quarta-feira, fevereiro 17, 2010

ARTIGO DE OPINIÃO PESSOAL: " A IMPORTÂNCIA DO 12º JOGADOR"

À medida que lentamente caminhamos para o final da Liga Vitalis, cresce também o ânimo dos adeptos do Portimonense S.C., ao ver o clube do coração ocupar o 2º lugar da tabela classificativa distanciado 3 pontos do 3º classificado, a Oliveirense e apenas a 1 ponto do líder Beira-mar, contudo reina a calma e até mesmo alguma apreensão em virtude da competitividade ser o apanágio nesta liga.
No entanto, o apoio dos adeptos não se materializou ainda em números claros e expressivos no que respeita à presença de adeptos no Municipal de Portimão, mesmo no último encontro caseiro frente ao Desp. Chaves ter registado uma moldura humana considerável.
Ora este pequeno grande pormenor levou Vítor Pereira, técnico do Santa Clara, a tecer declarações nesse sentido, na edição de "Record" de 17 de Fevereiro. O treinador da formação açoreana não compreende como foi possível no último encontro frente ao Carregado, o estádio registar uma assistência de 500 adeptos e sócios, quando a equipa está num lote de quatro que lutam claramente pela subida. Pois bem, isto leva-me a questionar o mesmo, principalmente quando o Portimonense realiza exibições consistentes, e que apesar dos 20 golos sofridos até agora, tem o ataque mais concretizador com 28 golos marcados, seguido de perto apenas pelo Beira-mar e Santa Clara, ambos com 27. A estes números junta-se o registo estatístico de 10 vitórias, 5 empates e 4 derrotas em 19 jornadas. Será que mesmo assim os adeptos ainda não estão convencidos ou a culpa é da Sportv que faz do Portimonense o clube da Liga Vitalis com mais transmissões televisivas?
Não creio que este último facto deva ser encarado como entrave à presença dos adeptos no estádio, mas sim como um motivo de orgulho para lá estar e apoiar a equipa na primeira pessoa. Isto traz projecção ao clube, à cidade e consequentemente à marca Portimão, patrocinador do clube, bem como constitui uma fonte de receita para o Portimonense que tanta falta faz.
No próximo dia 21, a contar para a 20ª jornada, o Portimonense recebe o Trofense, actual 8º classificado, a 10 pontos dos alvinegros e que conta com Reguila nas suas fileiras, um dos terceiros melhores marcadores da Liga Vitalis com 7 golos, e por isso são necessárias concentração, dedicação e empenho. E sem querer colocar o "carro à frente dos bóis", segue-se a deslocação ao Freamunde, actual 10º classificado, e que tem no seu plantel o segundo melhor da prova, Cascavel.
A juntar a estes factos junta-se também a lesão de Aragoney e que vai impedir o médio de dar o seu contributo até ao final da presente temporada. Ao que tudo indica, no decorrer do dia de hoje será tomada uma decisão quanto a uma eventual cirurgia a uma fissura no pé, conforme noticia a supracitada edição do Record. No lote de indisponíveis encontra-se ainda Adriano, a recuperar de uma lesão muscular. Avizinham-se então tempos dificéis e ao que tudo indica uma luta acesa pelos lugares cimeiros da tabela classificativa, com vista à subida ao escalão máximo do futebol português. Por isso julgo estarmos perante uma oportunidade de todos dizermos: "EU ESTOU PRESENTE!"
Está na altura de jogarmos com o 12º jogador, e para isto apesar das diferenças invoco os exemplos do Sp. Braga e S.L. Benfica, ou até mesmo o V.Guimarães quando militava nesta liga. Está na altura de mostrar aos jogadores, equipa técnica e direcção que também nós acreditamos e assim elevar a equipa rumo à Liga Sagres!

Autor: Manuel Sousa, Portimão

Nota: O "Portimonense 1914" lança o desafio a todos aqueles que aqui queiram deixar a sua visão sobre os mais variados temas da actualidade do nosso Portimonense. Para fazê-lo basta enviar para o seguinte email: PORTIMONENSE1914@GMAIL.COM

3 comentários:

Sena disse...

Estamos em 2ºlugar pessoal. Vamos acordar, vamos acreditar ... todos aos estádio com o Tronfense!

AGuerreiro disse...

EU ESTOU PRESENTE

Todos os jogos em casa...

Força Portimonense. São estes artigos que elevam o auto-estima

Parabens

Ruben disse...

Muito bom artigo do Sr. Manuel Sousa.

Espero que continue a contribuir com opiniões desta qualidade!