terça-feira, junho 21, 2011

JOÃO MOUTINHO VALE "ZERO" PARA O PORTIMONENSE?

Em condições normais, a transferência de João Moutinho para um grande clube europeu valeria uma percentagem sempre apetecível para os cofres do Portimonense em direitos de formação. Uma quantia que hoje em dia seria vista como fundamental. 

Mais do que nunca fala-se da saída de João Moutinho para o Chelsea, conforme exigência de André Villas Boas, por largos milhões que ainda não conseguimos quantificar.

Poderemos especular se o Portimonense irá mesmo receber algum valor por esta transferência. Circulam rumores que nos dão conta de uma troca efectuada por João Sintra, que teria abdicado dos direitos de formação de João Moutinho, recebendo em contrapartida um jogo particular, que chegou mesmo a ser realizado há meia dúzia de anos, em Portimão, como homenagem a Vítor Damas. 

A ser verdade este rumor, o acto de gestão poderá levar o Portimonense a não receber absolutamente nada pela formação de João Moutinho, numa eventual futura transferência para um colosso europeu. Um caso que merece ser acompanhado...

5 comentários:

Ruben disse...

Isso não funciona dessa forma, os direitos de formação são pagos quando o atleta assina o primeiro contrato profissional (o Portimonense teve que o fazer no caso do Ben Traoré) e foram esses valores que o jogo em questão pagou.

O que permite receber valores é o Mecanismo de Solidariedade.

Aqui estão alguns links com a informação:

http://www.unimasterfutebol.com.br/pdf/contribuicaoporsolidariedade.pdf

http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2009/interna/0,,OI3866302-EI13759,00-Entenda+como+funciona+o+mecanismo+de+solidariedade+da+Fifa.html

JOão Batista disse...

Penso que o Portimonense teria direito a receber quando o João Moutinho foi de Alvalade para o Dragão, mas segundo li, tudo podia ter ficado ultrapassado, caso o jogo particular em Portimão com o Sporting tivesse uma clausula nesse sentido. Trocar um jogo pelos direitos de formação? Teria sido? Gostava de ser esclarecido!!!

Saudações portimonenses

JOão Batista

P. disse...

João, penso que entre clubes nacionais essa clausula não se aplica. Só em transferências de Portugal para clubes estrangeiros.
Mas não sou expert na matéria...

Anónimo disse...

Amigos pelo que sei esse jogo teve a receita e mais cerca de 5000 euros e foi a troca pelo passe do João Moutinho. Acho que em transferência nacional o PSC nada recebe mas se for internacional tem direito irá receber a não ser que não haja direcção e ninguém se mexa, mas ai é uma falta de moralidade muito grande, também não sei se isso seria permitido.
Miguel Luís

Hugo disse...

o jornal record avança hoje com uma verba a rondar os 100mil euros pela transferencia do moutinho, se se vier a concretizar!