quarta-feira, dezembro 18, 2013

Algarvios têm motivos para sonhar (Artigo Record Online)


Decorrida que está a primeira volta do campeonato, a liderança do Portimonense permite perspetivar um final de temporada de sucesso, se atendermos à tradição que a 2.ª Liga vai mantendo. Ou seja, o líder da tabela no fim da primeira metade costuma festejar na última jornada a subida de divisão.

Esta é uma regra da 2.ª Liga que só admitiu uma exceção nos últimos 10 anos: em 2010/11, quando Trofense e Oliveirense cederam, respetivamente, as posições a Gil Vicente e Feirense. Aliás, para dar maior ênfase a este registo, em 2004/05, a liderança do Estrela da Amadora foi substituída pela do Paços de Ferreira mas ainda assim os amadorenses subiram à divisão principal.

Não é motivo para abrir desde já o champanhe pelos algarvios, ainda faltam 21 jogos pela frente, mas a verdade é que os comandados de Lázaro Oliveira estão no lugar mais desejado pelos emblemas participantes e com razões para sonhar no regresso à 1.ª Liga.

Já o Moreirense, um dos principais candidatos, não tem a história do seu lado. A bem ver, só em três ocasiões o vice-líder não se viu ultrapassado na tabela, acabando por morrer na praia.

Percursos

Neste balanço, podemos destacar justamente o percurso dos algarvios, até pela progressão em relação à temporada transata. Por esta altura, em 2012/13, seguiam num modesto 8.º lugar, já sem perspetivas de lutar pela subida de divisão. Esta temporada, a equipa soma a melhor 1.ª volta de sempre do clube em 30 épocas de participações em competições profissionais, superando o registo de 1984/85, quando o Portimonense garantiu o passaporte para a Taça UEFA.

Marítimo B, FC Porto B e Sp.Covilhã também apresentam um rendimento superior em relação ao ano passado. Em sentido contrário, Santa Clara, Benfica B, U. Madeira, Oliveirense e Aves têm realizado uma liga aquém das expectativas. De destacar a regularidade do Tondela, que ocupa a mesma posição nas duas épocas.

Autor: FRANCISCO LARANJEIRA

Sem comentários: