quinta-feira, junho 09, 2011

RESPOSTA DE JOÃO SINTRA AO DR. LUÍS BATALAU

Eu, João Paulo Lima de Sintra, sócio nº 665 do P.S.C., face às declarações proferidas pelo Sr. Dr. Luís Batalau à "Voz Desportiva", ao comunicado da Comissão Administrativa Demissionária divulgado no site oficial do P.S.C. e a noticias constantes, com origem sempre no mesmo jornal (Record ), uma vez que se menciona o meu nome, venho prestar o seguinte esclarecimento:

1- Considero inoportuno e fora de contexto, as declarações do Sr. Dr., referindo-se ao meu nome da forma como o fez. Ao assumir tal posição, espero que tenha consciência que deste lado existe um filho, um marido, um pai que é PORTIMONENSE. Não contem comigo para criarem "distrações" e polémicas onde não existem, desviando as atenções do que é importante: SALVAR O P.S.C. DA SUA EXTINÇÃO.

Quando fui contactado pelo Sr. Jornalista do jornal A Bola, acedi a responder a algumas questões colocadas a pedido do mesmo por ter sido um ex-Presidente do P.S.C. Respondi às questões apenas e só, com o intuito de despertar as consciências dos Portimonenses para se unirem e em conjunto arranjarmos soluções para que o P.S.C. NÃO FECHE PORTAS. Não sou candidato a nada, sou candidato a ajudar; se a minha presença é motivo de divisão, afasto-me.

A partir deste momento, agirei em conformidade sempre que o meu nome seja colocado em causa.

2- É verdade que a situação actual do P.S.C., é preocupante. Solicitei ao Sr. Dr. como Presidente da Comissão Administrativa uma relação das contas do clube (vide doc. Anexo). O Sr. Dr. Respondeu da forma que anexo. Quando o Sr. esta mais preocupado com os estatutos do que com a situação actual do P.S.C., penso que esta tudo dito.

3- Quando o Sr. Dr. afirma (e segundos depois contradiz-se) que tem sérias dúvidas que tenha colocado verbas no P.S.C. apenas verifico que tem memória curta.
Foi efectuada uma Auditoria, apresentada e aprovada em A.G. pela Direcção à qual o Sr. Dr. pertenceu e na qual é refletida a situação da minha pessoa. Não se deve utilizar palavras como "alegadamente", "aparentemente" ou outros adjectivos estratégicamente colocados para colocar a dúvida no ar.
Mais tarde, em 2010, é efetuado um acordo com a anterior Direcção, acordo este de pagamento do que me é devido e no qual o Sr. Dr. e toda a Direcção têm conhecimento ( doc. Anexo).
Se questiona as contas, depois de inspecionadas e auditadas porque é que concordou com as mesmas?

4- Quando digo que ajudei o P.S.C. em 2007 e em 2010, de facto assim foi.
Quando o Sr. Dr. diz que "As contas do clube são instrumentos de gestão, com informação sensivel" concordo plenamente consigo. Por ex. nas contas auditadas consta um valor superior ao acordo "à posteriori" feito. SIM, ajudei o P.S.C. em 2010, abdicando de uma determinada verba porque quis.
Estou a sua inteira disposição em lhe facultar toda a doc. em minha posse, ou a quem solicitar. No entanto, a mesma está refletida na contabilidade do P.S.C. Espero que assim, a verdade seja reposta, como o Sr. Dr. pede.

5- É verdade que avancei com uma penhora sobre os bens do P.S.C. e não uma Providência Cautelar. Se o faço é porque o Tribunal e o proprio Sr. Dr. reconhece a legitimidade da mesma.
Faço para proteger a minha situação e principalmente a do P.S.C. .
Não ando a procura de dinheiro fresco, como diz, porque se assim fosse, já tinha recebido tudo o que me é devido há muito tempo. Sempre colaborei com a anterior Direcção, nomeadamente com o Sr. Fernando Rocha, ex-Presidente, e da parte dele também existiu cooperação.
Não se esqueça Sr. Dr. que o P.S.C. esta num vazio directivo e com uma Comissão Administrativa DEMISSIONÁRIA em VIAS DE FECHAR PORTAS PARA SEMPRE. Se estivesse nesta situação o que fazia?
No entanto, a partir do momento em que exista uma Direccão ou mesmo uma Comissão Administrativa, estou na disposição de dialogar e ajudar a desbloquear a situação.
É a segunda vez que me pronuncio públicamente, desde que saí, sobre assuntos referentes ao P.S.C. Falo-ei sempre que for necessário.
Apelo uma vez mais, à união de todos os Portimonenses e se possivel, ajudar esta Comissão Administrativa Demissionária a encontrar uma solução para este impasse.
Com este direito de resposta, dou por encerrado este assunto.

Viva o P.S.C.

João Sintra,
SÓCIO 665




42 comentários:

Anónimo disse...

O Dr. Batalau ainda vai dizer que estes documentos são montagem e que desconhece tudo isto, vais ver!

Miguel Menezes "miGLã0" disse...

O João Sintra usou o seu direito à resposta, e eu, no lugar dele, em achando ter razão, teria feito o mesmo.

No entanto, creio que esta litigância não deve ser mais alimentada, pelo menos nesta altura, em que o clube precisa desesperadamente de uma solução.

Anónimo disse...

Senhor João Sintra, tem toda a razão ... mas porque é que tem ajudado o clube e quando lá esteve enterrou-o e deixou um passivo de 2 milhões? Quando entrou, o presidente Estevão deixou o clube sem qualquer dívida ...

Tem direito de resposta.

Hydroxy disse...

Digam-me só uma coisa, o que tem o Sr. Luis Batalau a ver com o Portimonense SC ?
No minimo dos casos é um sócio como eu e muitos outros visto que se demitiu do cargo agravando mais a situação do nosso clube.

Cumprimentos,


João Santos

João Gregório disse...

É lamentável que o segundo pior presidente da história do Portimonense (o pior foi o dono da farmácia da Praia da Rocha que ficou doente e só recuperou a saúde quando foi corrido...) tenha o desplante de afirmar convictamente que "ajudou o clube". Onde está a memória dos sócios, dos portimonenses? Dívidas atrás de dívidas, um clube sem credibilidade, uma situação quase insustentável. Foi essa a "ajuda" que Sintra deu ao clube! Nos documentos que apresenta faltam os documentos que provam essa dívida que o clube lhe está a pagar e essa bom que Sintra mostrasse esses documentos... Terá ele a coragem de o fazer?

Paulo Ferreira disse...

Voltaram os delírios do Sintra! Quem o mandou abrir a boca a dizer que enquanto ele fosse vivo o clube não acabaria? É de todo o interesse para os sócios saberem que esse senhor tem um processo em tribunal contra o Portimonense, isso é que é jornalismo esclarecido e livre! Já imaginaram virmos a ter um presidente que tem um processo judicial contra o clube e só sabermos disso depois? A verdade é esta: SINTRA TEM UM PROCESSO JUDICIAL CONTRA O PORTIMONENSE... E diz que ajuda o clube e que quer ajudar! Se o Portimonense não estivesse na situação em que se encontra, seria para rir... E a propósito: tantos documentos e onde estão os que provam a dívida do Portimonense? Essa é a história que todos queremos conhecer, papel por papel, Sr. Sintra!

Luís Marreco disse...

Quando o Sintra saiu, o clube estava à beira de fechar as portas e ele agora diz que quer ajudar a salvar o Portimonense??? Interessa-lhe que o clube dure o tempo necessário para que lhe paguem o que foi acordado, é por isso que, para ele, o clube não pode acabar agora, pois muito possivelmente ficaria a "arder" com ua boa maquia... E sobre esses dinheiros onde estão os documentos, as provas, para além de uma acta da direcção a "reconhecer" a dívida? Circulam pela cidade histórias muito mal contadas... E talvez seja melhor o Sintra não brincar com o fogo...

Anónimo disse...

Um clube em que, perante uma crise directiva, o único nome que vem à baila para a presidência é um sócio que moveu um processo nos tribunais e cuja gestão(??) enquanto líder se traduziu num de todos conhecido aumento do passivo, merece mesmo acabar! Ponham o Sintra na presidência e o Portimonense não acaba agora... mas acaba em Outubro ou Novembro...

Anónimo disse...

O que é importante é que o clube não acabe! E se ele for a unica alternativa então que seja! Mas se há coisa que eu não me esqueço foi quando ele prometeu a toda a cidade, inclusive á claque, que o portimonense ia subir e perdemos quase todos os ultimos jogos da fase final e ainda fomos dar o jogo ao estrela da amadora

Guetov disse...

Os comentários de João Gregório, Paulo Ferreira, Luís Marreco e último anónimo são todos da mesma pessoa, analisei bem a forma de escrita, pontuação, etc e sei aquilo que estou a dizer.

E até tenho um palpite de quem está por detrás das mesmas, realmente é muito engraçado até onde as pessoas podem descer...

Agora será que vão publicar este comentário?...

Anónimo disse...

o alberto estevam deixou o clube sem dividas essa ´´e para rir.
entao o sintra foi tao mau, porque nao fica la o rocha ou o batalau ou algum socio desses que so fala do que nao sabe. infelizmente o clube vai acabar por culpa do fraco grau de inteligencia dos socios.

Anónimo disse...

o paulo ferreira tu meteste la algum do teu dinheiro ou punhas???

Anónimo disse...

Imaginem o Jorge Gonçalves querer voltar à presidência do Sporting a dizer que ajudou e continua a ajudar o clube; ou o Vale e Azevedo a fazer o mesmo no Benfica... Como não temos nenhuma figurinha dessas, resta-nos o Sintra! Numa terra com "cromos" como o Zezé Camarinha, o antigo árbitro Chico Silva e o Luís Marreco (o cidadão de Portimão com maior número de referências na internet!!), temos mais um candidato forte a esse estatuto... Um comentário de um leitor anterior explica tudo: se o clube acabar o Sintra deixa de receber... Mais palavras para quê?? Vai-te embora choco!!!!!

Paulo Ferreira disse...

Sr. Guetov (deve ser búlgaro, com esse nome...); chamo-me Paulo Ferreira, BI 7354513, natural de Portimão, antigo jogador das camadas jovens do Portimonense, e não admito confusões: escrevi o que escrevi e está assinado com o meu nome. O sr. parece ser um saudosista dos tempos do Sintra mas eu não sou e manifestei a MINHA opinião. Se não gostou, está no seu direito. Não pode é fazer insinuações. Não sei quem escreveu as outras mensagens mas eu, quando quero dizer algo, assino por baixo, não me refugio no anonimato ou em pseudónimos tipo Luís Marreco ou Guetov...

Anónimo disse...

De tudo o que li está a direcção formada. Sintra a presidente, Luís Marreco na assembleia geral, Xico Silva no conselho fiscal, Zezé Camarinha a relações públicas. Portimão no seu melhor

Anónimo disse...

olá a todos
O João Sintra tem toda a razão. É necessário arranjar-mos Presidente e não entrar em guerras. Somos todos PSC. A pergunta de um anónimo, que acho que deve dizer o nome, porque ele deixou o passivo aumentar? É facil, porque as portas fecharam-se porque ele não pertencer a certas entidades. Digo à Câmara pois foi ai que os últimos presidentes tem obtido dinheiro ou acordos. Se o Sintra foi bom ou não cada um terá a sua opinião mas tem todo o valor porque deu a cara, algo que muitos de nós não o fazem. Se ele fez algo errado pois que provem!
Abraço
Miguel Luis

Ruben disse...

Só para comentar a questão dos documentos da dívida: Eles existem, ma são documentos que fazem parte da contabilidade do clube e por isso ele pediu que não os publicasse.
Mas de qualquer forma, as contas do clube foram auditadas duas vezes por empresas externas e a dívida foi confirmada. O tribunal também reconheceu a dívida. A anterior direcção também reconheceu a dívida, tendo acordado o pagamento da mesma. Não sei qual é a dúvida... não sei porque têm que por em causa a honestidade do Sintra.

Quanto ao resto abstenho-me de comentar.

Paulo Ferreira disse...

Sr. Ruben: esses documentos "fazem parte da contabilidade do clube" e entende-se por isso que sejam sigilosos. E os documentos do Tribunal, com valores e prazos não são tão sigilosos como esses ou mais? e estão aqui publicados. Só se publica e dá a conhecer o que interessa a sua explicação só prova isso.. Eu não coloco em causa ninguém e o que falei foi a bem da transparência. Não percebo como podem uns documentos ficar na gaveta (o que lá estará???) e outros podem ser divulgados, sobre a mesma situação

Guetov disse...

Sr. Paulo Ferreira, apresento-lhe as minhas desculpas.

Gostaria de frisar que não sou saudosista dos tempos do sr. João Sintra, inclusive penso que numa fase inicial do seu mandato, o sr. Fernando Rocha esteve bem e fez um bom trabalho. Mas a partir de certa altura acumularam-se erros que nunca foram corrigidos. Não vou especificar quais foram porque já os enumerei noutras situações.

Assino Guetov mas muita gente sabe quem eu sou, até porque pertenci a um blogo sobre o Portimonense. Chamo-me Pedro Azevedo para que conste.

Aproveito a ocasião para dizer que nem João Sintra ou Fernando Rocha seriam as melhores opções para liderar a direção mas quem se chegar à frente tem o seu mérito. Se Fernando Rocha saiu foi porque quis, não vi ninguém a pressioná-lo para que o fizesse. E espero que a Câmara apoie seja quem for sem olhar a cores partidárias. Será que José Dias não podia constituir uma boa opção?

Cumprimentos

Bruno disse...

Como o senhor Joao Sintra disse o que interessa é que os Portimonenses estejam unidos de modo a que se encontre a soluçao para a direccao do clube quanto antes.Na minha opinião,a solução para a direccao ainda nao foi encontra devido a um artigo dos estatutos que foram aprovados a algum tempo em assembleia geral que diz algo do genero "uma direccao nao pode direccao nao pode deixar mais passivo no clube do que quando entrou",eu fui das pessoas que aprovou este artigo,porque acreditava que o clube podia vir a crescer em numero de adeptos e apoios,mas no entanto mudei de opiniao,esse artigo é prejudicial ao clube,como somos um clube pequeno,as receitas a todos os niveis sao dificeis de obter,um projecto para o futebol demora por vezes anos a ser feito e por vezes um mandato de direccao nao chega para ter algo fiavel e que nao ponha em causa o aumento do passivo,num clube pequeno as receitas a todos os niveis nao sao as mesmas que em clubes maiores,por isso torna-se dificil nao ter pssivo ou diminui-lo.Penso que este artigo dos estatutos pode vir a ser determinante para o futuro do clube,podendo até significar o fim do mesmo,algo que eu duvido que venha a acontecer.Mas tenho esperança que alguem que goste do clube,venha para a direccao do clube,seja na orangina,2ª,3ª ou mesmo distritais nunca deixarei de apoiar o clube,porque o que interessa é o clube nao fechar as portas a divisao onde se joga é o menos importante nesta altura

Anónimo disse...

"alegadamente" e "aparentemente" são advérbios de modo e não adjectivos.

Anónimo disse...

A divida nunca foi provada pelo Sintra, a direcção do Portimonense reconheceu a divida porque achou por bem nao alimentar especulaçoes ... é triste o Sintra agora vir dizer que ajudou o Portimonense! Grande ajuda, um processo em tribunal, um passivo enorme quando abandonou o cargo, etc etc ...

Antes o Luis Marreco que o Sintra!

Lourenço Silva disse...

O que mais me mete raiva nisto tudo é que todos vocÊs que andam para ai falar mal do SR.João Sintra só têm é garganta e falam falam mas não dizem nada...
Se o Sr.João Sintra neste momentos se quiser recandidatar ha presidencia do portimonense todos o devemos apoiar e dar-lhe uma 2a oportunidade...E os que nao o apoiam entao que se juntem e formem uma lista para se candidatarem...Ah esqueçam é melhor o clube acabar do que o Sr.João Sintra voltar como presidente,ne?

Fiquem bem

Saudaçoes Portimonenses

Paulo Ferreira disse...

Alguém começa a ^pôr o dedo na ferida! Eu não quero insinuar nada, mas apenas acho que os sócios têm o direito de saber de onde vem essa dívida reclamada pelo Sintra. Se ele foi tão prestável a mostrar os documentos que lhe interessam, que seja também a mostrar os que interessam à maioria dos sócios. E não mostre apenas uma acta de uma reunião de direcção a reconhecer a dívida, isso não vale de nada. Queremos saber a origem dessa dívida, o que ele pagou com dinheiro dele. Há papéis ou é como um anónimo já escreveu por aqui?

Anónimo disse...

Meus Caros

Qualquer um que avançar , se não for do team maravilha ,vai ser esmagado , os velhos do Restelo não vão deixar o Poleiro .
Durante os ultimos anos nunca deixaram ninguém avançar, tudo fizeram para que tudo correse mal.
Agora eles que resolvam ,eles é que levaram o clube para está situação.
Este filme não é novo já vai no 3 episodio no 1º e no 2episodio ,eles boicotaram todas as tentivas feitas em prol do Portimonense .

Será que temos uma memoria curta?

MARAFADOS VELHA GUARDA 84

Anónimo disse...

VIVA OS VELHOS DO RESTELO
NÃO FAZEM ,NEM DEIXAM FAZER

Anónimo disse...

Nem mais Paulo Ferreira, se ele foi tão prestavel a mostrar os outros documentos ele que mostre PROVAS de que realmente havia uma divida! Mais valia nao ter aberto a boca para os jornais, mas os 15 minutos de fama falaram mais alto ... tudo por uma fotografia e um bocadinho de atençao!

Lourenço Silva disse...

As pessoas que andam por aqui a escrever em anónimo e que têm vergonha de dizerem quem são também só falam falam e não dizem nada...
Porque não se juntam todos e se candidatam?
E o sr.Batalau é outro artista que também só quis foi fama...tanta coisa que já tinham nomes e não sei ques e agora esta palhaçada?E se é tão Portimonense porque razão abandonou o barco na hora de maior aflição?São todos uns chulos que não têm vergonha de destruir um clube com história...
Força João Sintra...tem o meu apoio

Viva o Portimonense

João Santos disse...

TENHAM JUIZO! então a direcção ia assumir uma divida não provada de 150000 euros pra "não haver especulações"? Andamos muito ricos!
e o tribunal também tomou a decisão com base em especulações? muito gostam de mandar areia pros olhos dos outros...

Anónimo disse...

é simples, se realmente existia uma divida, com provas documentais, o Sintra que as mostre! ou tem alguma coisa a temer? É curioso que tenha mostrado tudo, tudo menos a prova da divida! É no minimo curioso ... para nao dizer outra coisa.

Anónimo disse...

Então porque não pedem também os comprovativos do que é património do clube actualmente? É tão sigiloso como a dívida do Sintra, e secalhar ainda causaria mais espanto...

Anónimo disse...

O SINTRA E QUE E BOM !!! Vamos transformar o estadio em pedreira! Força nisso Sintra o povo esta contigo! Vamos aumentar o passivo outra vez! Penhorar tudo o que e do clube! Olha la, penhora as taças tambem, aquilo derretido ou vendido no ferro velho ainda e capaz de valer umas massas! Bora Sintra! Ah espera! Ele nao se quer candidatar. A entrevista afinal foi so para dizer que tinha ajudado o clube. Foi so para mostrar como e boa pessoa e como esta preocupado com o clube ... mas nao se candidata! Esta e preocupado em chegar a um acordo para resolver o problema da suposta divida! Nao deixa de ter piada.

Anónimo disse...

´´o anonimo das 17.54H e o campo major david neto, foi tambem o sintra que o roubou??????????????????????????????

Anónimo disse...

Os terrenos do MAJOR e do PALAÇIO abram os olhos os apoiantes do ROCHA o homem só pensa nele .Se o PORTIMONENSE acabar os terrenos do MAJOR ficam novamente para a familia do MAJOR !! O negoçio já esta feito o grupo RR esta metido nisso com os Espanhois!!

ASS:ROBIM DOS BOSQUES

Anónimo disse...

Os amigos ai de cima não sabem certamente do que falam.
Em primeiro lugar os terrenos do antigo Palácio não são, nem nunca foram do Portimonense.
Segundo, os terrenos do Major David Neto são do Portimonense e só podem ser usados pelo Portimonense e para fins desportivos, o Portimonense mesmo que quisesse não os podia vender. Sim? Informem-se antes de falarem do que não sabem.

Ass. Xerife de Nottingham

Anónimo disse...

O xerife do FERNANDO ROCHA não sabe se o clube acabar os terrenos podem ser vendidos pelos familiares . Quem compra os terrenos ???? O grupo RR!!!!!

ASS:PINOQUIO

Anónimo disse...

Os terrenos são do Portimonense! E o Portimonense nunca irá acabar, ainda que o futebol profissional acabe (e esperemos que não!) o clube enquanto instituição continuará sempre a existir, nem que como clube da 5a divisão amadora ...

E tenho sérias dúvidas quanto a isso dos terrenos voltarem para a familia do Major se o clube acabasse mesmo.

Anónimo disse...

UMA VERGONHA , ELES SÃO UMA VERGONHA .

UMA VERGONHAAAAAAAAAAA ELES SÃO UMA VERGONHAAAAAAAAAA.


MARAFADOS VELHA GUARDA

A.Apolo disse...

Li aqui opiniões diversas muitas delas destituídas de qualquer racionalidade . É fácil falar por fora sem nunca terem experimentado dedicar tempo, dinheiro e saúde pelo clube.
Sobre o Dr. Luis Batalau, devo confessar que graças a ele e alguns que o ajudam, as camadas jovens deram um salto qualitativo em termos de competição, sendo hoje já um marco no desporto algarvio. Quem aqui veio denegrir a sua imagem, se for verdadeiro Portimonense, sem outros motivos que não interessam ao clube, devia era estar-lhe agradecido...
Quanto ao aventureirismo de alguns (e não cito nomes) acho que sem um apoio concreto do comércio ou da população portimonense, nada se conseguirá, e mais tarde ou mais cedo o clube, gerido nos moldes actuais cairá no abismo!
Quanto a mim, e a exemplo de alguns, deveria por-se de parte por uns tempos o futebol profissional e depois de reunir condições avançar com passos firmes e seguros depois de estabilizar o clube.
A liga Orangina é um fracasso financeiro! MAIS VALE A 2ª DIVISÃO!
Este impasse reflecte também o momento actual do País, onde as entidades autárquicas lutam com problemas financeiros, não podendo continuar a subsidiar os clubes.
Estas são as minhas impressões, e falo com alguma experiência marcada pela passagem por cargos de dirigente desportivo.
No momento é preciso muita imaginação, muito suor, muita dedicação para tirar o clube desta letargia...e esquecer o protagonismo serôdio que alguns querem mostrar!

Anónimo disse...

Robin dos Bosques....
Xerife de Notthingan....
Só faltam os 3 Mosqueteiros para resolver de vez a questão !!.....

P. disse...

Tenho lido por aqui cada teoria da conspiração!!! Só não vou rir porque o assunto é sério.

Mas temos bons argumentistas.
Façam um filme e concorram aos Óscares.

Fernando Pinto disse...

O trabalho realizado pela anterior direcção do Clube, deve ser realçado,principalmente em termos financeiros.No que diz respeito á época desportiva e a preparação previa da temporada,com a obrigatoriedade de delinear os objectivos de toda a estrutura,não foi nada conseguido.O que está a acontecer nesta altura em nada beneficia,e atrasa irremediavelmente
uma preparação que se pretende organizada,para cada temporada. Sendo o Portimonense um Clube quase Centenário,não merece esse tipo de disputas entre pessoas que se dizem responsáveis.Gostaria ainda de aprofundar essas questões mas não será o local adequado para tal.