domingo, maio 22, 2011

RESPOSTA AO DR. NUNO SILVA

"Campanha Difamatória" é a forma como o Dr. Nuno Silva define uma publicação do "Portimonense 1914", da minha autoria (Pedro Simões de Melo), intitulada tão somente: "Ver com atenção".

Neste post, um vídeo retirado do Youtube, assinado pela TVI, mostra o dirigente a vender bilhetes (e a receber dinheiro) para um jogo do FC Porto, na Casa do FC Porto da cidade de Portimão.

A reportagem (de 2008) foi realizada pela TVI quando o Dr. Nuno Silva já respondia por dirigente do Portimonense, com cargo na direcção do clube.

Sobre este tema, julgamos ser necessário prestar alguns esclarecimentos:

A publicação do "Portimonense 1914" não elogia nem deprecia o facto que as imagens documentam. Antes, deixa ao critério de cada um esse julgamento. Nenhuma palavra imprópria foi utilizada, quer por nós, quer por utilizadores do espaço até ao momento.

As cores clubísticas de quem dirigiu até agora o Portimonense são-nos irrelevantes e não se apresentam como novidade para ninguém. Desde sempre, e bem, essas preferências foram assumidas e respeitadas. Foram até (na minha opinião pessoal) pilares importantes para a estabilização do Portimonense.

Contudo, achamos que há limites. Não é aceitável que um Dirigente do Portimonense aceite surgir de livre vontade numa reportagem televisiva a efectuar vendas de bilhetes e a receber dinheiro para jogos de outro clube, seja ele qual fôr. Este facto colocou o Dr. Nuno Silva muito para lá do simples adepto que torce pelo FC Porto. Será concebível ver um dirigente (por exemplo) do Sporting a vender bilhetes para jogos do Porto? Achamos que não. E como Portimonenses, por coerência, esta comparação assume contornos de quase ofensa por não encaixar no exigível bom senso, que parece ter faltado neste caso. Para mais, numa televisão nacional...

Há poucas semanas, um caso foi divulgado na imprensa sobre um jogador de futsal do Sporting que viveu dilema semelhante, precisamente porque em locais públicos, em vez de manter a devida reserva, preferia demonstrar activamente a sua afectividade a outro clube, situação que foi considerada desrespeituosa por extravazar os limites do aceitável. Este jogador, conhecido por Cardinal, acabou dispensado. Porque será?

A exposição desta situação poderá ser comparada a outra recente polémica que, por razões diferentes, visava a Casa do Benfica (a célebre polémica dos autocarros). Também aí não nos coibimos de criticar quem achámos que deveria ser criticado. Agora não foi diferente.

O padrão de comportamento do "Portimonense 1914" não se regeu por criticar clube "X" ou "Y", determinado partido político, pessoas... mas unicamente por defender o Portimonense. E por tentar mudar para melhor o que pode estar menos bem. É o caso dos factos documentados nas imagens que qualificamos como dispensáveis para a preservação do bom nome e independência do Portimonense.

Estamos em crer que outros partilharão da nossa opinião uma vez que na democrática (aberta a todos, sem condicionamento) página do Facebook onde surge a publicação, não vislumbrámos qualquer tipo de crítica ao blog.

Tem razão o Dr. Nuno Silva quando refere que trabalha a custo zero para o Portimonense.
Mas olhe, também nós. E isso nunca nos impediu de ver o Portimonense onde quer que jogue.

O vídeo...

26 comentários:

Anónimo disse...

Agora já começam a abrir os olhos! Estes senhores enquanto aki andaram com o apoio do Padrinho lá do norte não houve problemas, agora abandonam o barco. Deus queira que me engane mas ainda vamos passar pelo mesmo que passa o Boavista, o Belenenses, o Sporting em parte por estes anos todos de vassalagem e o Braga também lá á de ir parar. Esta gente tem o futebol portugues todo minado e só não vê quem não quer.
Só espero que haja algum verdadeiro Portimonense que pegue no clube e que aposte mais nas pessoas e nos jovens da terra, pode ser que assim os Portimonenses voltem a apoiar o Portimonense como antigamente, e já agora que o nº de socios aumente.

Anónimo disse...

preocupem se mas e com o clube apostem na formação e ponham pessoas da terra a gerir o clube e nao pessoas de fora para se promoverem

P. disse...

Provavelmente estamos todos enganados, o Dr. Nuno Silva é que teve uma atitude correcta, e ainda teremos que lhe pedir desculpa por isto.

Anónimo disse...

Como é que o Dr. Nuno pode dizer que não recebe nada? O ordenado na C.M.P. não é suficiente? Perguntem a todos os funcionários da autarquia qual é a alcunha do Dr. Nuno Silva? Agora anda bem coladinho à corja do Carito à espera que lhe caia do céu um lugar de acessor!

Anónimo disse...

Desculpem a observação...
Mas quando o Dr, Nuno vendia os builhetes estava a ,eter dinheiro nos bolsos de quem??...
Do Portimonense ou do Porto????...

P. disse...

É irrelevante a quantia que o Dr. Nuno Silva recebe, ou não recebe.

A desculpa do "ah, e tal, mas eu não recebo nada", não cola aqui como desculpa para poder fazer o que lhe apetece.

Um dirigente do Portimonense, a vender bilhetes numa reportagem televisiva, terá que o estar a fazer para o clube que representa e ponto final. Caso contrário recusa-se simplesmente a aparecer nestas circunstâncias.

O fervor azul e branco terá que ficar em casa.

Pergunto eu: o que aconteceria se o relações públicas do FC Porto estivesse na Casa do Benfica a vender bilhetes para jogos do Benfica, tranquilamente numa reportagem televisiva? Acham que este homem iria permanecer em funções muito tempo?

Então porque será que no Portimonense as coisas são diferentes e temos que gramar com quem não tem a mínima noção do que anda a fazer, nem do timming em que aparece?

Que raio de imagem de credibilidade andamos nós a transmitir perante adeptos, apoiantes e até comunicação social...

Depois os apoios não surgem. Porque será?

Anónimo disse...

O Nuno Silva enfia-se naquele papel e depois ainda fica muito ofendido? Já vale a pena...

Devia era apresentar já as desculpas em vez de justificações parvas para estas tristes figuras.

UM'84 disse...

Simões, estou inteiramente de acordo contigo. Cada um é livre de fazer aquilo que bem entende, desde que isso não prejudique outrem. Ora, neste caso, não é somente a imagem do sr. "Dr." (também acho piada a este título, está visto que hoje em dia é tudo doutorado e engenheiro; pelos visto, só eu, que tenho uma licenciatura e um mestrado, é que não gosto desses rótulos...) que está em causa, é também a de uma instituição com décadas de existência e história: o Portimonense Sporting Clube.

Enfim, assim se vê o amadorismo com que o NOSSO clube trabalha... E ainda vêm com balelas e areia para os olhos das pessoas, alegando e apregoando que reduziram o passivo para 500k€. Como se ainda estar a dever meio milhão de euros fosse motivo de 'orgulho' para alguém. Mas, ainda assim, esse feito só foi possível com as (muitas) ajudas da Autarquia, os patrocínios e direitos televisivos dos amiguinhos Oliveirinha, da Olivedesportos (donos da Sport TV e ex-colegas do FR no FCP).

Se por um lado temos de saber reconhecer o mérito e esforço que houve ao pegarem num clube falido e, mesmo assim, tentarem revitalizá-lo e levantá-lo, também é igualmente verdade que muito disto foi feito às custas de favores e dependências a outros clubes e organismos. E é, precisamente, aqui que enquanto portimonense não me encaixo. No Portimonense, não queremos alcançar os nossos objectivos a qualquer preço, sem olhar a fins e meios. Não. O Portimonense, acima de tudo, é um clube de gente séria, honesta, dedicada e TRANSPARENTE!

Se aquilo que pretendiam/em era/é utilizar o Portimonense como plataforma de lançamento e forma de alcançarem outros fins, então, só posso lamentar e desejar que nunca mais metam os pés no NOSSO Clube, o Clube dos PORTIMONENSES e daqueles que, sem segundas intenções e/ou preferências, sentem-no como SEU!

Portimonenses, abram os olhos, está na altura de começarmos a limpar a casa!

P. disse...

UM´84

Na minha opinião esta direcção fez globalmente um trabalho muito bom e nesta matéria não me identifico com muitas das críticas ao actual elenco que, no meu entender, deveria continuar.

No entanto, tal como na política, justificam-se por vezes remodelações em cargos específicos.

Este poderá ser um desses casos.

Se ser relações públicas é isto, acho que neste pelouro o Portimonense pode encontrar melhor.

Anónimo disse...

Quem acham então que deveria cobrar os bilhetes aos adeptos do Porto?
O crime do Sr. Nuno Silva é o facto de estar metido na toca do Lobo???
Pois realmente não gostei muito de ver este vídeo..mas ele não estava ali a prestar um serviço de cobrança de bilhetes para reverter a favor do nosso clube??
Agradecia que me explicassem melhor porque assumo entender e ao mesmo tempo não entender ..
Obrigado

P. disse...

Anónimo das 12:46h,

"Quem acham então que deveria cobrar os bilhetes aos adeptos do Porto?"

Qualquer pessoa, menos um dirigente do Portimonense uma vez que o jogo em causa no vídeo é um Porto - Sporting.

Anónimo disse...

Concordo com o UM84, há que limpar a casa! É só mamões que nem de cá são!

Anónimo disse...

Obrigada Sr. Simões pelo esclarecimento porque na verdade entendi que o jogo era Portimonense/Porto.
Foi de facto uma má conduta e uma má imagem do Sr. Nuno e ainda por cima relações publicas do Portimonense
Mas onde esse senhor tinha a cabeça????...tudo por visibilidade????
Saudações

Anónimo disse...

Desculpem só uma curiosidade que ainda não entendi. Porque é que um vídeo de 2008 apenas agora chega aqui?

miguel disse...

é por estas e por outras que em tempos disse a um grande amigo meu SÓ TENHO UM CLUBE e que NUNCA mas NUNCA ia ser sócio de 2 clubes ou director de um,sendo sócio e adepto de outro. com isto quero dizer que ninguem deve dirigir um clube sendo adepto de outro como é este caso.

P. disse...

Anónimo das 14:20h,

O vídeo é divulgado com 3 anos de atraso porque só há alguns dias (19 de Maio para ser preciso) foi publicado no Youtube pelo proprietário. Situação que nos ultrapassa completamente.

Anónimo disse...

Mas nao é so O Sr Nuno Silva que aparece no video!Estou enganada ou aparece outro Sr que tb fez ou faz parte da actual comissao administativa?

Anónimo disse...

o sr paiva tambem aparece no video e tambem pertencia á anterior direçao. nao sei porque ainda ninguem reparou nisso ????

Anónimo disse...

É O PAIVA FAZ PARTE DA COMISSÃO !!

Toy Marafado disse...

Caros amigos, concordo quando se diz que ter responsabilidades no Portimonense implica não aparecer publicamente a defender outras cores, neste caso o FC. Porto, no entanto que propósito serve desenterrar este vídeo de 2008???
Este vídeo tem cerca de 3 anos e não é novidade nenhuma que Nuno Silva e Paiva têm ligação ao FC. Porto, assim como muitos foram os jogos em que Fernando Rocha apareceu na tribuna do Estádio do Dragão, esta temporada, junto do seu amigo Pinto da Costa.
Se alguém teve a oportunidade de ler o livro da Carolina Salgado, até vem uma menção ao Fernando Rocha, que ia passear o cão enquanto Pinto da Costa e Carolina se entregavam aos prazeres da carne...
Este vídeo não traz nada de novo...

P. disse...

O vídeo é desenterrado agora porque só agora apareceu no Youtube.

E apenas mostra um dirigente do Portimonense a vender bilhetes para jogos do Porto. Antes deste vídeo, se disséssemos que estas coisas aconteciam, provavelmente chamar-nos-iam de mentirosos.

Em relação à presença de Fernando Rocha no Porto, também não é novidade para ninguém.

Mas uma coisa destingue ambos os casos: a postura em público. Quem respeita o Portimonense não tem que ser criticado, desde que dê o melhor pelo clube que representa.

O Sr. Fernando Rocha pode ser portista mas, em Portimão, guarda o clubismo em casa, respeitando o nosso Portimonense, como Presidente nos representa. O Nuno Silva é o que se vê.

Deve ser fantástico ver este dirigente em acção junto do comércio local: "Hoje vem vender bilhetes para o Porto, ou promover o Portimonense?".

É de uma credibilidade e profissionalismo que espantam. Parece uma cena da Liga dos Últimos.

Lamento mas não gosto.

Anónimo disse...

F Rocha pertenceu aos órgãos sociais da casa do porto mesmo depois de ser eleito presidente do portimonense.

Anónimo disse...

Eu reparei logo no Sr Paiva que faz parte da actual comissao e fez parte da antiga direçao pois ele tava sempre no relvado !!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

A TODOS OS PORTIMONENSES (LAMPIÕES) QUE FORAM FARDADOS DE VERMELHO PARA JOGO DO NOSSO PORTIMONENSE COM OS LAMPIÕES EM FARO E A CLAQUE DO BN COM CAISCOIS DOS LAMPIÕES NO JOGO EM CASA COM O FC PORTO .
DEVIAM TER VERGONHA POIS NÃO MERECEM RESPEITO

MARAFADOS VELAH GUARDA 84

Anónimo disse...

É o centrão querem estar bem com Deus e com o Diabo.

P. disse...

Isso deve ser piada. Se você alude a partidos políticos, deixe-me dizer em primeiro lugar que o meu partido é o Portimonense.

Depois, tenho um episódio curioso na minha vida capaz de demonstrar que nesta matéria, aqueles a quem você chama "Deus" e "Diabo" não estão assim tão distantes.

Por volta de 1995 (ou num ano ali "colado") concorri à AE da Teixeira Gomes. No meio de uma campanha muito pobrezinha, alguém me tinha dito que existiam uns cartazes para a minha lista "B".

Pois bem... nesse final de tarde fui buscar os cartazes. Sabe onde? Na Sede do PSD, junto ao Boa Esperança, onde entrei pela única vez na minha vida.
E sabe quem mos entregou, que se movimentava à vontade naquele edifício? Nuno Silva. Recordo, na Sede do PSD.

Não tenho formas de o provar. Mas o PSD terá nos seus registos a lista de integrantes daquele tempo.