quarta-feira, maio 25, 2011

ESTUDO SOBRE A COMUNICAÇÃO ONLINE

Os Clubes Profissionais Online
»»» Estudo sobre posicionamento dos clubes de futebol da Liga Zon Sagres e Liga Orangina.

Este trabalho é assinado pela Agência de Comunicação LEWIS PR, que se apresenta da seguinte forma:

A LEWIS PR é uma agência de relações públicas global diferente. Somos intuitivos, inovadores e internacionais.
Somos intuitivos devido à nossa forte herança jornalística. Empregamos muitos ex-jornalistas em todas as áreas do nosso negócio.
Somos inovadores pela nossa forte apetência para a criação de produtos e serviços.
Somos a primeira agência de Relações Públicas a criar uma aplicação para iPhone e iPad. O desenvolvimento de novos produtos é um ponto chave para a actividade que desenvolvemos.
Somos internacionais pois temos uma rede própria de escritórios à volta do mundo. Estes escritórios contam com consultores LEWIS capazes de desenvolver com sucesso qualquer campanha em diferentes mercados.

Este estudo pretende de uma forma simples e intuitiva apresentar o actual estado da presença e comunicação online e nas redes sociais dos clubes de futebol das duas principais ligas profissionais portuguesas. Para tal foram definidas as redes sociais de maior impacto actualmente em Portugal e as características base que um site de um clube de futebol deverá ter para poder transmitir a informação da sua actividade aos seus diversos públicos, bem como permitir interacção com eles.
Neste sentido foram definidos diversos ponderadores de avaliação, que permitiram a avaliação quantitativa do actual estado da comunicação online dos clubes. De ressalvar que neste momento o estudo encontra-se focado na disponibilização de canais e ferramentas de comunicação que permitam a interacção e não na actual interacção existente.

Para a avaliação quantitativa da presença e actividade dos diversos clubes na internet e redes sociais, foram definidos diversos ponderados que permitissem a valoração desses canais. Para tal, terá de se dividir nas duas grandes áreas do estudo: A Internet e as Redes Sociais.
Ponderadores Web:
Nos ponderadores de avaliação relativos à Internet procurou-se reflectir noções básicas de presença na Web, secções ou áreas nos sites, funcionalidades que permitam uma maior facilidade de transmissão e informação e que apoiem a capacidade de melhorar as estratégias de SEO das marcas representadas por cada emblema.

• Domínio próprio:
o Domínio Próprio (5 pontos)
o Sub-domínio (2 pontos)
o Não tem (0 pontos)
• Site:
o Existe (10 pontos)
o Encontra-se em actualização (3 pontos)
o Não existe (0 pontos)
• Área de Notícias
o Existe, com actualização diária (10 pontos)
o Existe, com actualização diversas vezes por semana (7 pontos)
o Existe, com actualização semanal (5 pontos)
o Existe, com actualização quinzenal (3 pontos)
o Existe, com actualização mensal (2 pontos)
o Existe com actualização esporádica (1 ponto)
o Não existe secção (0 pontos)
• Centro de Imprensa/Media
o Existe (10 pontos)
o Não existe (0 pontos)
• Newsletter
o Existe (10 pontos)
o Não existe (0 pontos)
• Loja Online
o Existe (10 pontos)
o Não existe (0 pontos)
• Bilheteira Online
o Existe (10 pontos)
o Não existe (0 pontos)
• Espaços de Interactividade com sócios e simpatizantes
o Existe (10 pontos)
o Não existe (0 pontos)
• Motor de pesquisa
o Existe (5 pontos)
o Não existe (0 pontos)
• Feed RSS
o Existe (5 pontos)
o Não existe (0 pontos)
• Ligação directa a redes sociais
o Existe (10 pontos)
o Não existe (0 pontos)
Ponderadores Redes Sociais:
Nos ponderadores de avaliação relativos às Redes Sociais procurou-se reflectir no tipo de
presença nas duas maiores redes sociais como o Facebook e o Twitter, e como são seguidos
e procuram criar informação para os utilizadores das redes sociais.
• Facebook:
o Página de Fans (10 pontos)
o Página de Grupo (5 pontos)
o Página de Perfil (2 pontos)
o Não tem (0 pontos)
• Domínio Personalizado no Facebook:
o Existe (10 pontos)
o Não existe (0 pontos)
• Actualização de Página de Facebook:
o Actualização Diária (10 pontos)
o Actualização diversas vezes por semana (7 pontos)
o Actualização semanal (5 pontos)
o Actualização quinzenal (3 pontos)
o Actualização mensal (2 pontos)
o Actualização esporádica (1 ponto)
o Não tem actualização/não existe (0 pontos)
• Número de seguidores/fans:
o Mais de 500 000 seguidores/fans (50 pontos)
o Mais de 400 000 seguidores/fans (40 pontos)
o Mais de 300 000 seguidores/fans (35 pontos)
o Mais de 200 000 seguidores/fans (30 pontos)
o Mais de 100 000 seguidores/fans (25 pontos)
o Mais de 50 000 seguidores/fans (20 pontos)
o Mais de 25 000 seguidores/fans (15 pontos)
o Mais de 10 000 seguidores/fans (10 pontos)
o Mais de 7 500 seguidores/fans (7 pontos)
o Mais de 5 000 seguidores/fans (5 pontos)
o Mais de 2 500 seguidores/fans (4 pontos)
o Mais de 1 000 seguidores/fans (3 pontos)
o Mais de 500 seguidores/fans (2 pontos)
o Menos de 500 seguidores/fans (1 ponto)
o Não tem (0 pontos)
• Twitter:
o Existe (10 pontos)
o Não Existe (0 pontos)
• Actualização de Página de Twitter:
o Actualização Diária (10 pontos)
o Actualização diversas vezes por semana (7 pontos)
o Actualização semanal (5 pontos)
o Actualização quinzenal (3 pontos)
o Actualização mensal (2 pontos)
o Actualização esporádica (1 ponto)
o Não tem actualização/não existe (0 pontos)
• Número de seguidores:
o Mais de 50 000 seguidores (50 pontos)
o Mais de 40 000 seguidores (40 pontos)
o Mais de 30 000 seguidores (35 pontos)
o Mais de 20 000 seguidores (30 pontos)
o Mais de 10 000 seguidores (25 pontos)
o Mais de 5 000 seguidores (20 pontos)
o Mais de 2 500 seguidores (15 pontos)
o Mais de 1 000 seguidores (10 pontos)
o Mais de 750 seguidores (7 pontos)
o Mais de 500 seguidores (5 pontos)
o Mais de 250 seguidores (4 pontos)
o Mais de 100 seguidores (3 pontos)
o Mais de 50 seguidores (2 pontos)
o Menos de 50 seguidores (1 ponto)
o Não tem (0 pontos)
• Outras Redes:
o Redes próprias (10 pontos)
o Outras redes abertas (5 pontos)
o Não existem (0 pontos)
• Actualização:
o Actualização Diária (10 pontos)
o Actualização diversas vezes por semana (7 pontos)
o Actualização semanal (5 pontos)
o Actualização quinzenal (3 pontos)
o Actualização mensal (2 pontos)
o Actualização esporádica (1 ponto)
o Não tem actualização/não existe (0 pontos)

Os valores relativos ao número de seguidores nas diversas redes foi apurado no dia 22 de Maio de 2011, após o término do jogo da final da Taça de Portugal.

RESULTADOS CONTABILIZADOS SOBRE O PORTIMONENSE NA TABELA EM ANEXO

Não é de admirar que nas primeiras dez posições do ranking global das duas Ligas profissionais, nove posições sejam ocupadas por clubes da Liga Zon Sagres, porém é premente avaliar que das 32 equipas que compõem estas ligas, somente 4 tenham uma área dedicada a bilhética online. Só 17 é que têm uma área de loja online, das quais nem todas têm a possibilidade de aquisição por um processo electrónico imediato ou sendo mesmo só meras montras de produtos.


As diferenças entre clubes é enorme, se compararmos os “três grandes” com as restantes equipas. Com pontuações que diferem quase em 100 pontos de diferença, demonstra que esta é uma área que ainda não está completamente implementada em todos os clubes, porém ao acompanhar ao longo de toda a época a evolução da comunicação dos diversos clubes, denota-se uma preocupação crescente em clubes que têm vindo a ganhar ascensão desportiva a nível nacional, com diversas alterações nos seus sites, como com preocupações crescentes na produção de conteúdos e implementação de novos canais de comunicação.

Um destes casos é o Sporting Clube de Braga, o qual no último mês e meio implementou a 47 sua página de fans no Facebook e acompanhando os seus sucessos desportivos tem alavancado a comunicação neste canal para um crescimento de mais de 10 000 fans.

De notar que no caso da Liga Orangina, que os clubes com possibilidades de ascensão ao escalão principal também começam a prestar mais atenção a esta área de comunicação online e preparam novos conteúdos e novos espaços de comunicação para motivar as suas massas associativas e adeptas.

Um dos pontos negativos que se consegue apreender deste breve estudo prende-se com algumas falhas a nível de tratamento de branding dos canais de redes sociais, não se registando domínios próprios para facilitar ao comum utilizador encontrar o seu clube, bem como para facilitar materiais de marketing e branding que possam desenvolver (ex.: Páginas de Fans do Facebook do Futebol Clube do Porto ou do Sporting Clube de Braga não têm um domínios próprios criados, como no caso do Sport Lisboa e Benfica ou do Sporting Clube de Portugal).

7 comentários:

P. disse...

Eu já descobri uma gralha neste estudo. A "morada" da página do Facebook que surge na 1ª imagem corresponde ao Facebook da Naval. Reparem bem na secção "Redes Sociais".

Neste caso, julgo que não terá influência significativa nos resultados finais do estudo uma vez que o número de seguidores, esse sim está correcto (4580).

Anónimo disse...

Pedro, obrigado pelo registo muito oportuno. Parabéns a quem dirige o departamento de comunicação do nosso clube. Estamos de parabéns pela classificação, assim não teríamos descido. :)

P. disse...

Sim, anónimo. Oportuníssimo. Isento, como sempre.
Um abraço!

Ruben disse...

Existe uma pontuação que nos atribuem relativa à loja online, que me parece não existir. Existe apenas um catálogo, mas as compras têm que ser feitas na sede. Por outro lado, o site oficial dispõe de RSS Feed, ponto no qual não nos foi atribuido qualquer ponto.

Anónimo disse...

Mas afinal a quem é que temos de dar os parabéns pela boa classificação na imagem da comunicação? Quem é que dirige o departamento?

Anónimo disse...

o Sr. Nuno Silva ... LOL

Anónimo disse...

não deixa de ter a sua piada ...