quarta-feira, janeiro 26, 2011

TUDO SOBRE A RELVA DO MUNICIPAL COM PETER KNIGHT

A empresa que está a arrelvar o Municipal de Portimão chama-se Camposol (ver site) e está sediada em Vila Nova de Milfontes.

Para esclarecer algumas dúvidas sobre todo este processo o "Portimonense 1914" falou com o proprietário da Camposol, o britânico Peter Knight, licenciado em Biologia, Agronomia e Economia, estabelecido no Alentejo desde a década de 80.

A Camposol é uma das principais empresas do Litoral Alentejano, tem uma área de cultivo de 500 hectares que se destina à produção de relva para estádios, mas também de cenouras, nabos, abóboras e beterrabas, tendo uma facturação média anual de 9,4 milhões de euros.

No seu portfolio de clientes estão clubes como Benfica, Sporting, Real Madrid, Valência, Celta de Vigo, Málaga, Sevilha, Mónaco e Barcelona, só para citar alguns dos mais mediáticos numa lista que não pára de crescer.

A Camposol também forneceu a relva para o estágio da Selecção Nacional na Covilhã (preparação para o Mundial da África do Sul) e para outros eventos, como por exemplo a visita do Papa Bento XVI.

À partida, são garantias que atestam a qualidade da relva que está a ser colocada no Municipal de Portimão e que afastam cenários de piso em mau estado, como acontecia frequentemente no nosso estádio. Ou seja, teremos tudo para ver futebol num relvado de alta qualidade.

Todos os dias estão a seguir vários camiões que transportam tapetes de relva, da Camposol (em Vila Nova de Milfontes) para Portimão. Serão necessários cerca de 20 camiões para que seja possível cobrir o piso do Estádio Municipal, tarefa que ficará concluída na próxima semana. Hoje, por exemplo, foram enviados mais 4 camiões com relva "fresca".

Quantos dias serão necessários para a primeira utilização? Peter Knight referiu como melhor exemplo a relva transplantada para o Barcelona que, após colocada, apenas necessitou de 2 dias para a primeira utilização. No entanto, tudo depende da temperatura que, em Portugal, tem estado bastante baixa para uma devida maturação. E obviamente que quanto mais tempo fôr possível esperar, tanto melhor.

Seria possível jogar em Portimão frente ao Paços de Ferreira, no início de Fevereiro? Tecnicamente, em condições muito favoráveis, ainda seria possível cumprir este prazo. É certo que o tapete ficará concluído na próxima semana. As dificuldades poderão chegar depois, se o tempo não ajudar. Sendo possível esperar mais alguns dias e atrasar o prazo, esta opção seria favorável para permitir melhor enraizamento e evitar problemas futuros.

No entanto, a garantia da conclusão dos trabalhos chegou-nos através de um convite para o Portimonense - Olhanense, a disputar dia 18 de Fevereiro... em Portimão!

9 comentários:

Anónimo disse...

P., tens a certeza que a relva á da Camposol?

É que pelo tipo de rolo(pequeno) não me parece....para estádios, eles têm rolos de relva maiores que aqueles que estão a ser colocados no noss estádio.
E quem está a colocar, falta-lhes as ferramentas mais adequadas, daí que levam uma semana. Quem não tem cão caça com gato....

Podem ver aqui um exemplo deste tipo de trabalho feito por verdadeiors especialistas:

http://www.youtube.com/watch?v=qX8HRViV8_M&feature=related

JC

P. disse...

JC,

Sim, falei telefonicamente com o dono, Peter Knight.

Se te referes ao rolo de relva no post, atenção: não é uma imagem do Municipal. Foi retirada do site da Camposol apenas como ilustração.

Em relação às ferramentas, desconheço. Até é possível que a colocação seja com meios da Camara Municipal, isso sinceramente não perguntei.

P. disse...

Muito bom vídeo! Vou postá-lo na coluna da direita.

Anónimo disse...

P.,eu sei, vi foi fotos do site oficial do PSC e do blog vozdoportimonense.

E se confirmas que é da Camposol, porreiro, segundo consta é garantia de relva de qualidade.

JC

P. disse...

Sim, isso confirmo, é relva deles!

Anónimo disse...

apesar de teoricamente haver condicoes para a relva ser utilizada com o pacos mais vale esperar e quem sabe alguma da preparacao para o jogo contra o olhanense possa ja ser feita no estadio municipal

Anónimo disse...

Utilizas com o Olhanense e já vais com sorte!
Só esperemos que a "carpete" não levante toda para não sermos mais uma vez envergonhados perante as gentes de Olhão!
Ó P. As ferramentas são da empresa Landscape , a tal que é uma empresa que constrói Jardins e nunca fez um campo de futebol. Caramba tinham que se estrear logo connosco? Tristeza!!!!

Anónimo disse...

As piores expectativas comprovam-se. A relva está completamente amarela e parece que não vai enraizar tão depressa.

Anónimo disse...

O Portimonense a abanar e a relva a levantar iô!!!