sexta-feira, março 11, 2011

PORTIMONENSE: 4 IDEIAS CRIATIVAS PARA UM FUTURO MELHOR

Estará o Portimonense a fazer tudo para potencializar a sua marca e atraír adeptos? Aqui ficam 4 dicas oferecidas a custo zero, sujeitas à apreciação de todos, para atenuar as dificuldades que o Portimonense atravessa. Ideias práticas e construtivas que podem ser executadas sem qualquer investimento para o clube. Haja quem nelas trabalhe.

»»» Bancada Portimonense
Trata-se um meio-termo entre a bancada dos Sócios e a nova bancada Nascente, demasiado cara para alguns.
O objectivo é preencher um dos topos, sempre vazios, utilizando uma política de preços extremamente económica (por exemplo 1€ por bilhete), mas condicionando a entrada EM EXCLUSIVO para adeptos que enverguem uma camisola do Portimonense. O pormenor da camisola, para além de mediático, pode gerar venda de merchandising (camisolas) que, de certa forma, atenuará o desconto oferecido nos bilhetes. O apoio também aumentaria... e seria bem visível!
Há cada vez mais adeptos que não saem de casa devido ao preço proibitivo dos bilhetes. Porque não tentar ir buscá-los, bem como tirar do armário a velha camisola do Portimonense, utilizando para isso os lugares menos nobres do estádio, habitualmente despidos de público, com preços à antiga?
Nota: no "Dia do Clube", esta bancada não poderia ser beneficiada em relação ao preço que os sócios pagam. Aplicar-se-ia um valor aproximado a 6 ou 7€, mais caro que para sócios, mas sempre mais vantajoso que na bancada nascente.

»»» Sponsorizar Jogadores
Muitos clubes estrangeiros já o fazem. Nos sites oficiais, em troca de um valor mensal, marcas (mais ou menos conhecidas) patrocinam o seu próprio jogador. Ainda que seja irreal falar em valores avultados por patrocínio, seria um extra muito benvindo. E porque não canalizá-lo para as camadas jovens?

»»» Jogadores nas Escolas
Todos os clubes rentabilizam ao máximo os seus jogadores levando-os a espaços sociais (como escolas) onde podem promover o clube e humanizar a sua própria profissão. Do Portimonense, não nos chegam ecos deste tipo de iniciativas que seriam óptimas para fomentar a paixão pelo clube entre os mais jovens. Um jogador impedido de trabalhar com a equipa (por razões físicas ou técnicas) poderia perfeitamente ser deslocado para este tipo de iniciativas e promover o clube.

»»» Simetrias com Rádios Locais
Esperar que as rádios locais invistam no Portimonense é errado. Conheço o meio e sei que todas atravessam as mesmas dificuldades financeiras que o clube. No entanto é possível colocar clube e rádios lado-a-lado, gerando mais valias para ambos.
Exemplo: o clube oferece 10 bilhetes duplos (para lugares do Estádio habitualmente vazios) a uma rádio para realizar vários passatempos. A audiência agradece a oferta. Em troca, espera-se que a forte promoção ao jogo traga dezenas de espectadores que paguem bilhete. E cada bilhete vendido já representa lucro visto que os lugares oferecidos estão, por natureza, vazios. Em qualquer circunstância o clube ganha publicidade, abdicando de alguns lugares vazios que nada rendem.
O termo técnico para este tipo de sinergia é permuta.
Na ALVOR FM, o "Portimonense 1914 Compacto" provou que o clube pode promover-se a si mesmo e que as próprias rádios agradecem estes conteúdos.

A salvação do Portimonense estará neste conjunto de propostas? Obviamente que não. Porém parece-me que todas, de alguma forma, podem acrescentar algo ao que já existe.

14 comentários:

Anónimo disse...

E apostar no futebol de formação. Sim, porque em Portimão, existe qualidade.

Anónimo disse...

Ideias construtivas como estas para melhorar e ajudar o clube são sempre bem vindas

Anónimo disse...

isto eh que era grandes ideias!!

Tiago disse...

Não sou adepto do portimonense mas posso dizer que em Portugal não se promove o espectáculo futebol. Os dirigentes estão á espera que as pessoas pura e simplesmente vão á bola e nada fazem para chamar público. Digo isto porque sou assíduo nos jogos da Académica e posso dizer que não fosse a minha paixão pelo futebol e nem saberia que a briosa jogava em casa tal a falta de iniciativas e promoção ! Os nossos dirigentes estão ultrapassados ! Sempre ouvi dizer que quando surgem as crises surgem as oportunidades não surgem somente os problemas , mas neste país não vêm isso . Saudações a todos os portimonenses .

Nuno disse...

São boas sugestões, é bom haver pessoas que se interessem pelo clube com novas ideias.

Mas vai cair em saco roto. O Portimonense actualmente é para se servir dele e mais nada, é esta a realidade.

Ruben disse...

Era preciso que estivessem no clube pessoas que tivessem como missão ter ideias destas e também coloca-las em prática, e não apenas para fazer número. Ou então organizar a estrutura de modo a que funcionasse melhor.

Anónimo disse...

as ideias ate sao boas mas os excelentíssimos senhores da direccao acham-se muito grandes e mesmo sendo grandes ou más ideias nao as vao por em pratica.

Como sao os maiores so eles sabem o que fazer, e como quem diz: vozes de burro nao chegam ao ceu. (mesmo que essas vozes sejam as mais inteligentes.)

Toy Marafado disse...

Uma boa ideia: que tal em vez de darmos os jogadores da formação ao FC. Porto e recebermos como moeda de troca empréstimos da treta, passarmos a receber o dinheiro correspondente às transferências.
Até me revolta ver o Fábio Nunes a dar show na Selecção e nos Juniores do FC. Porto e saber que o Portimonense vai receber apenas Soares e afins...

Anónimo disse...

Grandes ideias. Temos de as fazer chegar ao Director de Marketing do Portimonense José Rebelo.

Anónimo disse...

Claramente que a Direcção não gosta de ser ultrapassada por ideias que venham senão deles.
Mas estas propostas deveriam ser postas na mesa da direcção.
Cumprimentos

Anónimo disse...

acho que são boas ideias so depende da vontade da direção e espero que a direção tambem aposte na formação do clube porque esse tem que ser o futuro cada vez mais...

Anónimo disse...

Convido a quem teve estas ideias de falar disto na próxima assembleia

Anónimo disse...

José Rebelo escuta, tens aqui ideias para combinares com o Silveira. O Portimonense precisa.

Anónimo disse...

José Rebelo, do marketing???? Deve haver confusão.