas Câmaras Municipais cedem autocarros por esse país fora, de forma directa ou indirecta, aos adeptos dos clubes que representam a cidade?

4 comentários:

Ruben disse...

O problema é apenas e só para o futebol profissional. Ou seja, em Portimão, a única equipa profissional é o Portimonense.

A questão é que, a meu ver, um grupo de adeptos de qualquer equipa, que pretenda deslocar-se para ver a equipa, é um passeio, e não tem nada que ver com o futebol profissional em si. É uma situação muito semelhante às inúmeras viagens que a Câmara promove para os cidadãos Seniores, ou para uma visita de estudo da escola, ou qualquer outro tipo de passeio.

P. disse...

Isto talvez explique o facto de não termos recebido qualquer resposta para o veículo de Coimbra. E creio que torna a situação irreversível: só aluguer particular.

Anónimo disse...

Se o problema é esse é pedir o autocarro para um passeio em coimbra, chegando lá vai tudo passear para o estádio..

Anónimo disse...

Até parece mentira a Câmara para a velhada que eu tambem sou mas nunca andei em passeatas feitas pela Cãmara onde vivo e infelizmente trabalhei porque o próprio presidente da Junta me respondeu que as excurções eram sempre para os mesmos o que até hoje ainda não fui a nenhuma por estas tirem outras Força PORTIMONENSE só o SOL conta mais não digo