quarta-feira, janeiro 19, 2011

ORÇAMENTO VS INVESTIMENTO

O Portimonense com a presença na Primeira Divisão pôde utilizar grande parte das receitas (televisivas, patrocinadores, etc) para abater o passivo em cerca de um milhão de euros, segundo o que foi amplamente anunciado.

Sabemos que devido a isto, o Portimonense apresenta mesmo o orçamento mais baixo da Liga. Optou por recorrer empréstimos de jogadores, e tem grandes dificuldades em negociar com alguns jogadores com créditos, em virtude do salário elevado que pedem.

Continuando neste caminho, e procurando cumprir com rigor o que foi orçamentado para esta época, o Portimonense aproxima-se a passos largos da descida de divisão, o que, por consequência vai fazer com que grande parte destas receitas desapareça na próxima época, tornando muito complicada uma nova subida de divisão.

Tendo isto em conta, e fazendo um mero exercício de possibilidades, não seria de arriscar, reinvestir parte do dinheiro destas receitas na aquisição de 3 bons reforços, abatendo menos passivo?

Continuando o exercicio, colocando de parte 200 mil euros para ir ao mercado, tendo em conta que faltam 5 meses de campeonato, ou seja 5 salários, seria possível investir em três jogadores que auferissem em média um salário de de 13 mil euros/mês. Fariam a diferença nesta equipa alguns reforços?

A continuidade nesta divisão representaria também a possibilidade de, na próxima época, abater definitivamente todo o passivo, colocando as contas a zeros. Descendo de divisão, muito dificilmente isso se concretizaria.

Obviamente que não existe conhecimento da possibilidade real de poder tomar esta opção, uma vez que as receitas até já podem ter sido aplicadas para pagamento de fornecedores, empregados, etc, mas se existir, será um risco a correr?

Deixe a sua opinião na caixa de comentários e vote também na sondagem.

7 comentários:

Nelson disse...

Dinheiro puxa dinheiro, é preciso investir para podermos receber os frutos desse investimento, se tivermos um passivo de 100 abatermos em 50, de que nos serve isto, se na próxima época vamos estar num escalão inferior, as receitas serão menores e o passivo voltar a aumentar. Temos de investir para conseguirmos estar entre a "elite" do futebol português ano após ano, de forma a irmos abatendo o passivo de forma gradual.

Medidas extremas nunca trouxeram nada de bom, não podemos estar "cegos" com o abater do passivo, é necessário investir na parte desportiva.

Anónimo disse...

cumprindo o orcamento dava para ir buscar 4 ou 5 jogadores de divisoes inferiores com qualidade

P. disse...

Mantenho a minha opinião: no ano passado, com metade deste orçamento, a equipa era melhor.

Logo, tudo depende de escolhas de jogadores acertadas, e não do valor que se gasta em ordenados.

Esse risco deveria ter sido assumido no início da época, e não agora.

Nesta fase estamos mais na Liga de Honra que na 1ª divisão. Logo, todos os investimentos em jogadores acarretam grandes riscos, sem qualquer garantia de retorno, que apenas tendem a agravar a actual situação.

Eu não mudaria nada, a não ser escolher um treinador que tivesse óptimo conhecimento dos valores que existem em escalões secundários, à imagem do que foi feito pelo Lito Vidigal (e posteriormente destruído pelo Litos).

Anónimo disse...

Acho que o anterior comentario diz muito.

As escolhas de jogadores e de treinador não foram as mais felizes.

Bem como algumas despensas feitas no fim da anterior época.

P.P.

Ruben disse...

a única questão que levanto aqui é se vale a pena arriscar para tentar a manutenção com algumas mais valias (experiência e traquejo que nos falta), e que se pagam normalmente mais caro, ou mais vale deixar andar e possivelmente descer.

porque se a nossa equipa comete tantos erros infantis e tem tantas desconcentrações jogo após jogo, não é com jogadores dos distritais, ou desconhecedores do campeonato, que vamos lá.

porque a comparação da equipa do ano passado com a desta (equipa que só conseguiu a muito custo alcançar a subida na última jornada), nem se põe. se deixassem ficar a maior parte dos jogadores, na minha opinião, estaríamos (ainda) pior. jogar uma liga de honra não é a mesma coisa que jogar na primeira.

agora se havia um ou outro que poderiam ter ficado, em vez dos que ficaram, aí, tudo bem, concordo.

se fosse o vidigal a fazer a equipa deste ano, tenho quase a certeza que também iria remodelar bem a equipa com outros jogadores. talvez tivesse mais sucesso nas escolhas, e imposto um tipo de jogador diferente, mais de equipa e menos de individualismos.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com a opinião do Ruben...uma análise muito reflectida e pertinente.
Já noutras ocasiões me tinha parecido que P. é apenas ANTI-LITOS, que pena não ter dito tanto mal há alguns meses...todos têm direito de opinião, facciosismos!?(faz análises que denotam desconhecimento total dos factos,não são precisas e são tendenciosas) para que tem voz activa no clube, parece-me mal.
Ou será apenas pombo correio da direcção como aqui li anteriormente.
Pedro Rocha ( sócio do SCP simpatizante do Portimonense)

P. disse...

lol :)