sábado, junho 04, 2011

JOÃO SINTRA: "ENQUANTO EU EXISTIR O CLUBE NÃO ACABA"

Antigo presidente do Portimonense, João Sintra mostra-se disponível para ajudar o clube. O ex-dirigente revela já estar em contactos e que ajudou o Portimonense financeiramente em 2007 e 2010.

Como analisa a demissão da Comissão Administrativa, presidida por Luís Batalau?
Lamento imenso o que está a acontecer. Nunca imaginei que o clube chegasse a uma situação destas, dado que as informações prestadas pela anterior Direcção (sem divídas fiscais e ordenados em dia), sempre pensei que algum portimonense assumisse os destinos do clube. No entanto, compreendo que a conjuntura actual não ajuda, mas como o clube tem muitos sócios aparecerá alguém.

Face à possibildade real do clube fechar portas está preocupado?
É claro que estou muito preocupado, mas não acredito nesse cenário. Tenho desenvolvido alguns contactos no sentido de perceber a realidade actual do Portimonense. Já solicitei ao presidente demissionário da Comissão Administrativa, Luís Batalau, uma realação de contas e dos futuros compromissos, mas o relatório e contas foi-me negado, remeteram-me para os estatutos do clube.

Portanto, não sabe qual a real situação financeira do clube?
Não sei, mas como foi gerido por pessoas sérias e face às notícias que têm vindo a público, deve estar tudo bem. Apenas estou admirado e estranho não me terem facultado as contas, pois desejava saber o valor do passivo. A actual Comissão Administrativa disse que precisava de 500 mil euros para quê. Esse montante é para pagar passivo ou para resolver outras situações imediatas?

Está disponível para formar uma lista e ajudar o Portimonense a sair desta situação?
Enquanto eu existir o clube não acaba. Estou disponível para ajudar, seja inserido numa lista ou fora dela. Ninguém sabe mas revelo que ajudei a anterior Direcção. Em 2007 e 2010 dei dinheiro ao clube. Sempre ajudei e continuo a ajudar e sempre estive calado.

Acredita que em breve surgirá um candidato?
Sei que há um grupo de pessoas que estão disponíveis para avançar. Mas enquanto as dúvidas não forem dissipadas ninguém estará disponível para elaborar uma lista. Não vou cometer os mesmos erros do passado. Acreditei nas pessoas e depois fui enganado.

Mas o tempo urge...
Tenho os meus contactos e posso ajudar. Pois já tenho alguma experiência...

8 comentários:

marcosena disse...

É toda a gente a falar a falar e ninguém se chega a frente. Estão à espera de começar a epoca com 4 jogadores?

É igual ao estádio, todas as semanas ficava pronto, levou uma eternidade, aqui todas as semanas aparece alguém pra ajudar ...

P. disse...

É porreiro aparecer agora. O "trabalho sujo" está feito e o Portimonense até foi aceite na Liga de Honra sem declarações de dívidas. Portanto está tudo pago.

Espero que as pessoas não tenham memória curta e se recordem da forma como deixou o clube:

Sem estádio, com meses de salários em atraso, 2 milhões de passivo, dívidas a toda a gente e com um encargo vitalício com 2 ex-jogadores que, por papelada irregular, estão a receber um ordenado até ao fim da vida (Laranjo e Tozé... salvo erro)!

Foi isto que o Sr. Sintra nos deixou. E nem comento a frase em que diz ainda ajudar o clube. Quando lá esteve não conseguiu ajudar em nada... porque o iria fazer agora?

A nossa "fome" é assim tanta que até ao sr. Sintra estaremos dispostos a abrir a porta?!

Recuem meia dúzia de anos e vejam como o clube estava. É óptimo para que todos possam "refrescar" a memória antes que os factos fiquem esquecidos.

Guetov disse...

É curioso como o espírito crítico surge do nada.

João Sintra não foi de todo um bom presidente, mas honra lhe seja feita, dá um passo em frente em duas ocasiões distintas, quando mais ninguém o fez.

Durante o mandato de Fernando Rocha não vi por parte do autor do segundo comentário quelquer crítica em relação à direção que há pouco cessou funções. Mas foi neste mandato que o Portimonense não realizou qualquer venda dum seu activo. Curiosamente foi com João Sintra que o Portimonense realizou a sua última venda (Serjão). O atraso inqualificável das obras do Estádio Municipal também não valeram qualquer crítica, seja à direção seja à Câmara. A cosnstituição do plantel que disputou a Liga Zon Sagres foi muito mal planeado e a política de empréstimos que o clube tem seguido pecou por excesso como todos muito bem sabem, mas aqui também críticas nem vê-las. Outra questão é a ausência de qualquer abordagem aos melhores valores da equipa júnior (de fonte segura sei que até à data ninguém abordou Bruno Pacheco ou Vítor Gonçaklves).

A direção presidida por Fernando Rocha saíu porque quis, não foi pressionada por ninguém para o fazer. Será que agora a vir alguém terá de pertencer à troika de Rocha e Companhia. Será que terá de ser alguém que pretenda favorecimentos em questões de terrenos e seja compadre do sr. Manuel da Luz?

Já se percebeu que seja João Sintra, José Dias ou outro qualquer que não pertença ao grupinho de Fernando Rocha, vai logo ser atacado, inclusive na blogosfera e deixar de receber o apoio da autarquia. Curioso não é?

Afinal todos iguais mas uns mais iguais do que outros...

Penso que Fernando Rocha começou bem o seu mandato mas ao longo do tempo e sobretudo no decorrer do último ano acumulou erros crassos, não me esqueço das suas palavras a prometer a luta pela Europa em três anos que devem ter motivado muitas gargalhadas. Temos de olhar para o nosso vizinho de Olhão e primeiro perceber como se fazem as coisas para depois se colherem frutos apetitosos. Em termos de gestão e conhecimentos desportivos o sr. Isidoro colocou Fernando Rocha no bolso.

Agora venha quem vier com certeza vai cometer erros, espero apenas que não caiam nos mesmos que a última direção. Que não passem cinco técnicos e mais de uma centena de jogadores pelo nosso clube em tão pouco tempo. Porque o que aconteceu com o Portimonense nas últimas épocas tem sido o repetir sucessivo de anos 0.

Com certeza que a subida de divisão foi um mérito da anterior direção, mas não souberam criar condições e alicerces para que nos pudéssemos manter.

Agora há que saudar e não deitar abaixo quem tiver tomates para liderar o Portimonense. Se a situação do clube fosse assim tão boa candidatos não faltariam, por isso dizer que o trabalho sujo está feito é pura ignorancia ou hipocrisia.

Viva o Portimonense do futuro, interessa aplaudir quem está cá e dá a cara.

P. disse...

"É curioso como o espírito crítico surge do nada."???

Surge do nada? Dizer que deixou meses de salários por pagar; dívidas generalizadas; 2 milhões de passivo; sem estádio; e com obrigação de pagar 2 ordenados vitalícios a jogadores que pouco fizeram (por papelada irregular)...

Isto é criticar só por criticar? Ou será apresentar factos?

Ruben disse...

Simões, se houver oportunidade, um dia apresento-te o João Sintra, e vais ficar a saber algumas coisas... só para perceberes a dimensão do que ele fez ou tentou fazer pelo clube.

P. disse...

Não duvido Ruben. Sei que não ficou a dever nada em termos de honestidade.

Mas deixou o clube numa situação de pré falência.

Terei muito gosto, claro.

Um abraço

Anónimo disse...

e mesmo quanto à honestidade é questionavel ...

Anónimo disse...

honestos nesta cidade sao os rochas os caritos os mergulhoes os jaimes dias e os lambe botas destea comorra instalada na cidade. mas o reinado ta a acabar!!!