sexta-feira, setembro 17, 2010

OLHANENSE VENCE DERBIE

OLHANENSE 2-0 PORTIMONENSE

Ao fim de 22 anos, duas equipas algarvias defrontaram-se no principal escalão do futebol português. Num inédito Olhanense vs Portimonense levaram a melhor os visitados.

Como novidade, Litos apresentou Soares no meio campo defensivo ao lado de Jumisse. Em 4-2-3-1 a aposta parecia recaír na velocidade dos extremos e do avançado Calvin Kadi.

Melhor início do Portimonense que conseguiu 5 minutos de bom nível que afastaram uma esperada pressão inicial do Olhanense. O jogo entrou depois numa fase de equilíbrio e muita disputa a meio campo sem que nenhuma das equipas conseguisse criar uma verdadeira oportunidade de golo.

Aos 16 minutos Paulo Sérgio inaugura o marcador surgindo pleno de oportunidade no interior da área a dar sequência a cruzamento rasteiro de Lulinha no lado direito. A turma de Olhão assentou jogo e tranquilizou. O Portimonense tentou subir mas a desinspiração do ataque alvinegro não permitiu mais que um remate de Pedro Moreira à passagem dos 33 minutos, à entrada da área que saíu muito desenquadrado.

Uma estranha apatia nos elementos mais desequilibradores do Portimonense facilitou a tarefa da equipa local. Com Candeias alheio ao jogo, Kadi desapoiado e Moreira sem conseguir assumir o comando, sobrava Ivanildo para tentar esticar os lances à area adversária. No meio campo defensivo, um Soares muito faltoso nunca conseguiu fazer ligação defesa/ataque e só Jumisse parecia conseguir remar contra a maré. Foi este o Portimonense que tivémos. Lutador e voluntarioso mas previsível e lento em processos ofensivos.

Após o intervalo, aos 53 minutos, o caso do jogo: Paulo Sérgio cai na área alegadamente devido a uma carga de Pedro Silva. Apesar de ter existido contacto fica a sensação que Elmano Santos assinalou mal o castigo máximo e que o jogador do Olhanense forçou a queda. Djalmir, entrado poucos minutos antes, colocou a vantagem em 2-0 e praticamente sentenciou o jogo.

Litos ainda mexeu na equipa, tentou voltar a dar cartas, mas nunca o Portimonense encontrou soluções para chegar ao último terço do terreno em condições de diminuir a vantagem. Note-se que o Olhanense também nunca foi dominador embora a tranquilidade dos seus jogadores, apoiados pelo muito público presente, marcasse o ritmo de alguns bons momentos de futebol que a defensiva do Portimonense ia conseguindo resolver.

Aos 70 minutos o Portimonense esteve perto de reduzir através de Jumisse que, de fora da área, faz a bola roçar o poste da baliza de Moretto, naquele seria um dos golos da jornada. Pouco depois Ivanildo foi expulso com vermelho directo após ter afastado Carlos Fernandes num lance a meio campo. Não nos pareceu ter existido agressão embora a reacção intempestiva do jogador do Portimonense fosse merecedora de um cartão amarelo... que seria o segundo e conduziria inevitavelmente à expulsão.

O Olhanense venceu um derbie fraco em oportunidades de golo e com muito equilíbrio de parte a parte. Marcou primeiro, soube defender a vantagem e pautar o ritmo do jogo atravessando os 90 minutos sem grandes percalços. O Portimonense não foi inferior mas pecou pela inconsequência dos homens da frente que, por um lado não desequilibraram, por outro não surgiram apoiados por uma equipa que avançasse em bloco.

O árbitro Elmano Santos esteve bem na maior parte do jogo mas ter-se-à equivocado no penaltie que permitiu o segundo golo do Olhanense. Contudo, não foi por este lance mais duvidoso que o Portimonense saíu derrotado.

Olhanense vs Portimonense (resumo do jogo)

10 comentários:

Anónimo disse...

Estive lá mas como é sabido com aquele arbitro nunca ganhamos que me lembre faltou um pouco de sorte mas vamos ACREDITAR PESSOAL

Anónimo disse...

Estive lá mas como é sabido com aquele arbitro nunca ganhamos que me lembre faltou um pouco de sorte mas vamos ACREDITAR PESSOAL

Anónimo disse...

Este árbitro prejudicou o Portimonense gravemente. Deve ser punido e o clube deve mostrar toda a insatisfação perante uma situação destas que não pode continuar. Força Portimonense.

Anónimo disse...

Mas andam a brincar com os adeptos?

Anónimo disse...

O penalty foi claramente injusto.
Isto anda a correr mal para o nosso lado. Estou a ver que vai ser um sufoco até ao final da época. Sofrer, sofrer é o nosso destino.
Abraço Portimonense

Anónimo disse...

Foi injusto, na 2ª volta mostram como é!!!

Força Portimonense!
Abraço Farense!

Anónimo disse...

o renatinho é extremo ou ponta-de-lança?

sloml disse...

Não achei nada injusto nem me parece que o Portimonense tenha sido prejudicado, embora possa admitir que o penalty é forçado. No entanto, o Olhanense mereceu totalmente vencer este jogo. O Portimonense tem uma boa equipa, atrevida, com garra e sentido de ataque, mas tem um grande problema: a defesa. Enquanto o sector defensivo não estabilizar vai ser complicado, porque em jogos em que o ataque não esteja em dia sim (como foi ontem o caso), a equipa sofre atrás. Era bom que em Janeiro houvesse um acréscimo de qualidade neste sector, tanto no centro da defesa (falta ali um patrão, que o Di Fábio claramente não é) como nas laterais, especialmente na esquerda. Ainda assim, parece-me que a manutenção poderá ser assegurada. Eu acredito que sim.

Anónimo disse...

Concordo contigo Siomi

o Di Fabio - Fraquinho

Pedro Silva - com o Rio Ave mais ou menos agora com Olhanense muito fraco

Valencia nos treinos é uma berção
levou um mês para ser contratado
devia ser um jogador para chegar ao nosso Clube e era ele e mais dez
jogo de empresarios


Como é possivel ir o Portimonense buscar o DI FABIO que não joga nada
levou uma epoca inteira na Coreia e não jogou

chega aqui é ele e mais dez como é possivel esta situação

mas a culpa é de quem contrata

resumindo da desefa é o pior sector nunca é mexida porquê não há mais jogadores

Pedro

sloml disse...

Anónimo, é SLOML! Ehehehe.

Mas sim, concordo com o que dizes. Mas também te consigo dizer um bom nome para ocupar o lugar do Di Fábio: Rúben Fernandes. Ok, é jovem e tem pouca experiência, mas o André Pinto tem menos e é titular indiscutível...