domingo, setembro 20, 2009

PORTIMONENSE 0 - GIL VICENTE 3 (CRÓNICA E IMAGENS HD)


CARLOS XISTRA DECIDE... MAS OPORTUNIDADES DESPERDIÇADAS NÃO AJUDARAM

O Portimonense sofreu esta noite a primeira derrota do campeonato não conseguindo segurar a liderança da Liga Vitalis. Apesar de ter entrado bem no jogo, o Portimonense foi perdendo fulgor após os 20 minutos. O Gil Vicente atacou a espaços mas pouco incomodou Alê. O empate aceitou-se nos primeiros 45 minutos onde, no que toca a lances de perigo, temos a destacar um remate de Vasco Matos à figura e um pontapé de Garavano do "meio da rua" que levou a bola a passar um metro acima da baliza do Gil Vicente.

No início da segunda parte o Portimonense entrou muito apático, sem soluções e bastante desinspirado. Perderam-se inúmeras bolas na defesa, no meio campo, e raras vezes os avançados puderam entrar no jogo. Traoré entrou para acompanhar Garavano na frente de ataque mas percebeu-se que faltou construção de jogo, razão que explica a posterior saída de Garavano para dar lugar a Aragoney, regressando o Portimonense à ideia inicial de um único ponta de lança de raíz.

O Gil Vicente começou a subir no terreno, tomou conta das acções e passou a rondar a baliza Portimonense onde a "tremideira" era evidente. Percebia-se que os visitantes poderiam marcar mas o empurrão definitivo chegou por Carlos Xistra, o árbitro do encontro. Primeiro marcou uma grande penalidade inexistente que Rui Pedro converteu e celebrou como se tivesse sido o melhor golo da sua carreira. Depois não viu um fora de jogo que nos pareceu evidente quando um jogador Gilista surgiu "plantado" no meio da área a aproveitar um ressalto de um remate à meia distância. O terceiro golo explica-se com uma saída da baliza de Alê que não aliviou a bola nas devidas condições, quando o Portimonense estava totalmente balanceado para o ataque.

O Portimonense tem sérias razões para se queixar da arbitragem de Carlos Xistra mas também falhou por culpa própria. Quando o resultado ainda estava em 0-1, Aragoney teve nos pés o golo do empate mas rematou ao lado, isolado perante o guarda redes. Pouco depois Vasco Matos imitou Aragoney. Falhanços a mais que não poderiam ser desperdiçados numa segunda parte onde a produção ficou claramente aquém das expectativas...

No Estádio Municipal de Portimão estiveram aproximadamente 1500 espectadores entre os quais meia centena da claque Bianconero 09. O grupo de apoio esteve imparável e "abafou" por completo a rival Nação Barcalense, mesmo quando o Portimonense não tinha grandes razões para celebrar. Parabéns aos Bianconero!

Nada de desmoralizar. A primeira derrota teria que chegar, mais cedo ou mais tarde! Só se perderam 3 pontos, nada mais do que isso. Força Portimonense!

Ficha de Jogo:

Estádio: Municipal de Portimão
Espectadores: 1.500

Árbitro: Carlos Xistra (AF Castelo Branco)
Árbitros assistentes: Celso Pereira e Jorge Cruz
4º Árbitro: Luís Catita
Delegados: Jorge Franco Vacas e António Brito

Portimonense: Alê; Ricardo Pessoa (cap.), Balú, Rúben, Nélson Pedroso; Adriano, Diogo, Vasco Matos, Pedro Moita (Bruninho, aos 70`); Jorge Monteiro (Ben Traoré, aos 45+2`) e Garavano (Aragoney, aos 58`).
Suplentes não utilizados: Pedro Silva; João Pedro; Nakamura e Ivanildo.

Treinador: Lito Vidigal.

Gil Vicente: Márcio Ramos; Paulo Arantes, Sandro, Kiko, João Cardoso; Rodrigo Galo, Pedro Moreira (Bura, aos 90+1), Bruno Madeira; A. Matão, A. Camargo (Tiago André, aos 81`) e Rui Pedro (Hugo Oliveira, aos 85`).
Suplentes não utilizados: Hugo Marques; Daniel; João Martins e Duarte.

Treinador: Rui Quinta.

Golos: 0-1 por Rui Pedro (66`), 0-2 por Sandro (77`) e 0-3 por Hugo Oliveira (90+3`).
Acção disciplinar: cartões amarelos para Pedro Moreira (54`) e Bruno Madeira (70`).

Dê-nos a sua opinião sobre este jogo.


14 comentários:

Anónimo disse...

Lito Vidigal escalou o time errado. Ele apenas devia ter colocado um avançado no lugar de Pires, não devia ter mexido no meio-campo, pois Aragoney vinha jogando bem. O setor que ele deveria ter mudado era a defesa, que vem falhando em todos os jogos.

Sérgio_alj disse...

Não vi o jogo, mas já vi as repetições.

O penalty é escandaloso!!! Parecia o célebre Caneira-Jardel, mas neste caso, nem o jogador do Portimonense lhe chegou a tocar!!

Acho que o Portimonense devia reclamar na Liga de Clubes, já que o jogador do Gil simulou claramente!

Já o 2º golo, que deixou duvidas, com a repetição, elas ficam desfeitas. O golo foi legal.

Péssimo resultado, mas há-que levantar a cabeça, que mais lutas virão...

Anónimo disse...

É simplesmente desmoralizador.

O Portimonense perdeu 3-0, um golo do Sr. Carlos Xistra (ou do seu auxiliar), outro da apatia do Portimonense e outro do Gil Vicente, que trouxe a Portimão uma amostra de claque, que apenas se lembrou que tinha garganta depois de ver a sua equipa na frente (e mal!) do marcador.

Os BIANCONERO 09 estão cada vez melhores. Foram homens de carácter que deram esta noite a sua voz pelo Portimonense, erguendo a cabeça e cantando até quando a equipa perdia por 3. Deixaram os portimonenses orgulhosos, estou certo.

Espero que a equipa se redima e traga 3 pontos da Trofa.

Anónimo disse...

Essa do "Rui Pedro celebrou o golo como se tivesse sido o melhor da carreira" é dispensavel e de uma falta de argumentos! Celebrou porque tem amor à camisola e para além do golo colocar o Gil na 1a posição, esse golo marcado lança a carreira desse experiente jovem esperança sub-21, o golo é sempre uma alegria no jogador! Se não sabem perder ao menos não escrevam baboseiras.

Anónimo disse...

meteu o time errado ?
queres é os brasileiros a jogar e nao das nada nas vistas...

gervazio disse...

Boas,

foi um tipico jogo de 2ª liga, muita luta e pouca tecnica.

Fomos claramente roubados pelo arbitro naquele penaltie, ker dizer nem foi o arbitro foi aquele burro de fiscal de linha.

Gostei do Diogo, fez um bom jogo e segurou o meio campo, apesar de ter perdido uma bola infantil k dps originou o penaltie. em contrapartida nelson pedroso deixou muito a desejar, fez falhanços infantis.

espero que no proximo jogo a equipa responda da melhor forma, com o pires a titular e espero que com o aragoney tb!

saude da boa

Sócio PSC 221 disse...

Vergonhoso penalty apontado pelo Sr (??) Xistra. Só assim o Portimonense conseguiu ser abatido. Sem este penalty claramente não perderíamos este jogo. Já antes do jogo tinha comentado com uns amigos que o Gil este ano vai subir pois tem a bênção do papa... Uma vergonha o futebol Português. Estão a matá-lo aos poucos.

P. disse...

Anónimo das 01:56,

A atitude do Rui Pedro foi de desrespeito perante o clube que representou e lhe pagou os ordenados na temporada passada.

Hoje em dia no futebol, quando há respeito, estes golos são celebrados mas de forma mais contida.

cumprimentos.

Anónimo disse...

Ficou claro que a arbitragem errou e comprometeu o resultado do jogo, mas o erro maior foram as opções técnicas do Lito Vidigal. Apesar da defesa que vinha falhando nos últimos jogos, a equipa vinha ganhando. ARAGONEY construia as jogadas e o Pires marcava os golos. Já que Lito Vidigal não queria mexer na defesa, de forma alguma poderia sacar o ARAGONEY, que é o único do meio-campo que consegue colocar a bola no chão. Apenas deveria ter colocado o BEN TRAORÉ no lugar do PIRES. Errou feio o nosso treinador. Se ele insistir escalando a equipa dessa forma, iremos lutar para não cair.

Anónimo disse...

falta de respeito por quem lhe andou a falar mal e assobiar o ano inteiro ? Sou Portimonense e nao achei nada demais o que ele fez eu no minimo teria mandado calar toda a gente pelos assobios que levou durante a epoca passada toda

Anónimo disse...

Claramente equipa na primeira parte superior ao gil.na segunda o Lito,fez substituiçoes mal feitas ,mas pronto ja passou venha o proximo.quanto ao Sr carlos xistra teve igual ao ke ja nos habituou noutras ocasioes.Nao há ke desanimar....

Anónimo disse...

Alguem tem fotos da malta da RFM no estádio recebendo a homenagem?
Deviam colocar aqui no blog.

Luis Gonçalves disse...

Bom dia

Eu parece-me que as opções do Lito não foram as mais felizes.
Jogar com o Garavano de início que não aguenta os 90 minutos, não me parece boa ideia. Julgo que era preferível jogar o Ben de início para desgastar a defesa e depois entrar o Garavano como no ano passado para aproveitar o desgaste.
Jogar com 3 jogadores tipo alas e nenhum para construir o jogo ao centro não me pareceu muito feliz também. Jogar com o Vasco, o Monteiro e o Moita, não me parece solução, era preferível jogar com 2 e o Aragoney de início. Depois meteu o Ben, mas tirou aos 58m o Garavano e ficou a jogar só com 1 avançado quando o objectivo era ganhar. Depois além destes pormenores, o azar do Nelson Pedroso estar completamente desastrado e falhar passes atrás de passes, o Aragoney quis sair com a bola controlada na nossa área, perdeu-a e sofremos o penalty inventado pelo árbitro, mas se ele tivesse aliviado aquela bola não sofriamos o penalty de certeza. Faltou o Pires que é indiscutivelmente o melhor avançado, fiquei satisfeito foi com a exibição do Diogo, esse sim, jogou bem. Se calhar o Lito tem que ver esta defesa e treiná-la mais um pouco. Assim não dá. Nem o Alê dá confiança este ano.

Luis Gonçalves disse...

E bombear bolas não é solução