Artigo enviado por Pedro Custódio, membro fundador do Blog do Portimonense, para o nosso email (portimonense1914@gmail.com):
A uma semana do regresso aos grandes palcos da Liga, depois de 20 anos de ausência, o Portimonense continua a preparar uma época que se prevê de grau de dificuldade elevado.
O Portimonense tem o orçamento mais reduzido da Liga principal, o que implicou a continuidade na aposta em jogadores emprestados, nomeadamente com vínculo ao FC. Porto, uma vez que o grande objectivo da actual Direcção continua a ser o saneamento financeiro do clube.
Embora não tenham sido recrutados nomes sonantes, pois os empréstimos são jogadores de 2ª linha Nacional e o valor dos estrangeiros é de todo desconhecido (Ventura, André Pinto, Candeias, Soares e Pedro Moreira todos cedidos pelo FC. Porto; A. Peña emprestado pelo Sp. Braga; Calvin Kadi emprestado por uma equipa da África do Sul), o grupo do Portimonense está assente numa enorme capacidade de trabalho e espírito de sacrifício, privilegiando a união de todos os elementos que constituem o plantel, bem como os objectivos da equipa acima de qualquer motivação pessoal.
Vou destacar algumas figuras do universo Portimonense.
Primeiro importa realçar o Treinador Litos, foi o Homem que conduziu o Portimonense ao patamar mais elevado do Futebol português, o que por si só lhe garantiu um lugar na História do Portimonense. Pese a sua pouca experiência no 1º escalão, não abdica de valores que considera essenciais na abordagem a qualquer partida. Humildade, espírito de sacrifício, trabalho de equipa têm que estar sempre presentes, independentemente das limitações que possam existir devido às condicionantes financeiras.
O baixo orçamento não desculpará uma prestação menos conseguida, ambição não deverá faltar num grupo cada vez mais com o carimbo de Litos.
Pedro Moita, cuja contratação na época passada foi olhada com grande desconfiança.
Lito Vidigal apostou no experiente jogador, que após jogar na Liga ao serviço do Leixões, foi descendo a pique até aos Distritais de Braga (Taipas), pelo meio problemas disciplinares em Ribeirão, tudo isto não abonava no seu cartão-de-visita.
Moita chega outra vez à Liga, depois de uma época de grande nível. Encheu o campo, fruto de uma disciplina táctica fora do comum, jogando inclusive a defesa-esquerdo sempre cumprindo o seu papel. O seu forte pontapé acabou por ser decisivo em alguns jogos e até mesmo logrou marcar um canto directo que se veio a revelar decisivo, diante do Feirense em Portimão (1-0).
Jumisse, na minha opinião o reforço mais valioso até ao momento. É como o algodão, não engana…
Litos fê-lo vir de Moçambique para Portimão e os desempenhos nesta pré-época são prometedores. Ameaça ser uma das figuras dos alvinegros neste regresso à 1ª Liga.
Por fim uma palavra de apreço para Diogo Melo, que este ano vai jogar na Académica de Coimbra.
Profissional exemplar, representou 3 temporadas o Portimonense. Embora tenha custado a convencer a exigente massa adepta alvinegra, soube aceitar todas as criticas e deu uma resposta muito positiva a quem dele desconfiava.
Fez perto de 100 jogos com a camisola do Portimonense, sendo um dos grandes obreiros da subida à 1ª Liga. Esteve para sair em Janeiro, mas ficou para conduzir o Portimonense à Liga, sendo um dos mais efusivos nos festejos no final da inesquecível tarde de Oliveira de Azeméis.
Sempre fui um dos defensores de Diogo e do seu Futebol e aproveito para lhe desejar as maiores felicidades. Até na hora da saída foi um excelente profissional, uma vez que nunca negou que saía na procura de melhores condições financeiras, indo encontrar em Coimbra condições que o Portimonense não lhe poderia dar.
Balú, esquecido no Marítimo, que saudades… Volta “Patrick Vieira de Portimão”!
Um dos jogadores mais empolgantes dos últimos anos com as nossas cores, até arrepia ver o vídeo do golo de Wilson em Oliveira de Azeméis e Balú a agradecer aos céus e a festejar com os adeptos.
Uma coisa tem em comum Litos, Moita, Jumisse, Diogo e Balú. Servem de inspiração a nós adeptos e fomentam a paixão pelo emblema da águia de Bonelli.
Independentemente das derrotas que possamos vir a sofrer durante a época que se avizinha, vamos todos desfrutar desta participação do Portimonense na 1ª Liga. Muitos dos adeptos que actualmente seguem o Portimonense vão ter a oportunidade de pela 1ª vez ver o Portimonense actuar nos grandes palcos de Portugal, uma vez que na última participação dos alvinegros na 1ª divisão muitos nem sequer eram nascidos…
Um bem-haja a todos
14 comentários:
Bom texto, só não acho que o Jumisse já possa servir de inspiração, talvez mais tarde. :)
quanto ao "é o nosso grande amor", onde é que eu já ouvi isso? :p
Continua a participar com as tuas opiniões, trazem sempre algo de novo.
Era um texto destes que estava a precisar de ler.
Um abraço!
adorei o texto...mas só fiquei com uma duvida..Litos o obreiro da subida??ehehehe!!!
Quanto a mim embora Litos seja o obreiro os jogadores tiveram mais valor vamos torcer pelo nosso PORTIMONENSE DEUS É GRANDE VAI AJUDAR-NOS
ate na frase que escreveu se denota o seu sportinguismo..
Este texto ta muito bem conseguido, só queria referir uma coisa nunca se esqueçam que o portimonense não é o litos, o pires, o moita, etc o portimonense somos nós...esta equipa vai perder e temos de ser sinceros vai perder muito joguinho...mas nós eles nunca perderão por favor venha quem vier a portimao, venha a gente de 3 derrotas ou 3 vitorias ou 3 empates vamos encher aquele estádio e apoiar do 1º ao ultimo minuto...e só pa terminar sabendo de ante mão como joga e bem o braga eu vou a braga e se o portimonense lá pode ganhar??? sem a minima duvida e confio na plenitude nisso!!!
O post está muito bem conseguido porque foi feito com o coração de quem ama o Portimonense.
A criticas que li não foram muito respeitosas a meu ver.
O Portimonense é um todo sem dùvida. E sem os adeptos não seria também o Portimonense. Mas também não o seria sem o Sr. Litos, sem os Pires, sem os Ricardo Pessoa, sem os Diogos e todos os outros que lutaram pelo Portimonense.
O Portimonense é obra de muitos, é obra de todos. Todos fizeram uma fatia do bolo.
Não gosto também de ouvir aqui "as aves agoirentas". Palavras positivas geram o positivo, palavras negativas atraem o negativo, está mais que provado cientificamente.
Ganharam os que acreditaram que era possível chegar onde chegámos. Os que não acreditaram ou duvidaram simplesmente são os penduras do Portimonense.
Vejo as coisas deste modo e os meus aplausos vão para todos os que escrevem aqui com o coração, com convicção no valor dos que por um ordenado de sobrevivência dão o seu melhor para que todos andem por aí inchados dizendo " O meu Portimonense está na 1ª divisão".
Um abraço e a todos os que chegaram para trabalhar pelo nome do nosso clube "SEJAM BENVINDOS E OBRIGADA"
"Primeiro importa realçar o Treinador Litos, foi o Homem que conduziu o Portimonense ao patamar mais elevado do Futebol português, o que por si só lhe garantiu um lugar na História do Portimonense". Isto é o que está escrito no artigo, o que é bem diferente de "Litos foi o obreiro da subida!
Indo de encontro ao que o autor escreveu e pensa, viva o Portimonense SPORTING Clube
Para mim quem conduziu o portimonense á subida foi o lito vidigal quando escolheu o plantel que escolheu por mais que custe a mt gente..o litos ja tinha a mama toda feita quando chegou!!!
Uma coisa é reconhecer o mérito do Lito Vidigal - certo.
Contudo não nos podemos esquecer que deixou a equipa em Outubro, ainda mal o campeonato tinha começado.
O Litos também teve enorme responsabilidade na subida pois fez o campeonato quase por inteiro à frente da equipa.
Se quiserem perder um tempinho vão ver isto. Leiria treinado por Mourinho, depois, ainda no mesmo ano, Leiria treinado por Mário Reis.
Só por causa da cena dos obreiros.
Caro anónimo, em primeiro lugar podis-te identificar. é fácil falar sem ter a coragem de dar a cara e o nome.
Para que saibas o meu amigo Pedro Custódio é um dos melhores portimonenses que eu conheço, alguém que permitiu existir hoje em termos de comunicação aquilo que há.
Exceptuando o Dário, todos os outros elementos pertenceram ao Blog do Portimonense que chegou a atingir as 26000 visitas mensais.
Saíram para fazer outras coisas e têm toda a legitimidade para tal.
Variadíssimas pessoas já nos pediram para reabrir o blog mas manteremos a nossa promessa de não o fazer e temos razões para tal.
Tens direito à tua opinião mas não consegues perceber que o Artigo de Opinião tem bastante qualidade e foi elogiado pela maioria?
Mas aquilo que eu mais gostava era que te identificasses, se quiseres dou-te o meu email e até o nº de telemóvel se assim o desejares.
Acredita se quiseres, se houve alguém que sempre assinou por baixo aquilo que escrevia foi o Pedro Custódio, ao contra de outros elementos, na altura, no Blog do Portimonense, que o fizeram debaixo do anonimato.
Fico à espera que me contactes (wofwellness@gmail.com) para podermos discutir alguns assuntos que se calhar te deixarão de boca aberta e depois, quem saiba, mudes a tua opinião sobre o Pedro.
Se achavam que éramos tão polémicos, podem ter a certeza que se um dia escrevermos um livro ou quem sabe, um artigo de opinião, saberão que se tivessemos escrito tudo aquilo que sabíamos, muitas opiniões mudariam. E digo-te, ando com vontade disso quando leio certos comentários. Ainda não o fiz porque provavelmente neste espaço nunca seria aceite, mas noutro local é muito possível...
Cumprimentos
FICO SINCERAMENTE ENOJADO COM ESTES ADEPTOS QUE ATRIBUEM A SUBIDA DE DIVISAO AO SENHOR LITO VIDIGAL QUE ABANDONA O BARCO DO NOSSO CLUBE EM OUTUBRO!!! Teve o seu merito pelo lugar em q deixou o psc antes de sair.. e ate nisso LITOS FOI UM GRANDE HOMEM. Apos a subida de divisao, frisou e agradeceu a lito vidigal. Agora dizerem q litos nao e o treinador da subida. por amor de deus!
Enviar um comentário