domingo, agosto 29, 2010

ERROS E MÁ FORTUNA FAZEM ESCAPAR PRIMEIRA VITÓRIA ALGARVIA



O futebol alegre do Portimonense não parecia o de um «lanterna vermelha», recém-promovido às andanças da elite do futebol nacional. Pelo que mostrou neste domingo, a equipa algarvia promete dar luta para se manter na Liga. Esteve em vantagem por duas vezes e apenas foi traída pela ingenuidade, já perto do final, por um P. Ferreira que, no regresso à Mata Real, esteve longe da imagem deixada na vitória sobre o Sporting (2-2).

Não nos enganemos pelos equipamentos. A equipa alvi-negra que se deslocou à Mata Real não era a Juventus, mas sim o Portimonense, recém-promovido ao primeiro escalão do futebol luso e já na condição de «lanterna vermelha», logo à segunda jornada.

Facto é que, pela entrada em campo e pelo domínio durante largos minutos da partida, os algarvios mais pareciam uma versão ligeiramente inferior dos «bianconeri». Apesar disso, o final da partida, com o credo na boca, fez a formação de Litos descer à terra, defender com unhas e dentes um empate que podia ter sido bem mais do que isso, e regressar à sua condição de novato e com muito para aprender nesta Liga.

Facto é que, com a juventude e talento provenientes da formação portista - de onde saíram alguns jogadores desta equipa como Ivanildo e Elias, mais antigos, ou os emprestados André Pinto, Ventura e Candeias - a equipa de Portimão esteve muito perto de conquistar a sua primeira vitória no encontro de ontem.

Mal acabara de soar o apito inicial e já o Portimonense rondava a baliza de Cássio, com Pedro Moreira a rematar a rasar o poste. O indício de uma primeira parte dividida confirmou-se, até que Ivanildo decidiu desequilibrar a contenda, aproveitou uma assistência da direita de Calvin Kadi para encher o pé e rematar à entrada da área para fazer um golo de belo efeito. O P. Ferreira respondeu à altura, já na segunda parte, com um remate forte e cruzado de Jorginho, que assim compensou as falhas defensivas em grande estilo.

Porém, era o Portimonense quem melhor jogava e quem mais atacou e na contra-resposta, ao minuto 53, inverteram-se os papéis do lance do primeiro golo: desta vez foi Ivanildo a servir Kadi, que fez um centro perfeito para André Pinto cabecear para nova vantagem. A resistência algarvia durou mais de 20 minutos e só não foi eficaz porque num lance aparentemente inofensivo, Caetano encontrou espaço na área para cruzar e Pizzi apareceu solto para desviar sob o corpo de Ventura.

Mais do que da má fortuna, os algarvios têm-se queixar do seu erro. E como se pagam caro os erros de principiante. Este custou a primeira vitória; a tal que o Portimonense já merecia neste regresso à Liga.

Fonte: IOL Diário

13 comentários:

Guetov disse...

O Portimonense esteve perto de vencer e ao que parece fez uma excelente partida num estádio muito complicado. Sobretudo em termos atacantes o Portimonense mostra que não está nada enfraquecido, agora os seis golos sofridos até à data revelam preocupações a nível defensivo. Mais um golo sofrido de forma infantil hipotecou a vitória. Talvez seja na defesa que residem os nossos maiores problemas. Aragoney não foi feliz, aliás, se não fossem as lesões, este jogador seria o nº8, já que é bem mais rápido e melhor técnicamente que Elias.

Força Portimonense, a ver se no próximo jogo conseguimos vencer pela primeira vez no Estádio do Algarve. Já o Olhanense surge muito bem neste arranque de Campeonato.

Cumprimentos.

Guetov disse...

Como é possível Balú ir representar o modesto Belenenses por empréstimo do Marítimo?

Anónimo disse...

portimonense fora dos lugares de despromoção :D

Anónimo disse...

Alguém viu o Aragoney jogar um jogo 90min sem nenhum problema físico? Em Portugal como no Brasil.
Como podem dizer que ele é tão bom jogador
Serei o único a dizer que o Aragoney ainda não mostrou nada, absolutamente nada...

Ruben disse...

Outra coisa que me tem aborrecido é que parece-me que as equipas de arbitragem têm medo de apitar em favor do Portimonense.

Não estou a dizer que é por isso que temos apenas um ponto, mas tenho notado nestes três jogos que em caso de dúvida nunca é a favor do Portimonense. Fora os lances em que não há dúvida nenhuma.

Anónimo disse...

O Portimonense há de lá xegar. Mostra um bom futebol e que em nada se deixa ficar atrás de 90% das equipas da primeira liga. Peca apenas na defesa com erros que para 1ª Liga nao podem acontecer. Mas havemos de xegar lá. Força Portimonense

Anónimo disse...

Boas!

Pelo resumo,e pelo que fui ouvindo na rádio, só mesmo por falta de mais aplicação e concentração não trouxemos os 3 pontos. Erros incríveis na defesa, ( o segundo golo do paços é ridículo ) dão na defesa mais batida do campeonato. 2 golos por jogo é muito!!
Por outro lado,temos um ataque dos mais perigosos e rápidos da liga!!
Chegando a um ponto de equilibrio ( e esta paragem pode dar para afinar) a nossa equipa vai seguramente fazer um bom campeonato.
De realçar o esforço feito para que tivéssemos adeptos no estádio. Detalhe que mereceu destaque no relato da Antena 1.Adeptos virem de tão longe!

EU ACREDITO!!!

Abraço

V.E.

P. disse...

Realmente foi uma pena.

Mas da mesma forma que apontamos o dedo a falhas defensivas, também deveremos olhar para os golos que perdemos. Os lances do Pedro Moreira e do Candeias são oportunidades claríssimas...

Anónimo disse...

Ao anônimo das 22:38

Seu comentário é rídiculo. Aragoney é realmente um excelente jogador. O fato dele estar sendo prejudicado por problemas de contusões, não tira suas qualidades técnicas. Ele foi muito importante na arrancada da subida na temporada passada. E, com certeza, será também nesta temporada.
Quem assistiu o jogo ontem, observou que ele não errou um passe, acertou todos. E foi muito importante na ligação dos contra-ataques do PSC.

Ruben disse...

Por acaso até não jogou mal o Aragoney, e é uma pena ter-se lesionado, mas acertou 84% dos passes, segundo o matchcenter no site da liga. :)

Anónimo disse...

PESSOAL O NOSSO PROBLEMA É A DEFESA!!! UMA NODOA :S

Anónimo disse...

voltamos a usar calções brancos.. muito melhor ao estilo tradicional.

sloml disse...

Só agora tive oportunidade de ver os golos e tenho de dizer que no 2º do Paços o Ventura está ridículo. Embora continue a haver aqui os seus defensores acérrimos, a mim ainda não me convenceu e se fizer mais vezes aquilo que fez nesse golo, não me convencerá nunca.