domingo, outubro 06, 2013

Santa Clara surpreende e triunfa em Portimão (0-1)


O Santa Clara voltou este domingo aos triunfos na 2.ª Liga portuguesa de futebol, depois de três derrotas consecutivas, ao vencer fora o Portimonense, por 1-0, em jogo da 10.ª jornada da prova.

O conjunto açoriano triunfou com justiça, graças ao solitário golo de Pacheco, aos 30 minutos, mas só não saiu do Algarve com um resultado mais dilatado devido à ineficácia atacante, especialmente na segunda metade, e à excelente prestação de Márcio Ramos, que evitou várias ocasiões de golo.

O extremo Quinaz deu o primeiro sinal de perigo para os algarvios, que vinham de uma série de cinco vitórias seguidas e tentavam "atacar" a liderança do campeonato, logo no minuto inicial, com Serginho a defender para canto um remate de fora da área, antes de Kanazaki, após bom trabalho na área, atirar ao poste (15 minutos).

Os açorianos, que se apresentaram no Algarve com apenas quatro suplentes, começaram a "sacudir" a pressão do Portimonense e "pegaram" no jogo, aproveitando a apatia matinal dos jogadores "alvinegros" para ameaçarem por duas vezes o que viriam a concretizar à meia hora de jogo. Primeiro foi Minhoca, com um "chapéu" que saiu por cima (21 minutos), e depois Mike cabeceou para defesa de Márcio Ramos (29), antes de Pacheco aproveitar uma desatenção defensiva, na sequência de um pontapé de canto, para inaugurar o marcador (30).

A equipa algarvia pareceu sair para o intervalo pronta a reagir à desvantagem, mas, na realidade, reentrou a "dormir", com o Santa Clara a criar e a desperdiçar várias oportunidades, pecando pela ineficácia atacante. Aos 47 minutos, Tiago Leonço surgiu isolado, mas permitiu a defesa de Márcio Ramos, que voltou a estar em evidência no minuto seguinte, bloqueando um remate de Hugo Santos, antes de Leonço cabecear para fora com perigo (54).

O Portimonense alargou a frente de ataque, mas a acumulação de jogadores de tendência ofensiva, sem dar "frutos" à frente, criou espaços atrás, levando a novo capítulo no duelo entre Tiago Leonço e Márcio Ramos (67), novamente com o guarda-redes a levar a melhor.

Sem imaginação para criar lances de perigo, a equipa algarvia adiantou dois centrais para o ataque e limitou-se, nos últimos minutos, a aplicar o chamado "chuveirinho", que o conjunto açoriano nunca teve problemas em resolver.

O Santa Clara, que subiu provisoriamente ao 16.º posto, voltou a ameaçar o segundo golo, mas Hugo Santos (88) e Minhoca (90+2) somaram remates perigosos para fora.

Jogo disputado no Estádio Municipal de Portimão.
Portimonense - Santa Clara, 0-1.
Ao intervalo: 0-1.
Marcador: 0-1, Pacheco, 30 minutos.

Equipas:

Portimonense: Márcio Ramos, Ricardo Pessoa, Ivo Nicolau, Rui Correia, Hugo Gomes (Landinho, 62), Vítor Moreno (André Luís, 72), Semedo, Ricardo Alves (Anderson Galdino, 54), Zambujo, Kanazaki e Quinaz.
Suplentes: Ricardo Ferreira, Bruno Gonzalez, Landinho, Anderson Galdino, Luís Pedro, André Luís e Teo Treinador: Lázaro Oliveira.

Santa Clara: Serginho, Paulo Arantes, Mike, Accioly, Igor, Seddiki (Diogo Moniz, 80), Pacheco, João Ventura (Ruizinho, 65), Minhoca, Hugo Santos e Tiago Leonço (João Pedro, 73).
Suplentes: João Botelho, Ruizinho, Diogo Moniz e João Pedro).
Treinador: Carlos Condeço.

Árbitro: Cosme Machado (Braga).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Hugo Santos (33), Ricardo Alves (50), Zambujo (68), Minhoca (83), Serginho (84), André Luís (85) e Ivo Nicolau (90+1).

Assistência: Cerca de 1.000 espetadores.

Sem comentários: