sexta-feira, junho 14, 2013

Inter ataca no Algarve: Pedro Delgado a caminho de San Siro


A noticia que o P1914 lançou ontem de noite, já está em destaque na imprensa portuguesa


O Inter de Milão voltou a atacar no Algarve e, desta vez, levou mais um jovem português para os seus escalões de formação. Ainda faltam acertar pormenores, mas Pedro Delgado, médio de dezasseis anos, está prestes a iniciar uma nova aventura para os lados de San Siro. O Maisfutebol falou com o pai do jogador, Amilcar Delgado, que é diretor desportivo do Portimonense e deu conta destes primeiros passos do filho que passou pelos escalões de formação do clube algarvio e que também já representou o Sporting.

«Vamos lá [a Milão] agora no final do mês para acertar os últimos detalhes, mas à partida já está decidido, vai começar lá a nova temporada», contou Amílcar Delgado, manifestando o desejo que este seja o final feliz de um «namoro» antigo. «Ele já vai a Milão há dois anos. Primeiro esteve lá uma semana, depois esteve quase um mês. Ainda há três meses esteve lá, mas desta vez deve ser para ficar», conta um pai orgulhoso.

Habituado a acompanhar o pai desde muito cedo até ao Municipal de Portimão, Pedro começou a jogar nos infantis do Portimonese e cedo chamou a atenção dos olheiros. As qualidades do jovem médio, que impressiona pela forte estatura [1,86m], não escaparam a atenção do Sporting. Entre os catorze e os quinze anos esteve na Academia de Alcochete, mas há um ano acabou por voltar a Portimão. «O Sporting queria ficar com ele. Só não ficou por razões extra-desportivas. Reprovou de ano e fui buscá-lo para voltar para junto da família», conta Amílcar que dá conta de outros interessados no jovem jogador. «Só o Sporting é que falou diretamente comigo, mas estava a par de outras situações, de clubes da Holanda e de Inglaterra», referiu.

O Inter já seguia o jovem Pedro há dois anos, desde que o jovem médio deu nas vistas num torneio internacional e começou a ser chamado aos escalões de formação da Seleção Nacional, sendo, nesta altura, presença habitual nos sub-16. O clube italiano dedica especial atenção à formação portuguesa no sul do país, através do empresário Marco Oliveira, e há um ano já tinha ido buscar o guineense Boucar Djumo e Tidjane Baldé ao Imortal de Albufeira, dois jogadores que continuam a progredir na formação dos «neroazzurri».

«O Pedro está muito animado»

Amilcar Delgado tem consciência que não será fácil a Pedro ultrapassar a fase de formação e chegar à primeira equipa do Inter, mas, como diretor desportivo, não tem dúvidas quanto às qualidades do filho. «É um médio, tanto pode jogar pelas alas, como a interior. Não sei se vai vingar porque isso depende de muitas situações, mas que tem potencial, tem. É um jogador forte para a idade que tem. Se ganhar dinâmica pode ser que dê certo», atirou. «É difícil, se é difícil aqui em Portugal, será muito mais num clube como o Inter. Basta ver o que acontece no F.C. Porto e no Benfica. Quem é que da formação chega à primeira equipa? Ninguém. No Inter não deve ser muito diferente», acrescentou.

A verdade é que o filho Pedro está ansioso por começar esta aventura. «Ele está muito animado, se ele vai para lá é porque quer, ninguém o empurrou», conta o pai que, desta vez, está menos preocupado com os estudos do Pedro. «O Inter tem um protocolo com um colégio e eles continuam a estudar. Vai ter de aprender italiano, mas vai continuar a estudar», explicou.

Amílcar Delgado, além de pai do Pedro, também é diretor desportivo do Portimonense e, nesse aspeto, não esquece os interesses do clube algarvio. «O Pedro não tinha contrato de formação, portanto o Inter não está obrigado a pagar nada, mas acredito que possa haver contrapartidas. Não está nada definido, mas vamos ver», referiu ainda o Amílcar dirigente.

in Mais Futebol

1 comentário:

Anónimo disse...

Delgado,

Contrapartidas?

Vives em que mundo?

Se o Pedro tem potencial, vocês andam a dormir...

Porque nao tinha contrato de formação?

Enfim...