segunda-feira, agosto 16, 2010

BRAGA - PORTIMONENSE (APONTAMENTOS)

Entre os vários comentários recebidos após a derrota em Braga, destacamos a análise individual aos nossos jogadores da autoria do leitor Pedro. Concordando ou discordando de alguns pontos, a realidade é que está bem sustentada e justifica destaque num post para que seja objecto de discussão na "mesa do café".

Notas positivas:

Pedro Silva - A jabulani deu-lhe algum trabalho no primeiro terço da partida mas defendeu sempre o que tinha defesa e só teve uma falha nuna má intervenção dentro da pequena área que acabou por não resultar em nada.

André Pinto e Nilson - André Pinto mostrou apenas alguma falta de entrosamento com Pedro Silva, o que é compreensível mas esteve bem em todos os lances que disputou. Quanto a Nilson, foi o defesa que procurou sempre sair a jogar com a bola, sem medo do um para um com os adversários, realizou excelentes intervenções e foi bastante criativo. Grande estreia na Liga Sagres. Pode revelar-se uma das surpresas da Liga, ainda para mais um lateral-esquerdo...

Jumisse, Pelembe e Kadi - Os três africanos não acusaram a estreia e jogaram de peito feito frente ao poderoso Sporting de Braga. Procuraram sempre a baliza e mostraram bons pormenores técnicos. O avançado que poderá faltar ao Portimonense, na minha opinião deverá ser alguém alto, possante, que desgaste os defesas e permita as entradas de pelembe, Kadi, etc.

Pena - Tem talento, magia e bons pés, só falta jogar mais para a equipa e não ser tão indidualista.

Ivanildo - Muito bom jogador, bom tecnicamente, rápido quanto baste, merece serm dúvida alguma o regresso à Liga e tem condições para jogar em equipas maiores.


Notas negativas:

Ricardo Pessoa e Di Fabio - O capitão esteve muitos furos abaixo do seu colega do lado esquerdo, Só surgiu em bolas paradas, uma delas deu o golo do Portimonense. Faltou-lhe qualidade no passe e apoio ao centro da defesa quando foi necessário. Enquanto Nilson estava em todas, Ricardo Pessoa parecia não ter atributos para contrariar os alas do Sporting Braga. Di Fábio falha claramente no primeiro golo, não é que tenha estado muito mal, mas erros daqueles pagam-se caro. Sabendo que Ruben pode fazer o lado esquerdo e João Paulo o direito, parece-me que se vier Valencia é mais para jogar no lado direito.

Pedro Moreira - será que jogou mesmo?

Elias - Marcou um golo, que mais se deve a Jumisse. Esteve mal em termos defensivos, falta-lhe força e velocidade. Paulo César consegue o golo porque os médios defensivos estavam a dormir em pé.

Pires - é incrível a falha diante de Felipe, nem chega a acertar na bola. Um ponta de lança ali era só encostar com calma que Felipe nem se mexia.


Momentos do Jogo:

Penalty não assinalado sobre Pelembe no início do jogo. Incrível como ninguém fala sobre este lance!

Perdida de Pires com a baliza escancarada que daria o 2-2.

3 comentários:

Nuno disse...

A culpa do 1º golo foi do Elias. O Di Fabio estava a marcar o Rodriguez.

Vê a repetição do golo outra vez e vê o inicio da jogada

P. disse...

Pessoalmente gostei da exibição da nossa equipa que deixou boas indicações.

Cometemos erros que nesta divisão e perante jogadores desta qualidade custam golos. A defesa pareceu-me "macia" na forma como atacou os lances, especialmente nos 2 primeiros golos em que deu espaços, numa Liga de Honra, provavelmente passariam incólumes...

De resto, em futebol jogado, não tive a sensação de superioridade do Braga que cheguei a temer. O Portimonense conseguiu dividir o jogo e nunca esteve remetido à defesa.

Na primeira parte o Pelembe teve excelente oportunidade sobre a direita mas o remate (que era para ser "trivela") saíu mal. Há também um cabeamento à queima que por pouco não deu golo.

Na 2ª parte há o falhanço do Pires e um bom estoiro do Peña que não falhou por muito.

Rematámos muito de longe e também conseguimos ser perigosos.

Derrota pela margem mínima seria o resultado que melhor definiria o que aconteceu.

Ruben disse...

Eu vi o jogo ao vivo em Braga, e por isso tenho sempre uma noção diferente do que se passa em campo de quem viu na TV.

No geral vi uma equipa a jogar um futebol alegre e desinibido, de peito aberto, sem medo do Braga, que teve algumas desatenções defensivas, quer por inexperiência, quer por alguma falta de fulgor ou desconcentração no sector defensivo do meio campo. Ofensivamente, acho que a equipa esteve à excepção do lance de Pires, bem.

Um a Um, foi isto que eu vi.

Pedro Silva. Não o podemos culpar do resultado, embora tivesse mostrado alguma insegurança nas bolas aéreas.

Pessoa, entregou-se a 100% ao jogo, esteve bem nas bolas paradas, e procurou ajudar no ataque, embora menos do que é costume. Defensivamente não teve pernas para os extremos rápidos do Braga.

Di Fabio, forte no jogo aéreo, na marcação, e seguro com a bola nos pés. Não teve culpa no golo, pois o Matheus veio de tras e fugiu à marcação a outro jogador.

A. Pinto, pelo que vi neste jogo, os adeptos do Setubal não têm razão. Mostrou muita qualidade.

Nilson, velocidade, raça, fez um bom jogo quer a nível defensivo quer atacante.

Pedro Moreira, não se fez notar, e talvez por isso apareceram várias oportunidades do Braga pelo meio do campo, tendo uma delas dado o segundo golo do Braga.

Elias, tem qualidade de passe e boa visão de jogo, fez boas tabelinhas no meio campo, mas defensivamente demorava muito tempo a fazer a pressão sobre a bola, ou a recuperar a posição.

Jumisse, o melhor do Portimonense. Defendeu com qualidade, roubou bolas, fez o meio campo funcionar ofensivamente.

Pelembe, além de ter estado muito bem ofensivamente, a fazer inúmeros passes de qualidade, em desmarcação, ainda ajudou a fechar a lateral com sucesso.

Ivanildo, jogou com muita qualidade, causou desequilíbrios. Caiu um pouco fisicamente na segunda parte.

Kadi, rapidíssimo, conseguiu provocar calafrios, e teve a melhor oportunidade para o empate. Sofreu um penalti que não foi marcado depois de ter passado em velocidade. No lance em que lesionou já tinha passado pelo defesa, adivinhando-se mais uma jogada de perigo. Talvez só lhe possa apontar algum desacerto no controlo da bola em velocidade.

Peña, trouxe ainda mais qualidade ao meio campo do Portimonense, sendo claramente um jogador de explosão, que pode desiquilibrar a qualquer momento.

Pires, lutou e trabalhou muito enquanto esteve em campo, como nos habitou a época passada. Teve uma perdida incrível, que daria o golo do empate, mas aconteceu até aos melhores.

Moita, acabou por fazer o mesmo que o Pedro Moreira na primeira parte, ou seja muito pouco. O meio campo defensivo ressentiu-se disso.