quarta-feira, outubro 14, 2009

ACADÉMICA DE COIMBRA É MAIS QUE UM CLUBE DE FUTEBOL

A Académica de Coimbra é uma das equipas mais consensuais do futebol português. Até meados dos anos 70 a maioria dos jogadores dividia a sua actividade futebolística com os estudos universitários. Sem qualquer prejuízo de ambas, com muito esforço e bastante entrega, este sucesso fez da Académica a "Briosa", ou seja, o exemplo para todos.

Na realidade, apesar desta presença relativa do futebol na vida dos seus atletas, a Académica sempre ombreou com as equipas mais fortes de Portugal e tem um passado riquíssimo no qual podemos encontrar 4 presenças na Final da Taça de Portugal (Vencedor em 1939), 2º lugar no Campeonato da 1ª Divisão (66/67), 56 participações na Divisão principal, presença nos Quartos de Final da Taça das Taças, duas presenças na Taça Uefa...

A Cabra - um dos Símbolos de Coimbra

A tradição académica também está presente nos jogos da Briosa. Sempre que um jogador se estreia com a camisola do clube é praxado à entrada do Túnel, antes do início do jogo. A Académica veste sempre de preto. A Claque chama-se "Mancha Negra" e continua activa desde a sua fundação nos anos 80.

Entre 1974 e 1984 a Associação Académica de Coimbra extinguiu o futebol profissional, mudando a designação para Clube Académico de Coimbra, com símbolo e estruturas diferentes, embora "apoderando-se" das mesmas competições. Uma tentativa de aproximação à verdadeira Académica surtiu efeito em 1984, embora funcionando como organismo autónomo, como hoje se mantém na actualidade.

Jogadores que vestiram a camisola do Portimonense e da Académica (ajude-nos a actualizar a lista):

- Cadorin
- Carlos Alhinho
- Emídio Rafael
- Nuno Coelho
- Raúl Águas
- Simões
- Vouho
- Zé Nando

Outros jogadores relevantes: Mário Campos, Vítor Campos, Sérgio Conceição, Dimas, Fernando Couto, Gervásio, Mário Wilson, Hugo Leal, Carlos Martins, Manuel António, Hilário, Augusto da Fonseca, Vítor Paneira, "Zé" Castro, João Tomás, Artur Correia, Toni, Carlos Xavier, Pedro Xavier.


Actualmente a Académica joga no Estádio Cidade de Coimbra com capacidade para 30 mil espectadores. Foi um dos palcos do Euro 2004, inaugurado no ano anterior com um mediático concerto dos Rolling Stones que esgotou completamente o recinto. Em 2010 será a vez dos U2...

"O desenho da obra não pretende remeter para quaisquer referências históricas ou tradicionais, mas antes criar uma imagem nova e contemporânea com recurso a sistemas construtivos de grande qualidade, com fachadas de vidro, cobertura estética e estruturalmente apoiada nas bancadas esbeltas e elegantes."


Domingo, 18 de Outubro, o Portimonense defende a sua participação na Taça de Portugal em Coimbra, frente à Académica.
Reserve já o seu lugar na excursão.

3 comentários:

Anónimo disse...

fantástico post;)

abraço
Filipe

www.viveracademica.blogspot.com

Anónimo disse...

o jose nando o actual treinador da academica tambem jogou no portimonense.

Anónimo disse...

Obrigado, anónimo. Já adicionámos.