sexta-feira, dezembro 18, 2009

"PORTIMONENSE 1914" ESTEVE COM ANTIGO TREINADOR DO PORTIMONENSE MANUEL OLIVEIRA


O "Portimonense 1914" marcou presença na apresentação do livro "Memórias de um Treinador de Futebol" do antigo técnico do Portimonense Manuel Oliveira, que decorreu esta tarde no Edificío Sede do Farense, em Faro.
O livro do "mestre da táctica" retrata 50 anos de carreira ligada ao futebol, como jogador e técnico, com especial destaque para as épocas em que representou o Portimonense Sporting Clube, 1979/80, 1980/1981, 1981/82 (De 1 de Agosto a 5 de Novembro de 1981), 1989/90 (De 10 de Março a 30 de Junho de 1990) e 1990/91 (de 1 Julho a 23 de Setembro).

A obra contém revelações bombásticas e histórias que o "Portimonense 1914" encarregar-se-á de levar até si...

Decorria a época 1989/90, por sinal a última no escalão máximo do futebol português e chegava Manuel de Oliveira ao Portimonense...
"Vim encontrar uma equipa indisciplinada e completamente destroçada sem receber salários há alguns meses, uma equipa com excesso de jogadores de Leste, onde a estrela da companhia se chamava Guetov, um jogador veterano, internacional búlgaro que se mexia muito pouco, mas que por marcar muito bem os livres perto da área fazia o que queria e lhe apetecia dentro e fora do campo, trabalhar não queria, mas queria jogar sempre, um auntêntico "cancro", um ídolo de pés de barro..."

A tão badalada história do despedimento de Manuel de Oliveira depois de uma vitória retumbante no Barreiro por 9-0!... e a saída litigiosa do clube alvinegro com recurso aos tribunais...
"...O quarto e último jogo da minha era, disputou-se no Barreiro, e aí já sem Guetov a equipa esteve espectacular, vencendo por 9-0 o Barreirense, vitória contundente e exibição sensacional..."

"A equipa foi montada em 4-5-1 com o 5 do meio campo em W e alinhou com: Guimarães; Flóris, Aurélio, Bezinski e Cabral; José Pedro, Marlon Alves, Vado, Skoda e Voinov; Paulo Ricardo. Vado cedeu o lugar a Adalberto e Luciano substituiu Paulo Ricardo, marcaram os golos: Paulo Ricardo (2), Skoda (2), Bezinski (2), Vado, Luciano e Adalberto"

O despedimento...
"Com este jogo o Portimonense estava a disputar os primeiros lugares, com cinco pontos em 4 jogos, tinha menos 1 jogo que os adversários e tinha já demonstrado ser das melhores equipas do campeonato..."

"Na segunda-feira após o jogo recebi em minha casa um telefonema do secretário permanente do clube a informar-me que iria ser substituído por um treinador brasileiro..."

"... Manuel João não teve coragem para falar comigo directamente. O Guetov saiu triunfante!..."

"Com o senhor Manuel João nunca poderia haver acordo, seria impossível depois de tudo o que aconteceu, desde o despedimento à "vigarice" dos cheques sem cobertura..."

"Não tenho dúvidas que comigo o Portimonense tinha voltado à 1ª Divisão, bastava que se regularizassem os salários dos jogadores e que definitivamente se afastasse o Guetov, grande "cancro" da equipa..."

Estas são algumas das citações que elegemos e resolvemos levar a todos os portimonenses, a quem desde já aconselhamos a adquirirem esta obra autobiográfica que retrata 50 anos de carreira de um homem que ficou conhecido como o "mestre da táctica", um verdadeiro "monstro do futebol" a quem só faltou comandar um "grande" ou até mesmo a selecção nacional.
Brevemente estará à venda numa livraria próximo de si...

Nota: Um agradecimento especial ao Jorge Dias que em nome da Direcção do Portimonense Sporting Clube facultou-nos o livro e o cachecol do clube, que o "Portimonense 1914" teve a amabilidade de oferecer ao nosso antigo técnico Manuel de Oliveira.

2 comentários:

Anónimo disse...

Foi um encanto para mim estar presente no lançamento deste livro e principalmente ter conhecido, ainda que de forma fugaz, este Senhor. Deu-me uma perspectiva muito interna daquilo que era o futebol de "antes" (mas que ainda segue permanecendo), lições de futebol e de vida.

Mal cheguei a casa li prontamente o capítulo referente à sua passagem pelo Portimonense, cerca de 15 páginas, e a proporção de conhecimento sobre a história do nosso clube é tão clara e ilustradora daquela época, que, num discurso escorreito e eloquente, consegui "viver" naqueles tempos. Não vejo a hora de ter tempo para ler o restante livro.

Apesar de todos os dissabores que possa ter passado em Portimão, manifestou um certo apreço ao receber aquelas lembraças do nosso clube e, no livro, nota-se que guarda bonitas recordações da cidade de Portimão e do seu povo.

Anónimo disse...

Olá Amigos
Quem quiser contribuir com 1 000 euros para publicidade no futuro livro pode faze-lo para miguelpsc@hotmail.com

Obrigado
Miguel Luís